VIVA INDICA - Bem-estar
27/07/2018   
Indicações de cirurgias plásticas após os 60 anos

Realizar cirurgias plásticas após os sessenta anos de idade é completamente normal e há várias indicações de procedimentos. A idade não é um fator limitante para cuidar da saúde e se sentir melhor.

As cirurgias podem ser buscadas por mulheres e homens mais por questões funcionais, mas também pela estética. Cirurgias na face, abdômen e mamas são as mais comuns e exigem que as doenças crônicas, não raras na terceira idade, estejam bem controladas.

Existem algumas cirurgias que são mais procuradas pelos pacientes nessa faixa etária, como a cirurgia das pálpebras, que melhora a aparência de pálpebras superiores e inferiores. Este procedimento, normalmente, é o primeiro passo no processo de rejuvenescimento facial. A técnica elimina o excesso de gordura e ameniza as pálpebras caídas, que causam o aspecto envelhecido e cansado. Ela pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos de rejuvenescimento facial, como o lifting na face; o lifting de sobrancelhas, que abrange técnicas simples, com cortes mínimos, como a suspensão das sobrancelhas com fios, e técnicas mais complexas, com grandes incisões, como a frontoplastia aberta.

Frequentemente, o lifting de sobrancelhas se associa a outros procedimentos, tais como a cirurgia plástica de rejuvenescimento da face e a cirurgia plástica de rejuvenescimento das pálpebras.

A alternativa não cirúrgica para o reposicionamento dos supercílios é a aplicação de toxina botulínica. Além disso, o uso de peeling a laser na região frontal pode causar a reorganização do colágeno e um efeito de elevação dessa região.

Muito procuradas também são a abdominoplastia, que remove o excesso de pele e gordura do abdômen e reposiciona os músculos da parede abdominal, e a mamoplastia redutora, que remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele das mamas. O intuito desta técnica é atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo da paciente e aliviar o desconforto associado aos seios muito grandes. Na face, a região da pálpebra é a cirurgia mais buscada pelos homens acima dos sessenta anos de idade. Eles procuram, principalmente, melhorar o aspecto de cansaço local, devido à flacidez da pele da pálpebra.

RESTRIÇÕES PARA A IDADE
A realização de uma cirurgia plástica após os sessenta anos será contra-indicada nos casos em que o paciente tenha alguma alteração de saúde que cause um desequilíbrio no organismo, fato este que pode aumentar o risco cirúrgico, como por exemplo nos casos em que apresente hipertensão, diabetes ou esteja fazendo uso de alguma medicação. É importante que relate ao cirurgião plástico, a fim de que o paciente seja minuciosamente avaliado, e tomadas as providências no sentido de equilibrar seu estado geral de saúde antes da realização da cirurgia. Outro fator a ser considerado em pacientes nessa faixa etária é a expectativa sobre os resultados de uma cirurgia plástica. Cabe ao cirurgião plástico ser sincero e profissional ao informar o resultado real de cada procedimento.

Top 5