VIVA INDICA - Bem-estar
28/06/2018   
Cirurgia plástica e procedimentos estéticos nos homens

A procura por procedimentos estéticos continua crescendo no Brasil e no mundo, até mesmo pelo público masculino.

Esta tendência é impulsionada por diversos motivos: a popularização desse tipo de tratamento, a mudança de mentalidade e de padrões de beleza masculina, a preocupação com o mercado de trabalho, que valoriza cada vez mais a aparência, entre outros.

No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos últimos cinco anos, o número de pacientes homens em consultórios de cirurgia plástica passou de 72 mil para 276 mil a cada ano. Hoje, eles já são cerca de 30% do total de pessoas que optam por esse tipo de intervenção em nosso país. Os tipos de cirurgias plásticas mais realizadas em homens no Brasil variam de acordo com a faixa etária. Na infância e adolescência, por exemplo, as cirurgias mais procuradas são a otoplastia - para corrigir orelhas em abano, e a ginecomastia - para redução de mamas (condições que, geralmente, motivam bullying na escola e prejudicam a formação psicológica do indivíduo).

Entre essas, há a rinoplastia, que melhora a aparência e a proporção do nariz, aperfeiçoando a harmonia facial e também pode corrigir alguma dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais; a lipoaspiração, que remodela áreas específicas do corpo, com a remoção do excesso de gordura e melhora dos contornos e da proporção; o transplante capilar, procedimento cirúrgico para solucionar a queda de cabelo; a blefaroplastia, para renovar o aspecto das pálpebras superiores, inferiores ou ambas e rejuvenescer a aparência ao redor dos olhos, além de remover o excesso de gordura e de pele da região; e a ritidoplastia, que é a cirurgia da face para diminuir os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço.

Além de intervenções cirúrgicas, homens em idade adulta também buscam por procedimentos minimamente invasivos, como a aplicação de toxina botulínica e preenchimentos faciais. O motivo está relacionado à insatisfação com a aparência causada pelo envelhecimento natural da pele e pelo surgimento de marcas mais evidentes, como rugas e sulcos, além da perda de volume, que origina a flacidez.

NOVIDADES NOS TRATAMENTOS FACIAIS, CORPORAIS E CAPILARES
Vale salientar que a medicina também dispõe de um tratamento recente, muito utilizado pelo público masculino, que é o microagulhamento facial e capilar. Trata-se de um recurso que consiste em introduzir, com ponteiras automáticas, ativos na pele, a fim de estimular o colágeno e atenuar os sinais de envelhecimento. Pode ser utilizado no rosto, no couro cabeludo e em outras partes do corpo, e promove a melhora na oxigenação e nutrição dos tecidos destas áreas, podendo ser associado a outros tratamentos, como o laser, para potencializar seus resultados.

O bom senso e a procura por um profissional experiente contribuirão para que o resultado seja o mais harmonioso e natural possível.

Top 5