VIVA INDICA - Saúde
26/07/2019   
Método Rolfing para tratamento de dor
foto: Freepik

Neste mês, quem escreve é a fisioterapeuta Valdinéia Cândida Pereira, que trabalha há mais de 20 anos na Clínica Sônia Domingues Pereira e abordará uma técnica de terapia manual denominada rolfing.

“Hoje, com a alta tecnologia advinda da vida moderna, na qual tudo parece ser facilitado, acabamos nos movimentando cada vez menos. Usamos muito o controle remoto, passamos horas diante do computador, assistindo à TV e fazendo uso do celular. Desta forma, acabamos, sem perceber, expondo nosso corpo a posições inadequadas no decorrer do dia, prejudicando nossa postura e contribuindo para o desalinhamento do nosso corpo, o que acaba sendo responsável por tensões crônicas, dores musculares, mau funcionamento de órgãos e vísceras, desconforto físico e emocional, dificuldade e restrição dos nossos movimentos. É nesse momento que a terapia com o método rolfing pode ajudar.

COMO SURGIU
O método foi criado pela cientista norte-americana Dra. Ida Rolf, PhD em Bioquímica pela Universidade da Colômbia. Em 50 anos de estudo e prática, a Dra. Ida descobriu que o tecido conjuntivo que envolve e conecta os músculos tem uma plasticidade que possibilita alterar as relações entre os diferentes segmentos corporais em qualquer época da vida.

Rolfing – Integração Estrutural é um método que auxilia na fluência de movimento e equilíbrio por meio da liberação da fáscia pelo toque. Fáscia é a estrutura em rede que permeia todos os ossos, músculos, nervos e órgãos, como se fosse uma grande teia dando unidade à estrutura corporal. Sua principal função é lubrificar os espaços internos, diminuindo a fricção entre as partes e facilitando nossos movimentos. Será um processo de educação corporal, no qual o indivíduo aprenderá a descobrir modos mais eficientes de usar o seu corpo, com menor gasto de energia.

O TRATAMENTO
O método consiste em uma sequência de 10 sessões quando trabalhamos as tensões existentes em segmentos corporais como pés, pernas, quadris, tórax, coluna e cabeça. Por intermédio de toques e manobras específicas, trabalha-se o tecido miofascial buscando liberar as retrações musculares, gerando bem-estar e, melhora na qualidade de vida. As 10 sessões estruturais podem ser complementadas com mais cinco focadas em reeducar o padrão, o significado e a eficiência dos gestos e movimentos, bem como melhorar a consciência e percepção posturais. Essas são as chamadas sessões de “movement”.
Após cada sessão, já se observam melhora no quadro de dor e evolução quanto à percepção de sensações. Contudo, ao término do tratamento, o corpo continuará em transformação, pois toda a experiência corporal precisa de um tempo para assimilação e integração, uma vez que o processo iniciado é de autoconhecimento e evolução pessoal.

Sou educadora física e fisioterapeuta, trabalho com terapia manual (rolfing e liberação miofascial), RPG e fisioterapia esportiva e traumatológica.

DRA. CATARINA RISSO GERTRUDES | Fisioterapeuta Crefito 99615-F
DRA. SÔNIA DOMINGUES PEREIRA  | Fisioterapeuta Crefito 3.8660-F

Clínica Sônia Domingues Pereira - Al. Juruá, 706, dentro da Unidade Einstein Alphaville. Tel.: (11) 99983-6666. 
Horário de funcionamento: seg. a sex. das 7h às 21h; sáb. das 7h às 11h.


Top 5