VIVA INDICA - Saúde
26/04/2019   
Qual a diferença entre lente de contato e faceta de porcelana?

Basicamente, a espessura e o apelo comercial. Uma lente de contato tem entre 0,3 a 0,5 mm e uma faceta de porcelana, entre 0,7 a 1 mm de espessura. Mas a principal diferença deveria ser a indicação, pois as lentes de contato estão indicadas para dentes conoides, que requerem um mínimo de desgaste ou nenhum desgaste dental, e também para casos em que não sejam necessárias grandes mudanças de cor, já que, por as lentes serem extremamente finas, a cor do remanescente dental influi bastante no resultado final, e ainda, onde mudanças no posicionamento dos dentes não sejam necessárias.

Já as facetas de porcelana estão indicadas para casos em que desejamos alterar a cor dos dentes, ou quando queremos corrigir dentes “tortos” ou mal posicionados, ou ainda em dentes com grandes restaurações de resina composta. Muitas vezes, só conseguimos o resultado desejado com coroas totais de porcelana, seja porque precisamos de algo mais resistente, ou porque maiores mudanças na estética, e principalmente na função, estão indicadas. Muitos pacientes imaginam que seus dentes não sofrerão nenhum desgaste, e que a lente de contato é totalmente reversível.

Infelizmente se tem feito lentes sobre dentes não desgastados, e o pior: com o objetivo de torná-los extremamente brancos, o técnico dental, ou os novos aparatos digitais, fará lentes com espessura muito superior a 0,5 mm, para conseguir o desejado “dente branquinho”, sendo o resultado catastrófico, pois os dentes ficam projetados para frente, e muitas vezes para baixo também, entrando em total desarmonia com o rosto.

A estética tem de ser algo agradável aos olhos. Assim como uma plástica exagerada, ou uma peruca mal confeccionada, dentes “saindo da boca” prendem nosso olhar, e se destacam no rosto; mesmo quem não é dentista percebe que há algo errado, diferente! Quando você olha para alguém, e pensa: Que rosto bonito! Que sorriso bonito!, ou a pessoa é bonita mesmo, ou porque a plástica está bem feita, a lente de contato, a faceta de porcelana, ou a coroa de porcelana (pouco importa) está em harmonia, e nossos olhos veem o rosto como um todo.

Por outro lado, se, ao olhar, você pensa: A plástica dela até que ficou boa. A peruca dele até que não chama tanto a atenção. As facetas ficaram boas, mas estão um pouco brancas demais, os dentes estão meio grandes...- é porque algo não correu como desejado; alguma coisa ou não estava bem indicada, ou não foi bem executada. O legal é quando alguém lhe pergunta: você está mais jovem, mais bonita (o), o que você fez?

Por: Ricardo Defendi - Crosp 23.359 Formado pela USP em 1981. Especialista em prótese dental e periodontia. Estética, implantes e cirurgia

Calçada das Margaridas, 174 - Alphaville Comercial, Barueri I Tel.: (11) 4195-2135

Top 5