VIVA INDICA - Bem-estar
28/02/2019   
Crenças limitantes
por: JORGE EDUARDO | Professor da FGV e Hair Designer
foto: Adobe Stock

Que novo milênio é este cheio de expectativas, ansiedades e mudanças? Tantas crenças, valores e sonhos profundos mexeram com a humanidade. Estamos vivenciando uma nova história repleta de possibilidades, medos e inseguranças e talvez nunca escrita em livros. O panorama atual nos remete a reavaliarmos constantemente nossas crenças e valores, sejam elas positivas ou limitantes.

O ano só vai começar depois do Carnaval, da Páscoa, do Dia das Mães, do dia disso, do dia daquilo.... Enfim, depois do dia que você achar que deve começar! O ano começa a partir de nós mesmos, porque, se não quisermos, nunca vai começar!

Tem que ser assim? Pode acontecer de uma situação ou palavra dita várias vezes se tornar uma realidade, não porque seja real, mas sim um fato, ao fazer daquilo uma realidade; fazemos isso diariamente com nossas atitudes e comportamentos. Segundo Jean-Paul Sartre, o importante não é o que fazem conosco, e sim o que nós fazemos com aquilo que fazem conosco. O que as crenças nos ditam? O que importa é o que fazemos a partir disso e com isso.

Não existem fórmulas que nos garantam sucesso ou pódio. Mas acreditar em si mesmo, sendo você a primeira pessoa a crer, e não esperar dos outros! Olhar-se no espelho e ver quem realmente você é e o que quer, tendo foco, trabalho, planejamento, metas e crenças positivas que o instiguem a ir adiante, fazendo contraponto às crenças limitadoras que o paralisam e o impedem de depositar energia suficiente para atingir as metas almejadas.

O que são crenças limitantes?
É tudo aquilo que você presume que não vai colaborar para o seu sucesso. Às vezes, você adota esta crença como sua; outras, é a palavra de alguém, ou um artigo que você leu e passa a considerar como uma verdade, limitando suas possibilidades.

As crenças estão escritas em algum lugar da sua vida? A primeira pessoa a validar que pode ou deve alcançar o sucesso almejado é você. As crenças positivas, do poder e das possibilidades idiossincráticas, o impulsionam a ir em direção às escolhas que fazem sentido na sua vida, depositando sua energia e tempo. Você passa a confiar em sim mesmo, tanto no poder como no fazer.

Convido você a refletir sobre as mudanças que aconteceram nestes últimos anos na sua vida. Em que medida as crenças limitantes reduziram seu espaço de atuação e até que ponto as crenças positivas o motivaram a conquistar aquilo que você almejou?

Ou o ano começa, ou a crença continua limitante.

Top 5