VIVA INDICA - Bem-estar
28/01/2019   
O peso ideal da mochila escolar
foto: Divulgação

Como as crianças e adolescentes estão voltando para a escola, vou falar sobre a mochila. Essas recomendações servem para os adultos também, ok?! PESO O peso total não deve ultrapassar dez por cento do peso corporal. Caso exceda, a instituição de ensino deve oferecer armários e o responsável deve verificar se o aluno não está levando material desnecessário.

ALÇAS LARGAS
O ideal é que as alças da mochila sejam largas, para distribuir bem o peso nas costas.

DICAS PARA ARRUMAÇÃO
Quando for arrumar o material dentro da mochila, coloque os materiais mais pesados mais próximos das costas, em ordem decrescente do maior e mais pesado, para o menor e mais leve.

CONSIDERE AS RODINHAS
Caso o estudante não seja capaz de levar menos que dez por cento do seu peso corporal, deve utilizar a mochila com rodinhas: uma boa forma de transportar o que for necessário, sem prejudicar a coluna.

Renata Soares | foto: Divulgação

UM POUCO SOBRE MEU TRABALHO
Sou membro da Equipe Multidisciplinar de Dor Pediátrica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Minha intenção é tirar as crianças do sedentarismo. Uso técnicas como RPG, Terapia Manual, Pilates Clínico (específico para problemas posturais das crianças), entre outras. Meu trabalho é de tratamento e também de prevenção. Também atuo com consciência corporal e postura em algumas escolas da região e tenho obtido excelentes resultados!

Top 5