REPORTAGEM
27/10/2017    Por Marcela Goldstein
24° Especial Mercado Imobiliário
Especialistas afirmam que o mercado imobiliário no País está superando a crise e se preparando para a retomada do crescimento. Este novo cenário no setor da construção também se reflete em Alphaville e região
foto: Secom Prefeitura de Barueri

Boas novas! O mercado imobiliário tem mostrado sinais de aquecimento das vendas ao longo do ano. Segundo pesquisa da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção, que abrange dados de 18 cidades e regiões metropolitanas, divulgada em setembro, a venda de imóveis teve alta de 5,8 por cento no segundo trimestre. “O mercado oferece muitas oportunidades, e as pessoas voltaram a buscar o sonho da casa própria”, avalia o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

A cidade de São Paulo registrou o lançamento de 1.579 novas unidades residenciais, volume 45 por cento superior a julho (1.089 unidades) e 34,2 por cento acima do resultado de agosto de 2016 (1.177 unidades), conforme apurado pela Embraesp - Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio. De janeiro a agosto, foram lançadas 9.215 unidades residenciais na capital paulista, 11,7 por cento superior a igual período de 2016 (8.251 unidades). Para Emilio Kallas, vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi - SP, o setor imobiliário está superando uma das piores crises da sua história e que causou redução da atividade imobiliária e econômica; e acrescentou que a cidade de São Paulo, uma das maiores metrópoles mundiais, precisa se preparar para a retomada do crescimento.

Flavio Amary, presidente do Secovi-SP, ressalta que poucas vezes o País atravessou um cenário econômico tão favorável como o atual, com inflação acumulada nos últimos 12 meses de 2,5 por cento e taxa de juros de um dígito (8,25 por cento). “O melhor é que há perspectiva de consolidação desse ambiente positivo para o próximo ano”, afirma.

Em agosto, o mercado imobiliário ofereceu maior diversificação de produtos, com tipologias diferentes da de dois dormitórios, em diversas regiões e tíquetes variados. “Esses empreendimentos mostraram aderência à demanda, e o bom desempenho das vendas pode ser explicado por um conjunto de aspectos favoráveis nos últimos meses. Dentre outros, a trajetória de queda da Selic - taxa de financiamento no mercado interbancário para operações diárias que possuem lastro em títulos públicos federais listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia -, por exemplo, é excelente estímulo para que as pessoas diversifiquem seus investimentos, encontrando no imóvel uma opção atrativa”, afirma Flávio Prando, vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi - SP. Portanto, à medida que os principais indicadores da economia melhoram, aumenta a confiança do cliente na decisão pela compra do imóvel, e a dos empresários para colocarem produtos no mercado.

Recuperação à vista

foto: Secom Prefeitura de Barueri

Durante a 7ª edição do Painel FipeZAP - evento voltado ao mercado imobiliário brasileiro que teve a participação de mais de trezentos convidados, principais gestores de incorporadoras, imobiliárias, mercado financeiro e stakeholders realizado em outubro, em São Paulo - especialistas do segmento concluíram que, com a volta do aquecimento do setor, os preços dos imóveis não tenderão a subir; porém, haverá o aumento de transações, tornando maior a liquidez do mercado. E, embora caminhando a um ritmo inferior ao previsto no início do ano, o segmento vem se recuperando com crescimento de projetos e de lançamentos de imóveis novos. Já no mercado secundário - que envolve os imóveis usados, a busca por casas e apartamentos permaneceu ativa e com tempo médio de transação estagnado há seis meses - um indicador positivo, já que o tempo médio de fechamento de negócios vinha subindo nos últimos anos.

Outro fator positivo é a sinalização das instituições financeiras em facilitar o acesso a financiamentos. Os bancos já indicam movimentos para facilitar novamente o crédito imobiliário e, com estabilização do emprego e da economia, tendemos a ter um cenário positivo muito em breve. “Outra propensão é o aumento da procura por imóveis para locação. Esse cenário trará muitas oportunidades, não só ao grande investidor do segmento, mas também ao pequeno, que poderá obter retorno seguro e atrativo nos próximos anos”, analisa Eduardo Schaeffer, CEO do ZAP, principal portal sobre imóveis do País.

Schaeffer aponta ainda para o fato de que, devido ao momento econômico, o mercado veio se reorganizando para operar embasado na Big Data - o trabalho analítico e inteligente de grandes volumes de dados, que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de altíssimo desempenho.

Trata-se do cruzamento de uma infinidade de dados do ambiente interno e externo com o objetivo de melhorar seus processos de trabalho e adquirir insights valiosos acerca das tendências de mercado, comportamento dos consumidores e suas expectativas.

“Não há mais espaço para lançamentos sem estudos detalhados e aprofundados. Então, quando o mercado todo se recuperar, vamos sair deste cenário com dinâmicas muito mais eficientes, embasadas em informações amplas e confiáveis”, ressalta. 

Reflexo em Alphaville e região
Este novo cenário de crescimento no setor da construção também se reflete nos bairros de Alphaville, Tamboré e região. Construtoras e incorporadoras apostaram em importantes lançamentos de apartamentos com perfil Triple A, - localização premium e o que há de mais atual em tecnologia, que são sucesso de vendas.

Uma das maiores vantagens que um apartamento de alto padrão traz é a infraestrutura de ponta. As incorporadoras responsáveis por esses imóveis têm investido para garantir qualidade de vida e costumam oferecer uma série de facilidades para os condôminos. Os serviços incluem amplas áreas de lazer, espaço gourmet, academias de ginástica, quadras poliesportivas, salas de reuniões, elevadores privativos, saunas, spa, pista de cooper, entre outras praticidades. Também costuma contemplar muitas vagas de garagem, suficientes para comportar carros de grande porte. O acabamento é outro diferencial dos imóveis de luxo. Ao contrário dos empreendimentos comuns, nos quais a construtora busca todo tipo de economia, aqui cada unidade é construída com produtos de primeira linha. Outra característica presente nos imóveis de alto padrão é a tecnologia avançada, integrada ao dia a dia do morador.

Os apartamentos oferecem controle de luz, fechamento e abertura automática de persianas e portas, preenchimento automático de banheira com água na temperatura ideal e muitas outras comodidades. Muitos desses serviços podem ser controlados por meio de simples aplicativos instalados em smartphones. O sistema de automação residencial consiste na integração entre todos eles. Por meio de um único comando, o morador tem acesso a todos os serviços automáticos, incluindo aqueles de segurança como alarmes, sensores de laser e câmeras de vigilância.

Por fim, um apartamento de alto padrão é o tipo de imóvel que tende a se valorizar. Sempre existirão um mercado favorável e um comprador em potencial para uma casa ou apartamento que conte com diferenciais como bom acabamento, segurança, infraestrutura de ponta e localização privilegiada.

Segundo Eduardo Schaeffer, da ZAP Imóveis, a grande procura por esse perfil de empreendimento se dá por oferecer novas opções que possibilitam outras condições de segurança, custo de manutenção, conforto, e se adaptam aos compradores mais jovens que fazem parte do mercado atualmente, o que os torna, portanto, uma alternativa interessante.

Como escolher um imóvel?
Com localização privilegiada, os bairros de Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana ficam a menos de cem quilômetros da cidade de São Paulo e de três importantes aeroportos: Congonhas, em São Paulo; Cumbica, em Guarulhos; e Viracopos, em Campinas. A região conta com uma infraestrutura completa formada por renomadas escolas, shopping centers, baixíssimos índices criminais, além de ser um importante pólo industrial – o município de Barueri é bicampeão no ranking da consultoria Urban Systems, sobre as melhores cidades para realizar negócios no País. No estudo, que avaliou os aspectos essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade - desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico -, a cidade apresenta indicadores sociais e econômicos superiores à média nacional. A combinação desses fatores torna o local ideal para quem procura uma casa ou apartamento para morar ou busca um espaço ideal para sediar sua empresa.

Para Eduardo Schaeffer, ao se escolher um imóvel, devem ser levados em consideração o perfil do consumidor e as condições financeiras no momento da decisão. “Se você for, por exemplo, alguém que se muda de cidade regularmente por questões profissionais, ou mora sozinho, o aluguel pode ser uma opção interessante, pois lhe permitirá maior flexibilidade. Pense também que a compra de um imóvel é um compromisso de longo prazo, portanto busque um bairro com o qual se identifique. Confira se ele oferece serviços básicos como delegacias, farmácias, escolas, hospitais e afins”, afirma o especialista em imóveis.

É importante lembrar também que existem outros gastos que extrapolam o valor final do imóvel, como por exemplo, questões burocráticas, decoração, mudança, entre outros; por isto, uma reserva maior é importante para que não ocorram imprevistos.  “Leve em conta se você poderá pagar à vista ou se o aluguel é uma opção que se adapta melhor ao seu bolso. Este é um ponto primordial para a decisão correta”, complementa. 

Mobilidade Urbana 

foto: Secom Prefeitura de Barueri - Via Parque, em Alphaville

Para equacionar o problema de trânsito, as Prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba estão realizando projetos de mobilidade urbana e entregando obras que visam a otimizar o tempo gasto na locomoção dos moradores e do público flutuante da região.

Entregue no final de agosto, o novo trecho da Via Parque foi alargado, com 1.160 quilômetros de extensão - entre a alameda Andrômeda e a divisa com Santana de Parnaíba. A via passou a contar com duas faixas em cada sentido e teve implantação de postes ornamentais (no canteiro central), sem fiação aérea, para uma moderna e mais eficiente iluminação em LED. Em apenas um mês após a liberação ao tráfego de veículos, o novo trecho duplicado, que liga os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba à Castello Branco, apresentou grande ganho no tempo de duração dos deslocamentos. Nos períodos de maior fluxo, a diminuição de viagem é de trinta minutos em média para motoristas que circulam por Alphaville e Tamboré com origem ou destino à rodovia. “A Via Parque tem como objetivo oferecer mais opção ao motorista e reduzir o fluxo de veículos em Alphaville nos horários de pico. Beneficia a alameda Mamoré e tira todo o corredor da alameda Rio Negro, afirma Rubens Furlan, prefeito de Barueri. Além disso, segundo o prefeito, facilita para quem sai da rodovia Castello Branco, pois é possível acessar a alameda Xingu e já entrar na Via Parque (sentido Santana de Parnaíba). Na volta, passa pela avenida Dr. Dib Sauaia Neto e chega ao trevo e à marginal da Castello Branco. “O fluxo deixa de fazer parte da vida de quem passa por dentro de Alphaville. Com isso, resolvemos uma parcela do grande problema do trânsito”, complementa Furlan.

foto: Secom Prefeitura de Santana de Parnaíba - Obras avenida Paiol Velho, no Tamboré

Para o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, além de diminuir o trânsito de Alphaville, a Via dará condições às empresas de gerar empregos, melhorar a qualidade de vida para os moradores e atrair novos recursos para a região. “É uma obra para proporcionar fluidez no trânsito como nunca visto”, diz, Elvis.

No Tamboré, continuam em execução os trabalhos de retomada das obras do viaduto sobre a alameda Araguaia. Com um formato de “S” e construída pelo sistema de pré-moldado, com duas faixas em cada sentido, a obra poderá ser usada também para o tráfego de veículos pesados. O ponto mais alto terá 11 metros de altura variável.

O Prefeito de Santana de Parnaíba também comenta sobre o maior investimento de mobilidade urbana feito até hoje na história do município. “Nosso objetivo é pavimentar a cidade inteira até 2020 – já que há ainda 120 quilômetros para ser asfaltados”, afirma Elvis. Em relação às obras dos principais eixos de desenvolvimento econômico da cidade, ele cita a duplicação já realizada da Estrada dos Romeiros e a duplicação completa da Estrada Tenente Marques, prevista para o próximo ano. A Prefeitura de Santana também está realizando o licenciamento ambiental da ligação do bairro São Pedro ao Colinas do Anhanguera, que proporcionará uma conxão do extremo norte da cidade com a zona leste - Alphaville e Tamboré em menos de oito quilômetros, no tempo de cinco a dez minutos.

Outra obra importante é avenida Paiol Velho, no Tamboré, iniciada em setembro deste ano e com término previsto para janeiro de 2018. A via faz ligação com Santana de Parnaíba e visa a desafogar o tráfego, sem que o motorista passe por dentro de Alphaville. Também facilitará o acesso à rodovia Castello Branco (sentido São Paulo – km 22,5), interligando-se com o viaduto sobre a alameda Araguaia (em construção), avenidas Tucunaré, Mackenzie, Sylvio Honório Álvares Penteado e alça de acesso ao Tamboré.

NLS INCORPORADORA

foto: Divulgação

A NLS Incorporadora, empresa que atua no ramo imobiliário de Alphaville desde o seu início, na década de 1970, realizou 15 empreendimentos no bairro. A primeira incorporadora e construtora fundada na região desenvolveu inúmeros empreendimentos residenciais, mas também se destacou recentemente por sua atuação relevante no segmento corporativo e construção de grandes projetos, como o West Side e o West Gate.

Neuman Storto, fundador da NLS, é apaixonado por Alphaville e morador do bairro desde a sua implantação. “Trouxe minha família para crescer no bairro e não mudo por nada”, afirma. Após vinte anos fora do mercado de incorporação residencial e de vendas do varejo imobiliário, Neuman aceitou o desafio de retornar ao segmento graças à oportunidade de desenvolver o Canvas High Houses, em parceria com a CNL Empreendimentos Imobiliários. Um projeto desafiador, que marca o retorno da NLS em um projeto com localização ímpar, no coração de Alphaville. “Realizar empreendimentos que respeitam e priorizam a qualidade de vida dos moradores é o nosso diferencial. Minha intenção era que o empreendimento fosse construído em um terreno na melhor localização de Alphaville, e que as pessoas que optassem por morar ali não sentissem saudade de viver em casas. Portanto, ele contemplará todo conforto e bem-estar que uma residência proporciona, com muito verde, uma bela vista e área de lazer completa”, afirma Neuman.

O empreendimento localizado na alameda Cauaxi, na esquina com a alameda Purus, permite acesso a pé aos melhores serviços e comércio do bairro. O Canvas High Houses traz um novo olhar sobre projetos de luxo em Alphaville. Reconstrói o conceito de apartamentos e oferece uma experiência única, ao levar a sensação de morar em uma casa para um condomínio vertical emoldurado pela paisagem de Alphaville. A relação entre áreas internas e externas diferencia-se, entre outros pontos, pela presença das exclusivas varandas de até 53 metros quadrados e esquadrias de vidro do piso ao teto, oferecendo sensação de total liberdade e interação com o exterior, como se você estivesse em uma casa, sem perder a comodidade de estar em um apartamento, com completa privacidade e segurança.

Os apartamentos, de 270 e 338 metros quadrados, contam com quatro vagas de garagem, sendo uma delas box privativo com previsão de tomada para recarga de carro elétrico, halls sociais exclusivos, com dois elevadores sociais por unidade, e projeto arquitetônico assinado por Königsberger Vannucchi, um dos mais renomados escritórios de arquitetura do País.

MPD ENGENHARIA

foto: Divulgação - Boulevard Tamboré

A MPD Engenharia lançou o Atria, na avenida Andrômeda, no Alphaville Empresarial. O sofisticado empreendimento residencial, que une alto padrão construtivo e imponência arquitetônica em uma localização privilegiada, conta com plantas de 228 e 285 metros quadrados que integram todos os espaços e apresenta diferenciais como o conceito double view: dois terraços com vistas opostas. “O Atria é um projeto exclusivo que alia elegância e tradição. É um grande orgulho para nós lançarmos, na região, mais um empreendimento diferenciado que reforça o compromisso da MPD em oferecer o que há de melhor no que se refere a design, inovação e sofisticação para nossos clientes”, diz o presidente da empresa, Mauro Dottori.

Outra novidade da incorporadora é o Boulevard Tamboré. Muito próximo à reserva biológica Tamboré, que possui três milhões e seiscentos e cinquenta mil metros quadrados, a natureza se faz muito presente no empreendimento residencial. “A grandeza do terreno e a localização privilegiada permitiram a convivência perfeita entre os moradores e o meio ambiente. As fachadas, com linhas contemporâneas e imponentes, têm generosos terraços integrados ao living, permitindo aproveitar ao máximo as áreas sociais do apartamento” explica Roberto Candusso, arquiteto responsável.

TEGRA INCORPORADOR

foto: Divulgação

Seguindo o mesmo estilo que une luxo, tecnologia e infraestrutura completa, a Tegra Incorporadora, investiu em dois empreendimentos em Alphaville: o The Lake Gramercy Park, que possui plantas de apartamentos com 336 a 644 metros quadrados; e o The Garden Gramercy Park, com apartamentos de 200, 238 e 425 metros quadrados.

“Tanto o The Lake quanto o The Garden chegam para atender a uma demanda reprimida na região. São duas ótimas opções que oferecem privacidade e muito espaço. Os endereços mais sofisticados do mundo ficam ao lado de uma área verde ou de um centro de compras. O The Lake combina essas duas vantagens em um projeto de alto padrão arquitetônico que oferece todo o espaço e conforto para quem busca qualidade de vida”, afirma João Mendes, diretor da Tegra.

MÓDENA

foto: Divulgação

A Módena Incorporadora apostou em um empreendimento exclusivo no bairro. Com formato em curvas e paredes de pele de vidro, o Wave Alphaville, localizado no 18 do Forte, rodeado por áreas verdes, terá 184 apartamentos divididos em 24 pavimentos.

Para Luís Henrique Moreira, diretor executivo da Módena, o empreendimento conta com atributos que o tornam especial, como localização diferenciada, privacidade com torre única, área de lazer completa no térreo e, na cobertura, tipologia inovadora e uma arquitetura diferente de tudo o que vemos por aqui”, comenta o executivo.

Top 5