REPORTAGEM
28/06/2019   
Especial Viva S/A 18 anos
A Viva S/A chegou à maioridade completando 18 anos.
foto: Divulgação

A revista, que tem como foco informar, conectar e interagir com a comunidade, está em constante aprimoramento e sempre em busca de informações relevantes. Ao longo dessa trajetória, foram compartilhadas histórias de milhares de pessoas em nossas páginas impressas e, de anos para cá, também online. Que venham mais centenas de edições e muitas inovações! 

Eles não param
Para comemorar o aniversário da Viva S/A, selecionamos 18 entrevistados que foram capa ao longo da revista e convidamos a jornalista Marcela Goldstein para contar por onde eles andam.

Nossos Articulistas - 2001
Referências em seus segmentos, além de suas colunas mensais, a equipe de articulistas da Viva S/A estampou as capas da revista a longo desses 18 anos. O saudoso psiquiatra e escritor Içami Tiba deixou importantes lições de como podemos (e devemos) educar as crianças para ser melhores adultos no futuro. O psiquiatra, escritor e conferencista Roberto Shinyashiki, presidente da Editora Gente e Instituto Gente, segue transmitindo seu vasto conhecimento sobre carreiras e relacionamentos em seus livros e palestras motivacionais. Já o antropólogo e professor Luiz Marins continua a ministrar palestras pelo País e a realizar projetos comunitários - mais de 25 mil crianças participam de projetos de inclusão digital em escolas públicas com laboratórios de informática instalados. Considerado um dos autores brasileiros que mais vendem no País - foram mais de 30 milhões de cópias no mundo -, Augusto Cury não para de se aprimorar e transmitir seu aprendizado em obras cada vez mais atuais e interessantes. Seja em festas, viagens ou no próprio estúdio, o jornalista e apresentador Amaury Junior, entrevista personalidades e empresários que contam novidades sobre o mundo de negócios e diversos assuntos. A empresária serial de moda, beleza e bem-estar Cristiana Arcangeli, que tem como diretriz a inovação, é referência em empreendedorismo, e júri do programas Shark Tank Brasil, que estreou sua nova temporada agora em junho. A jovem Bel Pesce, fundadora da FazInova, é viciada em aprender e a compartilhar conhecimento, transformando desafios em algo simples e de fácil entendimento. A consultora de alimentação Lucilia Diniz está sempre em busca de pesquisas e novidades para ensinar a nos alimentarmos melhor e dá dicas de como deixar “nossa casa”, que é o nosso corpo, cada vez mais saudável.

foto: Roberto Carlos | Sandy e Júnior - 2002

Roberto Carlos - 2002
Um dos intérpretes latino-americanos com mais discos vendidos - 140 milhões ao longo de 55 anos de carreira -, o cantor celebra seus 78 anos com muito som, shows e um marco no showbizz brasileiro desde a década de 1970. Vencedor de quatro Grammy Latino e um Grammy como melhor cantor latino-americano, lançou seu aguardado álbum Amor Sin Límite - o primeiro de inéditas em espanhol em 25 anos, com participação de Jennifer Lopez e Alejandro Sanz. O tradicional show de Roberto Carlos acontece só no fim do ano, mas a Globo já embarcou na sua produção. Este ano, o especial irá mostrar parte da turnê internacional do artista,, que inclui apresentações em Nova York, Miami, Lisboa, e Madri, realizadas em 2019. Para homenagear os 78 anos do “rei”, o cantor Nando Reis lançou em abril seu novo álbum Não Sou Nenhum Roberto, mas às Vezes Chego Perto, composto por músicas de seu ídolo.

Sandy e Júnior - 2002
Juntos de novo? Sandy, 36, e Júnior, 35, voltaram especialmente para a turnê comemorativa Nossa História, que celebra os 30 anos de carreira da dupla, separada desde 2007. Os irmãos, que tiveram vinte milhões de álbuns vendidos, passarão por dez capitais do País com quinze shows entre julho e outubro. São Paulo é a cidade que receberá mais shows. Serão quatro datas (24 e 25 de agosto e 12 e 13 de outubro) no Allianz Parque. Às vésperas da turnê, com ingressos esgotados na primeira madrugada de vendas, Sandy e Júnior lançaram a coletânea Nossa História, que reúne 16 álbuns. As gravações incluem 12 álbuns de estúdio e quatro shows ao vivo, totalizando 239 faixas.


Cláudia Raia | Pedro Bial - 2003

Cláudia Raia - 2003
Com quase quarenta anos de uma carreira de sucesso, a atriz e bailarina Claudia Raia, 52, é pioneira dos espetáculos musicais no Brasil, nos quais interpreta, canta, dança, sapateia e produz. A atriz ganhou reconhecimento a partir de atuações memoráveis na TV, como no papel de Tancinha, na novela Sassaricando (1987), na Globo. Atualmente, está nas telinhas interpretando a extravagante Lidi Pantera, em Verão 90. Também é jurada da competição Show dos Famosos, no Domingão do Faustão. E, mais, prepara um novo musical Conserto para dois ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello.

Pedro Bial - 2003
Firme no território do entretenimento, mas sem tirar um pé do jornalismo, Bial apresentou na Globo os programas Fantástico (1996-2007), Big Brother Brasil (2002-2016) e Na Moral (2012-2014). Depois de 16 anos, deixou, em 2017, o “BBB” para ocupar o espaço deixado por Jô Soares com um novo programa de entrevista, o Conversa com Bial. Antes de começar sua carreira no Fantástico,  foi correspondente internacional da Rede Globo, no início da década de 1990, em Londres. Cobriu eventos importantes como a Guerra do Golfo, o Colapso da União Soviética e a queda do Muro de Berlim. Um fato curioso é que, em entrevista a um grupo de beduínos no deserto da Jordânia, foi convidado para jantar, e teve de comer um olho de carneiro, seguindo as tradições daquele povo. Aos 61 anos, o jornalista será pai pela sétima vez. Sua esposa, a jornalista Maria Prata, está à espera da segunda filha do casal.

Fátima Bernardes/2003 | Luciano Huck/2005

Fátima Bernardes - 2003
Seu sonho de se tornar primeira bailarina do Teatro Municipal ficou pelo caminho, mas a vida tomou rumos inimagináveis. Em 30 anos de carreira, 27 deles na Globo, Fátima se tornou um ícone do telejornalismo nacional. A carioca, 56, entrou na Globo em 1986. Foi repórter e apresentadora do Jornal Hoje, Jornal da Globo e Fantástico. Dividiu a bancada do Jornal Nacional com William Bonner durante 14 anos, período em que, como âncora do principal telejornal da emissora, foi quatro vezes enviada especial da Rede Globo para a Copa do Mundo de Futebol. Desde 2012, apresenta o Encontro com Fátima Bernardes, na mesma emissora. Figura feminina forte e com credibilidade, também já foi garota-propaganda de campanhas milionárias para importantes marcas. No ano passado, fez uma participação especial na novela Segundo Sol, horário nobre e, neste ano, mais uma vez, esteve no comando do Carnaval da Globo.

Luciano Huck - 2005
Fenômeno nos negócios, Luciano Huck, 47, já teve bares, restaurantes e até casas noturnas antes de se dedicar à TV. Foi sócio do Peixe Urbano nos tempos áureos do site de compras, e do canal de humor Porta dos Fundos. Em 2000, foi convidado para comandar o programa de TV Caldeirão do Huck, na Globo, em que continua até hoje. Em 2003, fundou o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Por intermédio do Criar, anualmente, 150 jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, recebem formação técnica e sociocultural. Em 2010, o apresentador fundou a Joá Investimentos, que possui participação em mais de 20 empresas. No ano passado, tornou-se sócio da Madero, uma das maiores redes de hamburguerias do Brasil. Para esse ano, a previsão é a inauguração de 29 novos restaurantes da marca Madero, sendo 15 no modelo contêiner e 14 steak houses.

Ana Maria Braga
A apresentadora, 70, iniciou sua carreira na TV em 1977, na Rede Tupi e atuou como assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril. Longe das telas da televisão por mais de dez anos, voltou em 1992 e, por sete anos, apresentou o Note e Anote na Rede Record, programa que lhe rendeu prêmios e até um título no Guiness Book de maior permanência no ar. Em 1999, na Globo, estreou o programa Mais Você, que comanda até hoje. A apresentadora cativou os brasileiros com seus dotes culinários e preparou milhões de receitas ao longo de sua carreira, muitas delas ganharam páginas de livros para quem gosta da arte de cozinhar. Em homenagem aos seus trinta anos de trabalho ligado à culinária, Ana Maria recebeu, em junho último, uma das maiores honrarias para aqueles que são apaixonados pelo tema: o ‘Grand Diplome’ de cozinha e patisserie da renomada Le Cordon Bleu Paris. O presidente da entidade, Andre Cointreau, entregou-lhe o diploma pessoalmente nos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro.

Ivete Sangalo/2006 | Maurício de Souza/2009

Ivete Sangalo - 2006
A trajetória da cantora baiana, 47, totaliza mais de 300 canções (sem contar as participações especiais). Adorada pelos fãs - são mais de 300 fã-clubes registrados, já vendeu mais de 18 milhões de cópias, e recebeu mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, entre esses, o Grammy Latino e Shorty Awards. Veveta, como é carinhosamente apelidada, realiza uma média de dez shows por mês. A GFK, empresa que atua com pesquisa de mercado, em parceria com a AirStripe e Controle da Concorrência, demonstrou que 75% dos entrevistados vêm a cantora como “no auge da carreira” ou em “total ascensão”. Já a revista Seleções, em parceria com a Datafolha, posicionou Ivete como cantora mais confiável do País por dois anos seguidos (2017 e 2018), segundo os leitores. E, em votação no site da BillBoard Brasil, ela foi eleita pelo público como a artista mais completa do Brasil. Em dezembro do ano passado, Ivete gravou o Live Experience, no Allianz Parque, em São Paulo. A superprodução foi lançada em DVD em maio deste ano.

Maurício de Souza - 2009
Aos 83 anos, o visionário artista segue na presidência da Mauricio de Sousa Produções, que hoje tem 350 funcionários e movimenta milhões de reais, não apenas com gibis, mas também livros, desenhos animados, espetáculos, parques temáticos, licenciamento de produtos, entre outros projetos. Em junho passado, comemorando seis décadas de sua carreira, o cartunista assistiu a duas grandes estreias: o Turma da Mônica: Laços, primeiro longa-metragem com personagens criados por ele; e o musical Brasilis, com mais de 200 envolvidos na produção e cerca de 80 execuções programadas em dez cidades brasileiras. E vem mais por aí... A rede de televisão americana HBO está produzindo a primeira animação do canal baseada no herói espacial criado pelo cartunista em 1963. Mauricio está negociando com autoridades locais a realização de uma ação da marca durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Olivier Anquier/2010 | Alexandre Costa/2012

Olivier Anquier - 2010
Aos 59, ele não para desde quando saiu de Paris, em 1979, para se aventurar pelo Brasil, onde vive há 40 anos. O empreendedor está à frente do L’Entrecôte d’ Olivier, com unidade no Itaim e outra no Jardins, em São Paulo. O restaurante tem menu único - entrecôte regado com um molho delicioso, receita de sua tia Nicole, acompanhado de batatas fritas. O chef também toca uma dupla de negócios no Edifício Esther, no centro da cidade. No térreo, funciona a padaria Mundo Pão, e, na cobertura, o restaurante Esther Rooftop, com uma disputada varanda com vista para a Praça da República. Na TV, permaneceu 19 anos no canal GNT, no qual apresentou o Diário do Olivier, que conquistou o posto de mais visto entre os canais pagos do Brasil, além do reality show Cozinheiros em Ação. O apresentador está gravando a nova temporada do Bake off Brasil, reality show de confeitaria que comanda no SBT.

Alexandre Costa - 2012
Alexandre Tadeu da Costa, 48, é fundador e presidente da maior rede de chocolates finos do mundo - presente em quase todos os estados brasileiros e mais de duas mil lojas distribuídas em mil municípios. Para comemorar os 30 anos da marca, o empresário inaugurou em 2017, ao lado de sua fábrica em Itapevi, uma mega loja, com dois mil metros quadrados. Na ocasião, convidou o artista Eduardo Kobra para reproduzir uma cena do processo de colheita do cacau na Amazônia brasileira em 5.742 metros quadrados, que avança sobre o muro da fábrica e da loja. Com 30 metros de altura e 200 de largura, foi registrado como o maior mural do mundo pelo Guinness Book. Com o intuito de oferecer uma experiência completa ao cliente, até o fim deste ano pretende abrir 30 unidades de mega lojas com espaços para café, lanches e sobremesas especiais, área bean to bar, laboratório de cursos e ambiente para atividades para crianças. E mais, Alexandre está planejando expandir seus negócios para países da América do Sul como Colômbia e Argentina.

Marcio Atalla/2013 | Ana Paula Padrão/2014

Marcio Atalla - 2013
Formado em educação Física pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em treinamento de atletas de alto nível, Marcio Atalla, 49, foi apresentador do programa BemStar, da GNT, e participou dos quadros Medida Certa e Medidinha Certa, do Fantástico. É autor dos livros Sua vida em movimento e Segredos do GNT para o seu BemStar, e coautor de Medida Certa: Como chegamos lá. Em 2016, teve um dos seus maiores desafios até hoje: mudar o estilo de vida da cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo. Em apenas oito meses, o projeto transformou a vida de 39,4% da população da cidade, por meio de ações como caminhada coletiva, oficina de nutrição e orientações clínicas. Entre cerca de nove mil participantes, o impacto foi ainda mais significativo: 74% deste grupo aderiram a uma dieta mais saudável e à prática de atividades físicas. Em março deste ano, estreou no cinema, seu documentário Vida em Movimento, que discute o comportamento do ser humano em diferentes países e a importância da atividade física qualidade de vida.

Ana Paula Padrão - 2014
A jornalista e apresentadora, 53, ingressou na Rede Globo em 1987. Atuou como correspondente internacional, cobrindo acontecimentos de grande repercussão mundial, inclusive a Guerra do Afeganistão. Em 2000, voltou ao Brasil e assumiu o cargo de editora-executiva e apresentadora do Jornal da Globo e, eventualmente, como apresentadora do Jornal Nacional. Foi figura marcante na transmissão nos atentados de 11 de setembro, em 2001, nos Estados Unidos. Empreendedora, fundou o portal Tempo de Mulher, a agência de comunicação Touareg e a Escola de Você, plataforma voltada ao empreendedorismo feminino. Desde 2014 comanda o MasterChef Brasil, maior reality de culinária do mundo e o programa jornalístico Conexão com The New York Times. Ana Paula também é forte candidata para apresentar novo reality show de jornalistas, que será transmitido pela emissora.

Flávio Augusto | Jorge Paulo Lemann - 2014

Flávio Augusto - 2014
Criado na periferia do Rio de Janeiro, aos 23 anos o empreendedor fundou, em 1995, a escola de inglês Wise Up, com o capital de 20 mil reais no cheque especial. Em 2013, a empresa foi adquirida pelo Grupo Abril de Educação pelo valor total de R$ 877 milhões e, dois anos depois, recomprada pelo próprio fundador por R$ 398 milhões. Após reestruturar a empresa, revendeu 35% da Wise Up a Carlos Wizard, fundador da rede Wizard de escolas de inglês, formando uma holding de educação que permanece até hoje. Em 2013, Flávio comprou um pequeno clube de terceira divisão nos Estados Unidos, o Orlando City e elevou-o à principal liga de futebol profissional país. No ano passado, vendeu 8,6% do time para um investidor francês em uma avaliação de R$ 1,8 bilhão, o que o tornou um dos clubes mais valiosos das Américas, segundo a revista Forbes. Também fundou o meuSucesso. com, uma escola de empreendedores online e o Geração de Valor, um projeto que fomenta o empreendedorismo como forma de mudança de vida e desenvolvimento do País.

Jorge Paulo Lemann - 2014
Considerado o segundo homem mais rico do Brasil e o 35º do mundo, conforme a edição da Forbes de 2019, o empresário possui um patrimônio estimado em US$ 22,7 bilhões. Sua fortuna vem de grupos como a Anheuser-Busch InBev, holding que controla a cervejaria Ambev, a Kraft Heinz, dona do ketchup Heinz, e o Restaurant Brands International, proprietário do Burger King. Aos 79 anos, Lemann também se interessa por investimentos em inovação e novas empresas por meio da Inova Capital, fundo de investimento que potencializa startups. Está ainda à frente da Fundação Lemann, que promove a melhoria da rede pública de ensino e já contribuiu para o incremento educacional de 89 mil alunos brasileiros. Também é investidor do Gera Venture Capital, fundo focado em educação e deu origem à holding Eleva Educação e tem como objetivo a construção de uma rede de escolas de alta qualidade acadêmica, entre elas a Escola Eleva, no Rio de Janeiro, inaugurada em 2017, inspirada nas melhores instituições de ensino do mundo. 

Abilio Diniz/2015 | Walter Longo/2017

Abilio Diniz - 2015
Diniz, 82, ingressou no mundo de negócios desde cedo, na doceria Pão de Açúcar, criada em 1949 por seus pais, em São Paulo. Após dez anos, enxergou que ali havia um business e inaugurou o supermercado Pão de Açúcar. Em 1968, a rede já contava com 40 unidades. Em 1995, na mesma cidade, abriu o capital do Grupo Pão de Açúcar e, em 1999, costurou a sociedade entre esse e o grupo francês Casino. Dez anos depois, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu a rede Ponto Frio, a segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos do País. Em dezembro do mesmo ano, a rede Pão de Açúcar se uniu a Casas Bahia. Em 2013, o empresário deixou o Grupo Pão de Açúcar e assumiu a presidência do Conselho de Administração da BRF, pela primeira vez no segmento industrial. Em 2014, a Península Participações, empresa de investimentos de sua família, adquiriu participação acionária no capital do Carrefour Brasil. Hoje, preside o Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Carrefour Global e do Carrefour Brasil. Além disso, é professor da FGV, onde ministra aulas no curso Liderança 360°, idealizado por ele.

Walter Longo - 2017
Publicitário e administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia, o empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação, é considerado um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade do Brasil. Walter, 68, já ocupou cargos de diretor regional para a América Latina do Grupo Young & Rubicam e presidente, no Brasil, da Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA e do Grupo Newcomm Bates, além da presidência do Grupo Abril. Por sua contribuição no setor de Telecomunicações, foi escolhido como presidente executivo e presidente do conselho da ABTA - Associação Brasileira de TV por Assinatura, além de fundador e presidente da Abraforte - Associação Brasileira dos Fornecedores de Telecomunicações. Foi ainda eleito por quatro vezes o melhor profissional do Ano do Prêmio Caboré. Atualmente é também membro do Conselho de Administração da Sul América, Portobello e Neoway; membro do Conselho Consultivo da MGB e Cacau Show; membro do Comitê Digital e Mentor do Programa de Investimentos de Startups do Hospital Albert Einstein; além de influenciador no Linkedin, com quase 600 mil seguidores. No início do ano, o publicitário tornou-se sócio e chief innovation officer (CIO) da BBL, holding de entretenimento especializada em e-sports, que tem como objetivo concentrar a comunicação entre os diversos pilares do universo gamer, como torneios, canais de conteúdo, eventos e influenciadores.

Top 5