REPORTAGEM
28/01/2019   
Especial Volta às aulas
foto: Divulgação

Anglo Alphaville aposta na Era Digital 

Há 42 anos, o Anglo Leonardo da Vinci é referência onde atua. Em 2019, o ensino fundamental 1 e 2 chega à Alphaville com uma estrutura propícia para o desenvolvimento e às descobertas. As salas são climatizadas e equipadas com recursos multimídia, laboratório de informática e espaço makers, onde os alunos aprendem ciências, tecnologia e robótica, por intermédio do Lego Education, que facilita esse processo. “Nosso foco é ensiná-los a traçar metas, gerir seus estudos com empenho e entusiasmo e a trabalhar as habilidades socioemocionais. Tudo isso será requerido do cidadão do futuro e é fundamental em uma Era digital”, comenta a coordenadora pedagógica, Rosely Coivo Rossi. A escola incentiva os alunos a explorar a natureza por meio de trabalhos de campo e viagens a locais históricos, para ampliar seus olhares sobre a sociedade. Além desta unidade, o Anglo possui outra, na Alameda Amazonas, destinada ao ensino médio, que também conta com curso pré-vestibular.

Ensino: fundamental 1 e 2
Período: manhã, horário estendido e integral
Alunos por sala: 29
Ano de fundação: 2005

Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 3.212. Tamboré. Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 97401-2637. 

foto: Divulgação

Colégio Objetivo Alphaville inicia projeto de desenvolvimento de robôs com inteligência artificial 

Com mais de três décadas de existência, o Colégio Objetivo Alphaville estimula a criatividade dos alunos por meio de uma programação orientada, e cria condições para que o conhecimento seja construído por eles mesmos. Para aperfeiçoar a metodologia de ensino, o colégio está desenvolvendo um BOT (robô), baseado em inteligência artificial, que levará o nome de Lucas. “Inicialmente, utilizaremos a inteligência artificial para otimizar os processos administrativos internos e, em uma segunda fase, o BOT vai apoiar o professor, a fim de entender o comportamento dos alunos e oferecer-lhes um conteúdo personalizado, contribuindo para o seu desenvolvimento”, ressalta o diretor de tecnologia do Objetivo, Marcello Vannini. Além da robótica, o Objetivo disponibiliza aos alunos um sistema de conteúdos indexados chamado Conteúdo On Line, presente no portal, com videoaulas de diferentes disciplinas, em cinco línguas: português, inglês, espanhol, alemão e francês.

Ensino: infantil, fundamental e médio
Período: manhã, tarde e integral
Alunos em 2018: 1.300
Alunos por sala: de 8 a 45
Ano de fundação: 1988

Av. Yojiro Takaoka, 3.500. Alphaville. Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4152-8812/4152-8813.

foto: Divulgação

Colégio Presbiteriano Mackenzie incentiva os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências por meio da Tecnologia

A educação tecnológica e a informática fazem parte do currículo desde o ensino infantil e, no fundamental, os alunos são estimulados a construir o conhecimento, desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de comunicação. Já no ensino médio, os estudantes têm acesso à educação voltada para a solução de problemas. “Não é de hoje que percebemos que o mundo está mudando rápido demais. A cada ano que passa, percebemos as mudanças tecnológicas e, com isso a necessidade de desenvolver nos alunos novas habilidades e competências que lhes ofereça condições de enfrentar essas mudanças de forma profissional e equilibrada, em um futuro muito próximo”, diz a diretora da Educação Básica do Colégio, Vera Maria Alves Mendes. O colégio conta com profissionais especialistas em tecnologia educacional, os quais, junto com a equipe docente, desenvolvem projetos específicos de gamificação, programação e prototipação, de forma criativa e significativa.

Ensino: infantil, fundamental, médio, middle school e high school
Período: matutino e vespertino
Alunos em 2018: 3.250
Alunos por sala: entre 15 e 40
Ano de fundação: 1981

Av. Mackenzie. 905. Tamboré. Barueri. Tel.: (11) 3555-2000.

foto: Tarik Santiago

Colégio Universitário Alphaville passa a oferecer plataforma digital nas salas de aula

Para complementar o aperfeiçoamento do ensino e prosseguir com a formação integral dos estudantes, o colégio conta com novo material didático. Por meio da plataforma SAE DIGITAL, pais e alunos têm acesso ao material digitalizado, videoaulas, atividades complementares, textos informativos e treinos para o Enem. “Nossas salas de aula foram equipadas com tablets, para que os alunos acessem o recurso de Realidade Aumentada (R.A.), que traz para a rotina escolar contextualização imediata, com atividades que envolvem youtubers, jogos, brincadeiras, testes, músicas, entre outros”, ressalta a coordenadora pedagógica, Danielle Scaccio. Com espaço físico amplo, o colégio oferece também atendimento individualizado e acolhedor, aulas de inglês, empreendedorismo, educação financeira, esportes, atividades culturais e integração social. 

Ensino: infantil, fundamental e médio
Período: manhã, tarde e integral
Alunos em 2018: 450
Alunos por sala: até 20
Ano de fundação: 1988

Av. Universitário, 832. Alphaville. Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4153-2925/4153-7252/4153-7253.

foto: Divulgação

Escola Internacional incentiva o espírito empreendedor nos alunos

Há 20 anos, a Escola Internacional de Alphaville, instituição brasileira de educação bilíngue com padrão mundial, busca estratégias para formar os alunos por meio de habilidades e competências fundamentais necessárias ao século XXI, de forma a prepará-los para ingressarem nas melhores universidades brasileiras e estrangeiras, ou ainda, serem empreendedores de sucesso. “Em 2019, além das aulas de steam, makerSpace e empreendedorismo, iniciaremos o curso de programação, no qual os alunos vão ter à disposição o Chromebook, computador pessoal que executa o Google Chrome OS, assim como os tablets já o utilizam”, diz o gestor da escola, Ricardo Chioccarello. Para engrandecer ainda mais sua equipe profissional, a escola trouxe Juliana Ragusa, nova coordenadora de Tecnologia Educacional e Inovação, reconhecida por seu trabalho de formação de educadores makers no País.

Ensino: infantil (a partir de um ano de idade), fundamental e médio (high school). Educação bilíngue em todos os níveis. Educação internacional (português, inglês e espanhol) nos ensinos fundamental e médio (período semi-integral) “IB World School”
Período: manhã e Integral
Alunos em 2018: cerca de 650
Ano de Fundação: 1999

Av. Copacabana, 624. Alphaville. Barueri. Tel.: (11) 4134-6686.

foto: Divulgação

Aos 50 anos, a Escola Morumbi traz novidades aos alunos em 2019

Com o objetivo de prepará-los para o mundo acadêmico, a instituição vai ampliar as atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis para o século XXI. “Desde 2017, nossa equipe vem discutindo a adoção de um programa de desenvolvimento das habilidades socioemocionais que seja mais adequado aos nossos alunos. Precisamos desenvolver suas habilidades, para que estejam aptos a ingressar nas melhores universidades”, afirma o mantenedor da escola, Diamantino dos Santos Júnior. Com a orientação do grupo da neurocientista Carla Tieppo, os gestores, pedagogos e psicopedagogos vão proporcionar aos alunos mais autonomia, confiança, criatividade, otimismo, resiliência e empatia, capacidade que consideram tópicos importantes para uma vivência mais humana e proveitosa. 

Ensino: berçário, infantil, fundamental, médio e high school
Período: manhã, tarde e integral
Alunos em 2018: 1.200
Alunos por sala: até 25
Ano de Fundação: 1969

Al. América, 710. Tamboré. Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 2666-2888.

foto: Acervo da escola

Escola Ursinho Branco incentiva o uso da tecnologia com moderação 

As tecnologias estão presentes no dia a dia de todos, e isso não é diferente com as crianças. Para auxiliar e ampliar as pesquisas, a escola disponibiliza o uso de computadores aos alunos, em que eles podem assistir a documentários, gravar pequenos vídeos para compartilhar o aprendizado ou se comunicar com alguém a distância, por meio de e-mails ou videoconferências. “O mais importante na hora destas escolhas é garantir que as crianças não se tornem meras espectadoras, e sim, tenham uma postura ativa diante das novas tecnologias”, avalia a diretora pedagógica Rosângela Veliago. Mesmo incentivando o uso da tecnologia na educação infantil, a instituição acredita que isso não deve ocupar o lugar das experiências infantis como brincar, aprender a se relacionar com o outro e consigo mesmo, estabelecer relações sinceras de confiança, e assim promover o próprio desenvolvimento criador e intelectual. 

Ensino: infantil
Período: manhã, tarde e integral
Alunos em 2018: 480
Ano de fundação: 1975

Al. Castanheiras, 125. Tamboré. Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4152-2580/4152-3449.

foto: Divulgação

A Tip Toe estimula a inteligência emocional de seus alunos

Além das competências conceituais (biológicas, exatas e humanas), a Tip Toe Discovery, em parceria com a Escola da Inteligência, programa educacional elaborado pelo doutor em psicanálise Augusto Cury, estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos seus alunos, a fim de ajudá-los a manter o equilíbrio emocional diante de obstáculos. “As aulas são ministradas pela psicóloga Priscila Moura uma vez por semana e contempla crianças e adolescentes de três a 18 anos, que ali falam sobre seus medos, inseguranças, tristezas, alegrias, superações e conquistas. Os pais também participam de quatro palestras anuais com a presença da psicóloga da E.I., e da nossa equipe”, ressaltam Karina Fernandes e Jacqueline Soares, coordenadoras pedagógicas. E, para auxiliar no processo de crescimento dos alunos, as aulas trabalham com livros lúdicos para crianças, e obras temáticas sobre vestibular, drogas e demais tópicos relevantes para os adolescentes.

Ensino: infantil, fundamental e médio
Período: integral
Alunos por sala: até 15
Ano de fundação: 1997

Estr. de Ipanema, 300. Vila Velha. Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4154-1875.

Top 5