NEGÓCIOS
26/10/2018   
"Grandes Problemas" aceleram inovação em TI, diz criador do waze
Em encontro com mil profissionais que vivem o dia a dia da TI em todo o Brasil, o empreendedor Uri Levine destacou as dores que geram as maiores oportunidades de inovação.
Uri Levine, fundador do Waze e Marco Barcellos da Agência Market 21

“Eu sempre tomo como ponto de partida um grande problema e vejo as soluções que trazem valor para as pessoas”, resumiu Uri Levine, investidor em startups e um dos palestrantes do Premium Partner Meeting & Potencializando 2018, evento que reuniu mais de mil profissionais, dos 300 maiores canais de todo o País, e dos principais fornecedores da ScanSource no Brasil.

Rafael Paloni, presidente da ScanSource na América Latina, explica que a participação de Levine veio em um momento em que a valorização dos serviços digitais abre novas frentes para os canais de diferentes perfis. “O negócio de distribuição e vendas de infraestrutura, network e segurança, assim como os serviços associados a cloud computing, continuam com crescimento consistente. O que temos agora é a oportunidade de conjugar inovações, integrar tecnologias emergentes ou legadas e criar soluções de alto valor para os clientes finais”, observa.

Além do exemplo do Waze, Levine destacou dois de seus novos empreendimentos, o Moovit, voltado a usuários de transporte público, e o Engie, um aplicativo que aproveita a eletrônica embarcada nos novos carros para antecipar diagnóstico de defeitos. No mercado empresarial, foco do público reunido no evento, Levine diferencia as inovações voltadas a melhorias operacionais e serviços entregues diretamente a clientes (como aplicativos de autoatendimento, por exemplo). “A maior dificuldade das empresas é relacionada a mudanças que chegam ao consumidor”, constata. De forma geral, contudo, a chave é a precisão com que se questionam os processos de negócio (comunicação, atendimento, entrega etc.). “É mais fácil ter sucesso nos projetos de inovação quando os problemas são claramente descritos e há pessoas motivadas a buscar novas soluções. Mas nada impede que alguém se dedique a problemas que estão por surgir”, pondera.

Paloni nota que um dos grandes aprendizados com as startups é a abordagem de costurar soluções já existentes (por exemplo, juntar sistema de rotas com serviços meios de pagamento como base do aplicativo de transporte) e lançar negócios a uma velocidade inusitada no mundo empresarial. Com 760 pessoas na América Latina, das quais 550 no Brasil, a ScanSource representa 85 fabricantes e mantém uma rede de 10 mil canais ativos, entre revendas, provedores, integradores, VARs e desenvolvedores.

O PPM & Potencializando 2018 foi realizado nos dias 14, 15 e 16 de setembro no Royal Palm Plaza Campinas, e reuniu mais de 300 empresas de distribuição de todo o Brasil que atuam em 27 Estados e geram mais de 23 mil empregos no País.

Confira todas as fotos do evento de 2018 em: https://www.flickr.com/photos/cdcbrasil/albums/72157701174629564/page3

Top 5
Outras edições
projetos
anuncie
contato
Editorias ››
entrevista
negócios
paladar
gente
pet
viva indica
reportagem
articulistas
social
Articulistas ››
Cristiana Arcangeli
Amaury Jr
Luiz Marins
Bel Pesce
Augusto Cury
Roberto Shinyashiki
Conecte-se ››
Desenvolvido por