NEGÓCIOS
26/10/2018   
"Grandes Problemas" aceleram inovação em TI, diz criador do waze
Em encontro com mil profissionais que vivem o dia a dia da TI em todo o Brasil, o empreendedor Uri Levine destacou as dores que geram as maiores oportunidades de inovação.
Uri Levine, fundador do Waze e Marco Barcellos da Agência Market 21

“Eu sempre tomo como ponto de partida um grande problema e vejo as soluções que trazem valor para as pessoas”, resumiu Uri Levine, investidor em startups e um dos palestrantes do Premium Partner Meeting & Potencializando 2018, evento que reuniu mais de mil profissionais, dos 300 maiores canais de todo o País, e dos principais fornecedores da ScanSource no Brasil.

Rafael Paloni, presidente da ScanSource na América Latina, explica que a participação de Levine veio em um momento em que a valorização dos serviços digitais abre novas frentes para os canais de diferentes perfis. “O negócio de distribuição e vendas de infraestrutura, network e segurança, assim como os serviços associados a cloud computing, continuam com crescimento consistente. O que temos agora é a oportunidade de conjugar inovações, integrar tecnologias emergentes ou legadas e criar soluções de alto valor para os clientes finais”, observa.

Além do exemplo do Waze, Levine destacou dois de seus novos empreendimentos, o Moovit, voltado a usuários de transporte público, e o Engie, um aplicativo que aproveita a eletrônica embarcada nos novos carros para antecipar diagnóstico de defeitos. No mercado empresarial, foco do público reunido no evento, Levine diferencia as inovações voltadas a melhorias operacionais e serviços entregues diretamente a clientes (como aplicativos de autoatendimento, por exemplo). “A maior dificuldade das empresas é relacionada a mudanças que chegam ao consumidor”, constata. De forma geral, contudo, a chave é a precisão com que se questionam os processos de negócio (comunicação, atendimento, entrega etc.). “É mais fácil ter sucesso nos projetos de inovação quando os problemas são claramente descritos e há pessoas motivadas a buscar novas soluções. Mas nada impede que alguém se dedique a problemas que estão por surgir”, pondera.

Paloni nota que um dos grandes aprendizados com as startups é a abordagem de costurar soluções já existentes (por exemplo, juntar sistema de rotas com serviços meios de pagamento como base do aplicativo de transporte) e lançar negócios a uma velocidade inusitada no mundo empresarial. Com 760 pessoas na América Latina, das quais 550 no Brasil, a ScanSource representa 85 fabricantes e mantém uma rede de 10 mil canais ativos, entre revendas, provedores, integradores, VARs e desenvolvedores.

O PPM & Potencializando 2018 foi realizado nos dias 14, 15 e 16 de setembro no Royal Palm Plaza Campinas, e reuniu mais de 300 empresas de distribuição de todo o Brasil que atuam em 27 Estados e geram mais de 23 mil empregos no País.

Confira todas as fotos do evento de 2018 em: https://www.flickr.com/photos/cdcbrasil/albums/72157701174629564/page3

Top 5