NEGÓCIOS
28/05/2018    Por João Felipe Cândido
Novidades no Varejo da região
Petit Mambo: seis unidades devem ser inauguradas em 2018
foto: Divulgação

Segundo levantamento feito pela consultoria Nielsen, ao menos 22% dos domicílios brasileiros realizaram compras nas lojas de vizinhança no ano passado. Em 2014, não passava de 13%. Hoje, existem por volta de 2.800 mercados de rede em todo o País. O grupo MGB, que detém as marcas Mambo e Giga Atacado, ambas presentes em Alphaville, antecipa a expansão nesse tipo modelo. A marca deve investir 75 milhões de reais para inaugurar mais dez unidades de suas bandeiras até o fim do ano na Grande São Paulo.

O modelo Petit Mambo, que oferece localização estratégica e um mix de produtos diferenciados, terá mais seis unidades - cada uma delas exige investimento na casa de um milhão de reais para início da operação. O grupo espera crescer 25% em faturamento em 2018 - o ano passado, o faturamento totalizou um bilhão e setecentos mil reais. Atualmente, a companhia emprega dois mil e oitocentos funcionários.

Unidade do Tamboré foi a primeira a receber a novidade - foto: Divulgação

Sabe aquela sensação (nada agradável) de ir até o supermercado e enfrentar uma fila gigantesca, mesmo com poucos produtos no carrinho? Está com os dias contados, ao menos no Walmart. A rede, com sede administrativa no Tamboré, iniciou um plano de instalação de caixas de autoatendimento (self checkout) em todas as unidades do Brasil.

O grandioso projeto de transformação de lojas terá um investimento que deve chegar a um bilhão e meio de reais até 2020. A unidade do Walmart no Tamboré foi a primeira a receber seis caixas de autoatendimento, nas quais o próprio cliente pode passar o código de barras e embalar os seus produtos sem o auxílio do operador de caixa. Depois, é só realizar o pagamento com cartão de débito ou crédito. O objetivo da nova experiência de compra é reduzir o tempo de espera dos clientes nas filas para pagamento.

Aplicativo agiliza o processo de compras - foto: Divulgação

O Sam’s Club lançou um aplicativo com quatro funcionalidades, sendo uma delas inédita no varejo, chamada Click & Go. Com ela, os sócios do clube escaneiam, pelo smartphone e de forma presencial, o código de barras dos produtos adquiridos. Na sequência, clicam em “finalizar” para que sejam exibidos na tela do celular a identificação do usuário e o valor total da compra.

Daí é só levar o aparelho no caixa exclusivo para atendimento ao usuário do aplicativo para a realização do pagamento, sem necessidade de retirar os itens do carrinho. A fim de que o recurso funcione, o wi-fi e o GPS do dispositivo precisam estar ativos.

Após teste piloto realizado na loja no Tamboré, que contou com mais de seis mil e duzentos downloads, foi constatado que o cliente que utilizou a ferramenta para realizar suas compras registrou duplo dígito no ticket médio em relação ao modelo tradicional de atendimento.

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