ENTREVISTA
29/11/2018   
Elvis Cezar: O gestor da mudança
Novembro foi marcado pela comemoração dos 438 anos de Santana de Parnaíba e, para saber detalhes da festa, projetos e obras na cidade, conversamos com o Prefeito Elvis Leonardo Cezar (PSDB)
foto: SECOM Santana de Parnaíba

Santana de Parnaíba nasceu em 1580, às margens do rio Tietê, durante a administração de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil. A cidade tem apresentado grandes avanços nos últimos anos, ganhando projeção nacional e internacional pelos destaques alcançados. O último resultado do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, órgão ligado ao governo estadual, divulgou que a cidade foi a que mais cresceu, em dados porcentuais, na região metropolitana e no Estado de São Paulo em 2017, superando até mesmo a meta estipulada pelo próprio município. Além dessas conquistas, obteve conceito “A” em saúde pública do Tribunal de Contas do Estado.

Elvis Cezar sente-se realizado em beneficiar diretamente a vida das pessoas, e já revela muitas surpresas para os próximos anos. Confira os principais momentos do encontro.

Como foi a comemoração dos 438 anos da cidade?
Foi uma festa digna de Santana de Parnaíba. O show de Fernando e Sorocaba animou mais de vinte mil pessoas. Temos muitos motivos para comemorar, houve várias mudanças em 2018, principalmente na área da saúde. Acabamos de entregar o Complexo Hospitalar Santa Ana, formado pelo Pronto-socorro Infantil e o novo Centro de Especialidades (AME).

Em seu mandato, o senhor conseguiu resgatar muito da essência de Santana de Parnaíba. Quais são as principais obras?
Foram muitas obras entregues e outras estão em andamento. Algumas em destaque, como o licenciamento da ponte, que é uma obra bastante aguardada; a duplicação da estrada Tenente Marques; a construção do novo paço municipal; e a entrega da maternidade no início de 2019. Temos nove colégios em construção, entregaremos dez unidades de saúde em um ano. Além das obras, investimos nos hospitais. O Hospital Infantil recebeu equipamentos mais modernos e hoje contamos com um atendimento de excelência. A cidade recebe muitos destaques internacionais e visitas de representantes de outras cidades, estados e países.

Qual é o segredo de tanto sucesso?
Isso é gestão eficiente com foco em resultado. Estamos trabalhando com um modelo de gestão diferenciado. Hoje, a população está conectada e acompanha os resultados com maior agilidade. Trabalhamos com transparência, os cidadãos sabem do equilíbrio nas contas públicas e gestão fiscal. Estamos crescendo com planejamento, mas o mais forte está na formação diferenciada do povo. É imensa a satisfação de ter os bairros de Alphaville e Tamboré, com extremo potencial econômico e intelectual, e, ao mesmo tempo, periferias riquíssimas de talentos e potenciais. Buscamos qualidade para todas as classes.

Segundo estudo realizado pela consultoria Urban System, encomendado pela revista Exame , Santana de Parnaíba é a terceira melhor cidade do País em capital humano e a primeira no Estado. Como explica o resultado?
Todo o nosso esforço ficou comprovado. Eles avaliam 5.572 cidades brasileiras, tendo como referência o capital humano, desenvolvimento econômico e social, além de infraestrutura. Nossa cidade se destacou pelo aumento de 4,8% no número de empregos formais ocupados por trabalhadores da cidade com ensino superior, além do número de moradores matriculados nos cursos tecnológicos, 27 para cada mil moradores, o triplo do que ocorre em cidades que ocupam as três primeiras posições do ranking. Esse é o resultado do trabalho realizado no município na área da educação, como a abertura de seis unidades de ensino superior nos últimos cinco anos, além dos cursos técnicos e de capacitação, gerando mão de obra qualificada para ocupar importantes cargos no mercado de trabalho.

Existe algum projeto em destaque na área da educação?
Dos novos projetos, sem dúvida, o Parnaíba Idiomas, que dá oportunidade para 140 mil habitantes aprenderem até quatro idiomas, espanhol, inglês, italiano e francês, sem custo algum. Já contabilizamos três mil inscritos. Para participar, a pessoa precisa estar homologada no cadastro oficial da cidade e ter mais de 13 anos. O acesso aos cursos é feito por meio de computador, tablet ou celular. Somos a segunda cidade a implementar no Brasil o projeto, já existente em países como Alemanha, Espanha, Bélgica, África do Sul, entre outros. A ideia do projeto nasceu em uma reunião de equipe na última Copa do Mundo. Investimos muito na educação, somos a única cidade em São Paulo a ter um ensino 100% municipalizado. Ganhamos bastante com essa mudança, porque garantimos um ensino de excelência do infantil ao ensino médio. Além do acompanhamento pedagógico realizado, existe a preocupação com o material escolar, uniforme e merenda. Nossa missão para 2020 é levar o ensino superior a todos.

E nos esportes? Como estão os investimentos na área?
Na área dos esportes, temos algo que nenhuma cidade tem: contamos com seis piscinas cobertas e aquecidas, com cinco mil alunos inscritos. Até o final do mandato vamos entregar a cidade com nove parques. Nós nos preocupamos com integração social, fortalecimento na relação, e sempre pensamos no conceito de mobilidade. Realizamos obras em pontos estratégicos, facilitando a locomoção da população. Vale lembrar que fomos destaque nos estudos da Universidade de São Paulo com as aulas de natação para os bebês.

Santana de Parnaíba é destaque internacional, sendo comparada a Nova York por suas ações de sustentabilidade. O que motivou essa comparação?
No mês de setembro, assinamos a carta de intenção de engajamento para participar da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco em desenvolvimento sustentável. Com essa assinatura, recebemos destaques no jornal britânico The Scotsman e no site da Unesco, pois, assim como Nova York foi a primeira cidade dos Estados Unidos a assinar a Carta de Intenções, também fomos o primeiro município brasileiro a assumir o compromisso de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Investimentos em segurança pública mantêm Santana de Parnaíba como a cidade mais segura da Região Metropolitana do Estado. Quais são esses investimentos?
Esse resultado é o reflexo do nosso investimento em políticas públicas voltadas para a área de segurança e combate à criminalidade. Instalamos radares e câmeras com imagens em alta definição integrados ao Sistema Detecta, responsável por captar qualquer atividade suspeita ou imprudente de trânsito na região. O Centro de Controle Operacional realiza, em tempo real, o monitoramento de todo o município. A nossa segurança atrai muitas empresas.

Qual livro está lendo atualmente?
Atualmente estou me dedicando ao Vicente Falconi - O que importa é resultado. A autoria é da Cristiane Correa.

Top 5