ENTREVISTA
27/08/2018    Por João Felipe Cândido
Rubens Furlan (PSDB), Prefeito de Barueri
Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Osasco, Furlan segue à frente de seu quinto mandato. A seguir, comenta suas principais iniciativas em prol do bairro Alphaville
foto: Divulgação / SECOM Barueri

Qual a importância de Alphaville para o município?
A importância da comunidade de Alphaville para Barueri é imensurável, dada a diversidade do bairro. Posso assegurar que sua população é muito participativa e exigente, e exerce influência em todo o restante da sociedade do município na busca pelo seu espaço e pela garantia dos seus direitos. A comunidade do bairro sempre foi muito preocupada com a sustentabilidade. Hoje, é evidente que essa preocupação com o desenvolvimento sustentável já é uma bandeira de toda a cidade.

Como atenuar os efeitos ocasionados pelo trânsito na região?
Para amenizar os impactos do tráfego na região, a prefeitura está construindo o viaduto sobre a Alameda Araguaia para diminuir o trânsito dentro do bairro, pois será uma ligação direta com a Rodovia Castello Branco. Mais de 40% das obras foram concluídas. Já finalizamos a ampliação da Via Parque e o alargamento da avenida Paiol Velho na região do Mackenzie, obra que vai interligar também o viaduto, criando uma rota paralela à Alameda Rio Negro e à Avendia Piracema para quem segue de Santana de Parnaíba até a rodovia e vice-versa.

Qualidade de vida, segurança e proximidade com a natureza. O conceito idealizado pelos fundadores do bairro, permanece até hoje?
Com certeza. Esse conceito permanece. A região de Alphaville, por exemplo, segue como uma das mais arborizadas da Grande São Paulo, tem baixos índices de criminalidade e vastas opções de lazer e entretenimento.

O município figura entre as cem melhores cidades do Brasil para realizar negócios. Qual a contribuição de Alphaville?
Alphaville tem grande contribuição neste sucesso de Barueri, pois concentra um polo empresarial de vanguarda. São pessoas arrojadas, inovadoras e empreendedoras que apostam na infraestrutura do bairro para tocar seus negócios.

O que a prefeitura tem feito para atrair empresas?
No passado, o grande fator de atração de empresas era exclusivamente a política de baixa tributação. Este aspecto não é mais suficiente, pois vários locais apresentam incentivos semelhantes. Por isso oferecemos infraestrutura de qualidade, com todas as condições a fim de que o empresário traga seu negócio para a cidade. São políticas públicas de segurança, saúde, mobilidade, educação, esporte e cultura.

Pode adiantar algum projeto que está sendo idealizado para o bairro nos próximos anos de sua gestão?
Alphaville está integrado a todos os projetos sociais, culturais e esportivos da cidade. Especificamente no bairro pretendemos tornar o Parque Ecológico, assim como fizemos com o Parque Municipal na Vila Porto, um polo cultural com a vantagem de ser um espaço de contemplação da natureza. Pretendemos estender a programação de atividades de lazer, esporte e cultura, principalmente aos fins de semana. Além disso estamos construíndo a Praça das Artes, um complexo cultural que, apesar de não estar na região de Alphaville, está muito próximo e vai concentrar os melhores e maiores espetáculos, sendo uma atração a mais para os moradores da região.

Top 5