ENTREVISTA
27/10/2017    Por Marcela Goldstein
Roberto Carlos Evangelista dos Santos
Em entrevista exclusiva à Viva S/A, o diretor da Leroy Merlin Tamboré fala sobre a Festa da Bricolagem, principal evento realizado em novembro em todas as lojas da rede no mundo, e explica os fatores que colocaram a empresa por cinco anos consecutivos entre as cinquenta melhores para se trabalhar no País 
foto: Tárik Santiago

O administrador de empresas Roberto Carlos Evangelista dos Santos, 51, iniciou sua carreira na Leroy Merlin em 2005, na unidade da Raposo Tavares, em São Paulo. No ano seguinte, assumiu a gerência da loja no bairro do Morumbi, depois a diretoria da unidade São Caetano e passou também pela Regional realizando trabalhos transversais. Em 2015, com a inauguração da rede no Tamboré em dezembro do mesmo ano, foi convidado para ser diretor de loja do novo estabelecimento.

Na véspera de comemorar dois anos na região, a Leroy Merlin Tamboré cresce mês a mês. Em um espaço com nove mil e trezentos metros quadrados, a loja conta com mais de 65 mil itens, divididos em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração, Iluminação e Cozinhas.

Atualmente, a rede francesa possui 41 lojas em 11 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma loja virtual que atende todos os Estados. Entre as unidades, a Leroy Merlin Niterói (RJ) foi a primeira loja de varejo certificada do Brasil por meio do processo de construção sustentável e uso e operação, tornando-se a primeira loja cem por cento Aqua - Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. 

Em novembro acontece a Festa da Bricolagem. Por que é considerado o principal evento da rede?
O evento, que ocorre todos os anos, é considerado internamente como o Natal da Leroy Merlin. Praticamos as melhores ofertas do ano, aumentamos o volume de produtos e o fluxo de clientes se eleva em trinta por cento. Neste, o tema será Ritmos, os colaboradores usarão uma camiseta especial e cada setor terá uma decoração temática diferente - samba, axé, forró, rock, entre outros. Sortearemos brindes, ofereceremos pipoca, algodão doce, enfim é uma festa de produtos, dos clientes e da equipe.

Quais são os principais diferenciais da Leroy Merlin Tamboré?
Temos muitos, entre eles, somos o único homecenter da região a oferecer carrinho adaptado para que os clientes levem seus pets durante as compras; nosso estacionamento possui mil vagas - quinhentas cobertas e quinhentas descobertas; e oferecemos mais de trinta serviços de instalações de produtos adquiridos na loja - fechaduras digitais, banheira, ar condicionado, papel de parede, pisos, revestimentos, entre outros. Possuímos também serviços de molduraria, corte de espelhos e ma - deira, locação de automóveis, caso o cliente queira levar a mercadoria na hora; atendimento personalizado ao profissional de obras pelo Clube do Especialista; e ainda o Espaço Projeto, no qual profissionais auxiliam nos projetos de cozinha, closets e banheiros.

Quais são as principais inovações criadas este ano?
Criamos o Clique e Retire, sistema em que, por meio do nosso site, o cliente vê o estoque da Leroy Merlin, escolhe os produtos que necessita para a sua construção, reforma ou decoração e retira tudo na loja de forma ágil e confortável. Outra inovação é o projeto Ideal 10, exclusivo na unidade Tamboré, em que disponibilizamos um book com mais de quarenta milhões de imagens gratuitas para ser plotadas em madeiras, vidro, espelhos, porcelanatos, entre outros.

A Leroy Merlin estimula o “faça você mesmo”? Cite alguns exemplos.
Oferecemos, na loja, cursos gratuitos ministrados por nossos colaboradores ou fornecedores, por exemplo, para aplicação de papel de parede, de como montar uma estante e fazer texturas. A agenda com as datas e inscrições estão disponíveis em nosso site. Também fornecemos folders com passo a passo para montagens e instalações.

A rede tem um baixo turn over de colaboradores e recebeu inúmeros prêmios como melhor empresa para trabalhar. A que você atribui isso?
Na unidade Tamboré temos duzentos colaboradores altamente treinados e capacitados. Trabalhamos com uma forma de gerência 3.0, sem hierarquia, na qual estimulamos a opinião e participação de todos. Cada gerente atua muito próximo da sua equipe e o resultado é que todos trabalham felizes. Nossa empresa oferece um pacote atraente de benefícios e plano de carreira. Um jovem que ingressa na Leroy pode ter um futuro brilhante, seja na loja, realizando serviços internos, seja até mesmo indo para uma unidade no exterior. Esses são os principais fatores do baixo turn over da rede e de ser premiada cinco anos consecutivos, entre as cinquenta melhores empresas para se trabalhar no País, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work Brasil em parceria com a revista Época.

Top 5