ENTREVISTA
27/07/2017   
Octavio de Lazari Junior
Em entrevista exclusiva à Viva S/A, o presidente da Bradesco Seguros aborda os desafios do mercado, aponta oportunidades de crescimento no setor e fala da importância da região para a seguradora
foto: Divulgação

Há 39 anos na Organização Bradesco, Octavio de Lazari Junior assumiu em maio a presidência do Grupo Bradesco Seguros e tornou-se também o vice-presidente do Banco Bradesco, com o desafio de administrar um setor que tem apresentado crescimentos superiores aos de outras áreas da economia.

Morador de Alphaville, Lazari, 53, é casado, tem dois filhos, formou-se em Ciências Econômicas com pós-graduações em Estratégias Financeiras e Marketing - pela Fundação Instituto de Administração (FEA/ USP); Gestão Financeira - Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Estratégias em Finanças - Fundação Dom Cabral. Participou também do Advanced Management Program, ministrado pelo Iese (Instituto de Estudos Superiores da Empresa) Business School - Universidade de Navarra, Espanha, e foi ainda Presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança - Abecip, e integrou o Conselho de Representantes da Confederação Nacional das Instituições Financeiras – CNF.

Como surgiu a possibilidade de assumir a presidência da seguradora do banco?
Esse privilégio que tive a honra de receber é resultado de uma trajetória profissional de quase 40 anos na Organização Bradesco. Iniciei minha carreira como contínuo de uma agência do banco em São Paulo, com pouco mais de 14 anos de idade. Passei por todos os cargos da empresa e, em 1998, fui convidado para trabalhar no Departamento de Crédito da matriz, como superintendente executivo e depois diretor. Em seguida, fui convidado por Luiz Carlos Trabuco para integrar a Diretoria Executiva, onde atuei por oito anos, passando, há seis anos, a diretor executivo de toda a Rede do Banco. Agora, recentemente, fui promovido a vice-presidente do Bradesco e presidente do Grupo Segurador

Quais são as metas de sua gestão?
Nosso foco principal, como acontece em toda a Organização Bradesco, é o cliente, razão primeira e única de ser de qualquer empresa. A meta é oferecer produtos cada vez mais adequados às necessidades e expectativas desse cliente, aprimorar o atendimento e transmitir a ele a certeza de que seu patrimônio, sua saúde, seu futuro e sua vida estão assegurados com os melhores profissionais do mercado.

Como avalia o cenário das seguradoras no Brasil?
O mercado de seguros brasileiro, assim como os demais setores da economia, vive um momento desafiador, que afeta segmentos importantes de nossa atividade, como Saúde e Auto. Mesmo assim, o mercado vem demonstrando resiliência e capacidade de entregar crescimento em níveis superiores ao crescimento geral da economia, como apontam dados dos cinco primeiros meses do ano divulgados pela Susep. Apesar das dificuldades, há espaço para avançarmos.

Quais os desafios de assumir a seguradora do banco?
Os desafios são de todos no Grupo Bradesco Seguros. Trabalhamos em uma grande corporação com perfil multirramo, ou seja, composta por empresas que atuam em praticamente todos os segmentos do mercado. Nossa missão é fazer com que todas trabalhem em harmonia, para que nossos clientes aprofundem o relacionamento com o Grupo, quanto à carteira de produtos, e tenham uma experiência cada vez mais encantadora nesse relacionamento.

Qual a expectativa de crescimento da Bradesco Seguros neste ano e o que será feito para atingir essa meta?
Para 2017, a orientação de crescimento de faturamento do Grupo Bradesco Seguros contempla o intervalo de 6% a 10%.

Como incentivar as pessoas a investirem na seguridade, num momento de incertezas no cenário econômico do Brasil?
O Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, mas ocupa apenas o 44º lugar no ranking global de consumo per capita de seguro. Essa baixa penetração do produto se traduz em oportunidades, principalmente se considerarmos que benefícios como saúde, vida e previdência, por exemplo, representam hoje necessidades de todos nós, seja no que se refere à proteção ou ao planejamento do futuro. A grande maioria dos brasileiros ainda busca conquistar esses benefícios, e o nosso desafio é desenvolver produtos e serviços adequados às novas tendências sociais e demográficas, que incluem a maior longevidade da população brasileira e a crescente necessidade de pessoas e empresas de participar dos modelos de previdência e saúde, complementando a ação do Estado.

Quais têm sido os resultados da seguradora e quais produtos se destacaram no primeiro trimestre? O que levou a isso?
A expansão da receita no primeiro trimestre foi influenciada principalmente pelos segmentos de vida e previdência, cujas receitas registraram evolução de 20,3% e de 31,3%, respectivamente, além de saúde, com 10,6%, e capitalização, com 7,7%. Em saúde, a carteira de pequenas e médias empresas cresceu 17,5% em faturamento, e também registramos um crescimento importante no produto dental. O volume de Provisões Técnicas registrou aumento de 25,4%, atingindo cerca de 230 bilhões de reais, e os ativos financeiros avançaram 25,6%, superando 250 bilhões de reais. Já o total pago pelo Grupo Bradesco Seguros em indenizações e benefícios alcançou 14 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2017, alta de 16,6% em relação ao mesmo período de 2016. Cabe destacar, também, o nosso Índice de Eficiência Administrativa, que recuou de 4,2% para 4% na comparação entre os trimestres, um dos melhores dos últimos períodos, refletindo o benefício gerado pela racionalização de gastos. Já o Índice Combinado, de 85,2%, foi o melhor registrado desde o segundo trimestre de 2012.

A Seguradora criou uma nova campanha publicitária enfatizando que a vida é “cheia de previstos” e com a assinatura “Com Você. Sempre”. O que muda com relação às propagandas anteriores?
A campanha “Previstos”, lançada em junho último, e que já superou os dez milhões de visualizações no YouTube, é uma evolução da “Vai que...”, de 2010. Seu foco principal é reiterar a mensagem de que as pessoas podem e devem se preparar para todas as situações e ciclos da vida contando com a expertise e a presença permanente da Seguradora, que tem como missão planejar e oferecer a proteção mais adequada, com agilidade e assertividade. A nova assinatura da marca, “Com Você. Sempre”, resume esse conceito.  

Você é morador de Alphaville há muito tempo? Quais os pontos fortes do bairro?
A região de Alphaville é hoje referência na Grande São Paulo, por abrigar um polo industrial e empresarial de excelência, além de oferecer grande quantidade de serviços e ótima qualidade de vida. Do ponto de vista do Grupo Segurador, a região é particularmente estratégica em razão da proximidade ao município de Osasco, onde está situada a sede da Organização Bradesco. Procuramos centralizar nossas operações nesse bairro com o objetivo de ampliar ainda mais essa sinergia. Além de ganhos de produtividade e de qualidade, aprimoramos os procedimentos necessários para atender, com maior agilidade e eficiência, nossas agências, clientes e corretores.

Quais atividades faz para relaxar da rotina?
Gosto de correr e jogar tênis, além de praticar atividades na academia e passear com meus cachorros.


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