ENTREVISTA
26/05/2017    Por Marcela Goldstein
Segredos da Audiência
Confira dicas do especialista em marketing digital para ter mais engajamento nas redes sociais, aumentar vendas online e obter audiência de qualidade
foto: Marco Estrella

Samuel Pereira, 29, nasceu em Franca, SP, mas atualmente mora em Belo Horizonte, MG. Considerado um dos responsáveis por transformar Belo Horizonte em uma das principais cidades do mapa do Marketing Digital no Brasil, é fundador do Segredos da Audiência ao Vivo – principal evento sobre mercado digital no País e o maior tráfego de audiência, cuja quarta edição foi realizada em maio deste ano, no Teatro Bradesco, em São Paulo – com palestrantes como Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza; Robinson Shiba, criador do China in Box; e Ian SBF, sócio e co-fundador da Porta dos Fundos, para público de mais de mil e quatrocentas pessoas.

O publicitário, CEO da Mostarda Web, nos últimos anos criou mais de 60 blogs e sites do zero, ultrapassando a marca de mais de 200 milhões de visualizações nas páginas e mais de um milhão de seguidores nas redes sociais e em seus blogs. É também co-autor do livro Negócios Digitais, best seller na Veja. Em seus treinamentos presenciais e online já treinou mais de duas mil pessoas no Brasil e em diversos países.

Na entrevista, exclusiva para a Viva S/A, o empresário explica as estratégias que trazem bons resultados com um custo relativamente baixo para ter a internet e redes sociais como aliadas à sua marca.

Quais são os principais artifícios para gerar engajamento nas redes sociais?
O principal segredo para engajar a audiência é ter autenticidade. Existe um movimento muito diferente de antigamente, em que as marcas tentavam se comunicar com as pessoas. Atualmente o público não compra a marca e sim a pessoa. Por exemplo, antes era vendida a imagem daquele ator da Globo, com ideal de beleza, muito distante da realidade. Hoje, por exemplo, a Gabriela Pugliesi apresenta no Stories do Instagram seu dia dia, seu esforço e disciplina para manter um corpo saudável. Quando você mostra que é normal e tem desafios como todos, as pessoas se identificam, criam
uma conexão, pois veem que você é um ser humano como elas e, consequentemente, isso traz maior engajamento para suas redes sociais. Um público engajado é um público interessado. Além disso, um público interessado nas redes sociais fornece informações que possibilta a produção do conteúdo que eles querem receber. Uma rede social com alto nível de engajamento gera prova social - quando pessoas (usuários) sentem-se influenciados a partir do comportamento de outras pessoas. Se existem pessoas interagindo com você, significa que o consideram confiável e logo também será para quem acabou de conhecê-lo. Com um público engajado é possível gerar mais autoridade, vender mais, aumentar o número de seguidores e avançar outros níveis.

Como criar um conteúdo interativo?
Em primeiro lugar, promova enquetes fáceis de ser votadas. A intenção, nessa estratégia, não é apenas querer saber a opinião do seu seguidor, mas também despertar nele a intenção de se posicionar. Como produzir: facilite a expressão do seu usuário. Sabemos bem que a preguiça de digitar ou participar de algo é um dos principais fatores que impedem um engajamento de acontecer. Por isso, em vez de publicar um conteúdo “solto”, tente facilitar a ação. Enumere as repostas no conteúdo. A tendência de a resposta ser dada em “números” é enorme. Além de apontar para o fato de que a pessoa absorveu seu conteúdo, mostra o quanto ela está engajada. A facilidade de digitar um número quebra a objeção da preguiça de fazer parte daquele conteúdo. Ou seja, isso aumenta o interesse. É possível aplicar em posts do Facebook, imagens ou vídeos no Instagram, em vídeos no YouTube ou até no Snapchat. A segunda dica: poste um conteúdo interativo. Às vezes simplesmente aja de forma descontraída e poste imagens em que as frases já solicitem uma interação. Se o seu segmento for moda ou culinária, por exemplo, experimente uma imagem com a seguinte frase: “Marque aqui aquela pessoa que sempre está bem arrumada” ou “Marque aqui aquela pessoa que tem o melhor tempero.” No Instagram, ao curtir uma foto, um coração aparece no meio da imagem curtida. Que tal escrever algo em que esse coração, a partir do like do seu usuário, complemente a mensagem? Permita que seu seguidor participe da construção do seu conteúdo nas redes sociais, ele adora isso. Peça para ele escolher um tema a ser abordado no seu blog ou página. Por exemplo: use as reações do Facebook para definir o tema de post da próxima semana no blog ou vote no tema da próxima semana enumerando as opções. Além de gerar mais engajamento identificará qual o interesse específico deles. Outra dica importante é postar situações cotidianas. Uma vez que a barreira da “intimidade” for quebrada, só você pode reconstruí-la sem ser deselegante com seu usuário. Logo, essa situação incentiva que ele comente mais em seus posts. No Facebook, por exemplo, existe a função Live. Nela, indico que compartilhe momentos legais do dia a dia do seu negócio e conteúdo. Além disso, aposte nas referências pops. Qual a febre do momento? Qual música toca em todo lugar, qual a série mais comentada, qual cena da novela virou notícia? Adapte isso ao seu conteúdo. Crie gifs ou imagens! Isso integra o mundo do seu usuário ao seu conteúdo. Ou seja, ele tende a participar e interagir.

Tráfego orgânico ou pago? Qual é a melhor forma de gerar visitas no site e blog?
Tráfego na internet é o fluxo de visitas que o seu site ou blog recebe. O tráfego de um site é um dos principais indicadores da relevância da marca, produto e conteúdo. Ou seja, quanto maior o tráfego de um site, mais relevante ele é para aquele segmento. Existem duas maneiras de gerar tráfego: orgânica e paga. O orgânico é aquele que o usuário visita a página de maneira espontânea: a partir de uma pesquisa feita por ele mesmo ou até
por indicação de um colega. Já no pago o fluxo de visitas vem a partir de um anúncio que expõe um determinado assunto de forma mais “expressiva”, independentemente da posição do seu conteúdo nos buscadores. Ou seja, você paga para uma determinada matéria do seu site, blog ou redes sociais aparecer mais vezes, e com mais destaque. É possível pagar tanto pelos buscadores, como por meio do Google AdWords ou pelas mídias sociais. Ao patrocinar uma postagem, ela é exposta de forma mais recorrente aos usuários a fim de que cliquem no seu post. Contudo, ambos são essenciais e
complementares para a relevância do site. O tráfego orgânico, por sua vez, gera mais autoridade, afinal você se torna a referência daquele conteúdo ao ser indicado. Além disso, não há investimentos diretos para sua inserção. Porém, o pago tem como principal característica gerar piques de acesso - termo dado à oscilação do número de visitas de um conteúdo. Esses piques de acesso são excelentes, por exemplo, para qualificar determinado conteúdo para os buscadores, beneficiando também o tráfego orgânico .Portanto, não existem motivos para ressaltar um do outro; eles são complementares para você, seu site, blog e mídias sociais passarem para outro nível.

Comente três passos fundamentais para aumentar as vendas por meio da internet?
O primeiro passo é entender as preferências do seu consumidor e o seu comportamento, assim saberá como levá-lo até a compra, apresentar a sua solução e se comunicar direta e efetivamente para resolver o problema dele. Sabendo quem é seu consumidor, você consegue se conectar com ele. Essa empatia o assegura de que possui o que ele precisa. Assim, ele irá, além de comprar, se fidelizar a sua marca. Um cliente fiel é um cliente que volta, ou seja, sempre compra. Isso, consequentemente, faz aumentar suas vendas na internet. O segundo é o poder da voz do seu público. Você até pode saber quantas gotas de adoçante seu consumidor coloca no café, ou quantas colheres de açúcar ele utiliza para adoçar o suco. Mas, se um consumidor chegar e disser em algum comentário ou post: “fui enganado, não recomendo esse produto/serviço!” ou “muito ruim, não gostei”, você jamais conseguirá vender, sequer aumentar suas vendas na internet. Porém, se ele o recomendar, tenha certeza de que será positivo para suas vendas. Um cliente que já obteve um serviço ou produto seu, tem a voz que aquele cliente em potencial quer e valoriza ouvir. Qual é a sua reação quando vai
comprar um produto online e não existe qualquer referência sobre a qualidade ou nenhuma impressão sobre ele? Sente-se seguro para adquiri-lo “no escuro”, ou seja, sem alguém que já teve aquela experiência se posicionando a respeito? E, por fim, o terceiro e importante passo - seja autoridade no assunto. Acredito que um nome pode vender mais que 100 e-mails enviados, 100 depoimentos gravados ou 100 características específicas sobre seu
consumidor. Já aconteceu de você comprar um produto novo de uma determinada marca simplesmente porque você confiava na reputação dela? Uma boa reputação faz mais que vender, assegura, incentiva e inspira. Ter autoridade em determinado assunto ou nicho reflete que você já possui uma boa reputação. Você entende e concorda com isso? Contudo, ser autoridade depende do seu histórico e feitos. Para isso, trabalhe todos os pontos da sua marca, seu posicionamento, e seu poder de influência. Lembre-se que a qualidade das sementes que você planta interfere na quantidade de frutos que você colhe.

Quais são os erros mais comuns que comprometem a audiência nos sites, blogs e redes sociais?
Há erros comuns que podem desqualificar uma página em relação ao seu concorrente, fazendo com que, mesmo que tenha um conteúdo melhor, receba menos visitas. É importante ser específico e claro logo na primeira impressão. Os títulos do site, das páginas e posts devem estar relacionados ao assunto específico. Muitos gostam de brincar com isso, mas nada de querer parecer “piadista ou diferentão” em um título. Se o assunto é sobre comprar camisas para crianças, não coloque algo: “Camisas para baixinhos”. Além de tudo, isso tende a outras interpretações! Sem contar que tanto o usuário quanto os robôs dos buscadores consideram muito o seu título, afinal é a primeira impressão do seu conteúdo. Também não adianta estruturar um texto perfeito, mas esquecer que as imagens que forem inseridas fazem parte do seu conteúdo e levam o usuário a visitar seu site por meio dos buscadores. Se escreveu sobre canecas personalizadas, por exemplo, quando inserir uma imagem relacionada, lembre-se de alterar o nome do arquivo ao fazer upload com nomes referentes a sua palavra-chave. Seguindo o exemplo, altere “DSC_0214″ para “canecas-personalizadas-venda”. Sim, utilize hífen, facilita a leitura! O usuário clica na tal imagem e automaticamente visita seu site. Aí a venda é com você! Vídeos também costumam chamar mais atenção do que textos. Há temas que os usuários preferem assistir do que ler. Então, seja prático e ofereça agilidade ao seu público. Por fim, há quem pregue que linkagem interna é “tiro no pé”. Sim, tudo em exagero faz mal e depende da maneira que a técnica é utilizada. Promover linkagem interna para sites relevantes a fim de o usuário poder se aprofundar ainda mais em alguma informação específica, conta pontos para o buscador. Além disso, o leva para outros conteúdos relacionados ao assunto que estejam dentro do site. Além de ajudar na relevância do seu conteúdo para os buscadores, aumenta a taxa de permanência.

Qual mensagem você gostaria de deixar para quem está iniciando um negócio na internet?
Muitas pessoas perdem grandes oportunidades porque não conseguem aprender e assimilar técnicas importantes para seus negócios. O problema é que elas não estão usando a melhor forma de aprendizado. Existem diversas formas para cada tipo de pessoa. Muitos aprendem lendo, alguns assistindo a vídeo-aulas e outros numa simples conversa. Eu, por exemplo, que sou uma pessoa hiperativa, e fico pensando em várias coisas ao mesmo tempo, aprendo mais numa conversa do que lendo. É claro que não há apenas uma maneira, mas é importante identificar qual é a melhor forma para potencializar o seu conhecimento. Outra dica é aproximar-se de pessoas que agreguem valor à sua vida. Quando encontrar alguém que está se destacando em algo que tem feito, pergunte como está indo. Normalmente a pessoa tem prazer em compartilhar, o que é muito legal, porque faz com que aprendamos sobre muitas ideias. Todo mundo tem algo para passar para o outro. Entenda que ter sacadas é a melhor sacada para o seu sucesso. Você talvez já as tenha visto antes ou até mesmo as usado, mas nunca tenha parado para pensar que são fundamentais na construçao do sucesso. Treine a sua mente para encontrar o que pode usar para transformar o seu negócio, resolver um problema ou multiplicar seus resultados.

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