Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
14/12/2018
Ações em tempos de crise

A concentração é algo essencial. Quando dirige um carro, você deve estar atento à estrada em que está seguindo… Se você ficar olhando os postes, vai acabar desviando e batendo o carro.

Por isso, não fique se lamentando em tempos de crise, nem gaste a sua energia focando nas coisas que faltam. Você precisa se concentrar em dar o seu melhor, direcionando sua energia para fazer algo que possa melhorar a situação. Assim, você pode evitar que os efeitos da crise afetem negativamente a sua vida.

Toda crise é um acerto de contas de algo que não foi cuidado no passado e deve ser tratado agora. Existem algumas ações que você pode tomar quando a crise chega. São atitudes simples que vão fazer toda a diferença na sua vida.
Veja algumas delas:
Caso você esteja empregado:
1.) Ajude o seu chefe a realizar a meta dele.
2.) Trabalhe em equipe. Saia da frente do computador e converse muito com os seus colegas sobre o que vocês podem fazer para melhorar seus resultados.
3.) Foque em trabalhar para gerar lucro para a empresa.
4.) Discuta os seus projetos e os projetos da empresa com amigos e mentores, para ter novas ideias e possíveis sugestões – lembre-se que uma visão externa do problema é sempre muito enriquecedora.
5.) Entregue seus projetos sempre no prazo e dobre a qualidade.
6.) Mantenha o alto astral e o otimismo. Pessoas com baixo astral não ajudam a melhorar a crise, e são as primeiras a serem demitidas.

Caso você esteja desempregado:
1.) Procure os amigos e conhecidos para pedir indicações de emprego – pesquisas mostram que quase 70% das contratações são realizadas a partir de indicações.
2.) Compartilhe ideias e opiniões sobre a sua área de especialidade nas redes sociais. Procure fazer palestras, dar entrevistas ou ministrar aulas para mostrar seu trabalho e a sua competência.
3.) Monte um currículo baseado em resultados.
4.) Nas entrevistas, tenha claro que o objetivo do selecionador é resolver o problema da empresa e não
o do candidato. Portanto, estude a empresa e mostre que você pode ser a solução para os problemas que ela está enfrentando.
5.) Aceite conversar sobre todas as propostas. Às vezes, a vaga pode não ser interessante para você, mas cada novo contato é importante.

Toda crise exige uma ação. E, quanto mais suas ações forem na direção de contribuir para melhorar as possibilidades de superação da crise, mais bem-vindo você será em todos os ambientes. Portanto, siga os passos acima, e procure sempre ser proativo, antecipando futuros problemas, necessidades ou mudanças.

Pense sobre isso!

foto: Divulgação

DICA DO MÊS

Vivemos um período em que a economia se mostra cada vez mais acelerada, e apenas as empresas que estão na liderança serão capazes de se sustentar. Sandro Magaldi e José Salibi Neto, em Gestão do Amanhã, apresentam conceitos e estudos de caso sobre: gestão; inovação; e administração de negócios, indicando que a sua empresa deve entender a nova dinâmica de mercado para prevenir possíveis crises.

Título: Gestão do Amanhã
Autor: Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Editora: Gente
Preço: R$ 39,90

*Preços pesquisados em novembro de 2018

Outras Matérias
Outros Articulistas
Agosto 2019
À frente de seu tempo - Entrevista exclusiva, José Salibi Neto