Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
29/11/2018
A zona da incompetência

Ao longo da vida, é muito comum que as pessoas cheguem a um estágio de incompetência. Isso pode ser visto, por exemplo, em um vendedor bem-sucedido que, ao ser promovido a gerente de vendas, não domina o novo cargo; ou em um gerente que, se promovido a diretor, não consegue criar um bom projeto para a empresa; ou até mesmo no pequeno empresário que fracassa quando decide abrir filiais.

Esse estágio de incompetência, além de acontecer na vida das pessoas, também ocorre nas empresas que elaboram projetos maiores do que sua capacidade de realização. Por exemplo, após fazer seu planejamento estratégico, uma empresa que quer crescer decide abrir uma filial internacional. Abre a filial, mas não atinge os resultados desejados por não ter investido em uma base administrativa forte. Quando você se dá conta, o paraíso das comemorações já se transformou no inferno das derrotas. Tudo passa a ficar estagnado e os problemas começam. Isso mostra que você está atravessando a linha da incompetência! Suas vitórias o levaram para um lugar onde você não domina seus próximos passos.

O sufoco começa quando você não está consciente de que entrou no seu estágio de incompetência. O campeonato já é outro, a equipe é nova, as leis não são mais as mesmas, mas você continua agindo do mesmo jeito. Essa é a receita perfeita para o fracasso. Existem pessoas que ficam tão apavoradas ao olhar nos olhos da sua própria incompetência que preferem passar uma vida inteira com a competência limitada. Não têm a capacidade de ampliar suas habilidades e ir em direção a novas conquistas. São esses vendedores que têm medo de ser promovidos a gerentes, engenheiros que não ousam ter seu próprio negócio, jornalistas que não querem ascender para diretor e por aí vai.



É fácil saber quando alguém está entrando na zona da incompetência. O primeiro sintoma é o estresse. Quando você pergunta para a pessoa que está nesse estágio por que ela vive estressada, muito provavelmente a resposta vai ser: “estou trabalhando muito”. Mas trabalhar não causa estresse. Trabalho causa cansaço. Portanto, se você descansa durante os fins de semana e mesmo assim continua estressado, tome cuidado, pois pode estar na sua zona de incompetência. Nesse caso, tome consciência da situação, peça ajuda, busque o motivo que o trava e procure se capacitar para novos desafios. Tenho alguns passos para ajudar:
• esteja ciente de que entrou em uma situação para a qual não está preparado;
• saiba qual é o desafio que exige de você enfrentar algo novo;
• procure e aceite a orientação de quem conhece o assunto para melhorar a sua competência.

Conseguir ampliar as próprias capacidades é o melhor caminho para viver uma vida próspera. Assim, você vai estar bem mais preparado para vencer a tão temida zona da incompetência.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS
Encontrar o investidor que combine com suas metas não é tarefa simples. Neste livro, o autor compartilha alguns métodos que aprendeu ao longo de sua carreira e ensinam como atrair boas parcerias, entender a mente do investidor e fazer o seu negócio prosperar com dinheiro inteligente. Traz muitas dicas de como conseguir investimentos para a sua empresa e se tornar um ímã de atração de negócios!

Título: Smart Money
Autor: João Kepler
Editora: Gente Preço: R$ 34

*Preços pesquisados em outubro de 2018

Outras Matérias
Outros Articulistas
Dezembro 2018
Transforme 2019 no melhor ano de sua história