Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
26/10/2018
Ouse confiar em você!

As maiores descobertas da humanidade vieram em oposição aos pensamentos comuns da época. Os donos das novas ideias tinham de quebrar paradigmas, saber lidar com críticas conservadoras e superar o preconceito de muitas pessoas.

Os indivíduos tradicionais eram contra a inovação e só queriam que as novas descobertas não fossem verdadeiras, apenas pelo fato de que tinham medo das mudanças… Estavam acomodados na velha forma de pensar, não queriam sair de suas zonas de conforto e se abrir às mudanças.

Contudo, se Da Vinci houvesse se contentado com os conhecimentos da sua época, se Galileu não tivesse tido a curiosidade de entender os astros, e se tantos homens revolucionários não tivessem tido a ousadia e a coragem de defender seus estudos e crenças, provavelmente nós não teríamos evoluído tanto. 

No entanto, essa resistência ao novo não ficou para trás. Todos os dias, deixamos passar pequenas coisas, em geral as essenciais. Coisas que poderiam iluminar nosso olhar em certas situações, resolver problemas, ou criar novos jeitos de fazer algo… Deixamos isso de lado e não levamos nossas ideias para a frente, apenas para seguir no comodismo, manter o “conforto”, ou para não enfrentar alguém.

O que devemos de fato perceber é que, agindo assim, estamos indo contra tudo aquilo que nos liga a nossa essência e perdemos nossa autenticidade. O causador disso tudo é o medo… Medo de mudar, medo das consequências da mudança.

Precisamos confiar mais em nós mesmos e mergulhar fundo naquilo em que acreditamos. Não podemos mais deixar que o medo nos domine e nos impeça de realizar coisas grandiosas.

Não estou falando para sermos iguais ao passarinho, que, quando tenta sair de uma sala, bate a cabeça em uma janela de vidro até morrer, sem nem se dar conta de que há uma porta aberta bem ao lado daquela janela.

Precisamos ter a coragem de arriscar novos caminhos, novas trilhas, novos rumos. Devemos ter bom senso para analisar novas possibilidades e confiar em nós mesmos, para assim seguir em frente superando qualquer dificuldade que apareça. Agindo assim, estaremos sempre prontos para descobrir novos pontos de vista e entrar em novos mundos que nos permitam ter uma visão diferente, mais madura, sobre as coisas. Acima de tudo, aprenderemos a conhecer nossos medos e a lidar melhor com eles. Todos temos uma força que nasce dentro de nós e que cria essa capacidade de revolucionar, inovar, de aparecer com algo diferente, algo especial. Não podemos achar que, porque alcançamos o sucesso, ele será permanente.

Medo e confiança são duas forças de mesmo poder que estão presentes em nossas vidas, mas que nos levam para caminhos totalmente opostos. Todavia, quem decide em qual dos dois vai colocar a energia é você. Pense nisso!

DICA DO MÊS
Após essa conversa que tivemos, quero recomendar uma leitura que o permitirá viver nesse estado de confiança. Em A Hora Extraordinária, Lilian Bertin ensina como quebrar os seus medos, colocar suas metas em prática, sair da zona de paralisação e se tornar um realizador extraordinário, despertando a autoconfiança para ir em frente quando um sonho bate à porta e chama para uma nova aventura. Vire a chave!

Título: A Hora Extraordinária
Autor: Lilian Bertin
Editora: Gente
Preço: R$ 15,90

*Preços pesquisados em setembro de 2018

Outras Matérias
Outros Articulistas
Dezembro 2018
Transforme 2019 no melhor ano de sua história