Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
27/08/2018
Nem convencido, nem desanimado

Não fique convencido com suas vitórias, nem desanime nas derrotas. Observe que, na vida de qualquer pessoa, sempre vão acontecer as duas situações. Os perdedores desanimam nas derrotas e ficam esnobes nas conquistas. Os verdadeiros campeões têm consciência de que os problemas mostram lições a serem aprendidas, e que as vitórias são momentos de celebração antes de continuar sua caminhada de realizações.

Os problemas não podem ser motivo de desânimo, pois, quando temos metas grandes, as dificuldades serão grandes também.

Há algum tempo, eu estava fazendo o lançamento de um dos meus livros em Porto Alegre, no sul do Brasil. Meu dia estava lotado, com várias entrevistas para a imprensa agendadas. No final da tarde, passei no hotel para tomar um banho rápido e trocar de roupa. Ao sair do elevador, um jovem se apresentou como repórter de um jornal renomado dizendo: “Dr. Roberto, preciso muito de uma entrevista com o senhor, pois meu chefe me disse para que eu não voltasse de mãos abanando para a redação. O seu assessor de imprensa me disse que sua agenda está lotada, mas será que o senhor pode conversar comigo no caminho até o seu carro?”

Fiquei impressionado com a coragem do jovem e resolvi responder às suas perguntas enquanto caminhávamos. Ao chegar ao carro ele me disse: “muito obrigado! Confesso que eu estava morrendo de medo de o senhor não me atender". Respondi a ele: “preste atenção no que vou dizer: muitas vezes, você vai escutar um Não, mas não deixe que o medo do fracasso o impeça de ter sucesso. Pior do que encarar uma derrota, é nunca ter lutado”.

Um campeão não se abala com as dificuldades. Ele mantém o foco nos seus objetivos e avança sempre em frente. Não fique convencido por suas conquistas nos tempos bons e não desanime quando as coisas derem errado. Avance com coragem, seja você mesmo sempre. Não se acomode com as vitórias nem se desespere com os problemas.

Os sábios na Índia dizem que a verdade mais importante da vida é saber que tudo passa. Seja bom ou seja ruim, tudo vai passar um dia.

Então, quando viver bons momentos, não caia na tentação de se tornar convencido e prepotente. Em vez de se gabar, elogie a sua equipe, agradeça ao seu supervisor. Divida com eles essa sua conquista. E, no momento em que os tempos voltarem a não ser tão bons, você terá a seu lado pessoas que farão questão de lhe estender a mão.

A cada dia tenha em mente que esse será mais um dia de muito aprendizado e celebração, porque você vai, sem dúvida alguma, enfrentar dificuldades e consolidar conquistas.

Quem aprende todos os dias se torna uma pessoa mais rica e poderosa! Construa o seu futuro trabalhando no presente!

foto: Divulgação

DICA DO MÊS:
Nosso planeta mudará muito em pouco tempo. O que funcionou nos últimos cinquenta anos não funcionará nos próximos dez. No entanto, muita gente não enxerga isso. O autor usa a experiência de ter participado da construção de uma empresa bilionária, e de conviver com talentos do mundo inteiro, para mostrar o futuro que muitos não aceitam assim como a forma que os negócios bem-sucedidos são criados hoje.

Título: Incansáveis
Autor: Maurício Benvenutti
Editora: Gente
Preço: R$ 21,90

*Preços pesquisados em julho de 2018


Outras Matérias
Outros Articulistas
Setembro 2018
Receitas de Vizinhos