Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
28/05/2018
Profissão: Palestrante
foto: Divulgação

Você sabe o que significa ser um palestrante? Vai muito além de apenas subir a um palco... Em mais de três décadas dando palestras, já vi tantos palestrantes promissores desistirem no meio do caminho e serem esquecidos... Agora me perguntam: mas por que isso acontece, Roberto? Porque a grande maioria nunca entendeu a seriedade do que fazia: ser palestrante é uma profissão, e não simplesmente a extensão de outra profissão que se exerce. Não importa que você seja um advogado, empresário, coach, etc. Para ter sucesso nessa empreitada, você precisa ter consciência de que ser palestrante é uma profissão muito bem definida e muito bem determinada.

Hoje, em que o mercado de palestras é um negócio milionário, as pessoas começaram a acordar para essa realidade. E a verdade é que agora faltam profissionais capazes para suprir essa demanda. Sabe por quê? Porque as pessoas que administram a demanda por esse profissional escolhem a dedo quem vai subir ao palco, e atualmente são raros os que conseguem passar por essa seleção.

Hoje, as empresas e o governo realizam milhares de eventos por ano. E, no centro desses eventos estamos nós, os palestrantes...

Encerro meu artigo deste mês com cinco dicas básicas e primordiais para garantir que você seja um palestrante de sucesso duradouro:
1.) Palestra é show business. É importante saber que um palestrante está no departamento do show business. Ou seja, tem de subir ao palco e dar um show para os que estão assistindo. 
2.) Envolva e seja inspirador: o palestrante precisa envolver o público, inspirá-lo. Você tem de motivar o público e tocar o coração das pessoas, se deseja que elas saiam de lá e façam ou mudem de alguma maneira, aspectos em suas próprias vidas.
3.) Seja breve e impactante. A palestra é rápida como uma corrida de cem metros rasos. O palestrante tem de definir os resultados em uma hora. Ele não tem tempo de aquecimento. Não dá para se recuperar, se não der uma largada forte.
4.) Sintonize. A palestra deve estar sintonizada com o objetivo da empresa. O palestrante precisa estudar e saber com clareza qual é o objetivo da empresa que o contratou e ajudá-la a atingi-lo.
5.) Deixe sua mensagem. Você não pode sumir da cabeça do seu público ao final da sua palestra. A sua palestra tem de ser tão forte que sua mensagem fique na mente das pessoas por muito tempo.

Esses foram alguns pontos que considero básicos para você começar a ser um palestrante profissional.O ponto primordial de uma palestra é entender que é preciso ganhar o público. Palestras são instrumentos para que você transmita a sua mensagem, toque a mente e o coração das pessoas e as leve a agir. E isso só pode ser feito com muito profissionalismo e com método. Faça um bom trabalho, torne-se um palestrante profissional e vou encontrá-lo no pódio. O meu sucesso é o seu sucesso!

Outras Matérias
Outros Articulistas
Dezembro 2018
Transforme 2019 no melhor ano de sua história