Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
27/04/2018
O foguete e o seu sucesso

Um foguete gasta a maior parte do seu combustível para dar a arrancada e vencer a força de gravidade da Terra. Depois ele vai mais longe e mais rápido dispendendo um mínimo de energia.

Fazendo um paralelo, para atingir o sucesso, você precisa ser como um foguete: concentrar sua energia para decolar, arrancar e ganhar altura em seu negócio.

Uma vitória é o resultado de um objetivo bem definido, uma estratégia bem elaborada, competência e muito trabalho concentrado. Se tentar dosar sua energia com um conta-gotas, atrasará sua subida.

Na cabeça de um campeão, uma palavra deve permanecer em evidência o tempo todo: agora! Ele sabe que não pode deixar para amanhã o que os concorrentes podem fazer hoje. Busque saber exatamente o que quer conquistar. Pessoas com objetivos claros têm sucesso mais rápido.

Depois, invista o máximo de tempo e energia para dar aquela arrancada que vai deixar todas as dificuldades e os concorrentes a milhas de distância. Seu desejo de vencer supera os desafios, porque você tem consciência de que esse é o caminho da vitória.

O foguete tem a ver com o seu sucesso, pois, se não houvesse força e energia suficientes durante o lançamento, ele nunca sairia do lugar. É como qualquer um de nós, uma vez que, sem esforços, não produzimos nada com excelência e estamos fadados ao fracasso.

Você tem tudo para ser um campeão, vencer e obter sucesso em sua carreira. Mas precisa ter coragem para olhar o futuro com a consciência de que seus pés estão firmemente fincados no chão. Seja como um foguete: concentre suas energias e voe alto! 

Os campeões acalentam sonhos impossíveis, mas têm atitude. Você pode ter a meta que quiser, mas deve bancá-la. É preciso fazer como aconselha um dos maiores instrumentistas brasileiros, João Carlos Martins: para alcançar um sonho, é preciso ter a alma de um poeta e a disciplina de um atleta. Por quê? Conheço pessoas que trabalham, trabalham, incessantemente, mas não têm criatividade e tampouco sensibilidade para perceber oportunidades. Também vejo poetas que se tornam muito sonhadores, mas não aprendem a pegar no batente. A disciplina é fundamental para o sucesso.

Por último, e não menos importante, quando atingimos o sucesso, temos de analisar que preço estamos pagando para obtê-lo. Estava em um almoço com amigos e chegamos a uma dúvida sobre o tema: vale a pena o preço que estamos pagando para ter sucesso?

Começamos a analisar que o preço que pagamos para termos tudo o que amealhamos pode ser muito alto. Às vezes chegamos à casa e brigamos com a esposa, ou marido..., no trabalho, aquela luta para ver quem tem mais poder, aquela competição frenética..., não temos tempo para nada, trabalhando sem parar... O preço do seu sucesso está muito alto? Não precisa abrir mão dos sonhos, mas organize a realização deles.

Não saia colocando um monte de metas na sua vida, tenha equilíbrio e escolha-as bem, para não perder a paz. Cuide-se bem, você merece.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Abril 2018
Os Tubarões dos Negócios