Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
31/01/2017
Saiba como planejar o seu 2017
Traçar objetivos ajuda a planejar a vida, a checar se o seu planejamento está dando certo e a mudar, se necessário
foto: Divulgação

Com a chegada do novo ano, muitas pessoas já traçaram as metas e os objetivos a ser alcançados nessa nova etapa. Porém, não adianta as promessas ficarem somente no papel. Seu projeto para 2017 tem de ser com metas atingíveis e com o que você realmente vai cumprir. Quer entender, então, como planejar melhor seu próximo ano para conseguir alcançar objetivos interessantes e ser muito mais produtivo do que em 2016? Alguns pontos são interessantes e devem ser colocados no papel para evitar problemas logo adiante. O bom planejamento deve ser especificado e detalhado para que você consiga perceber quais as necessidades e o que pode ser feito em cada mês. Assim fica mais fácil até mesmo mensurar se os objetivos estão sendo atingidos.

É um ótimo momento para colocar suas finanças em dia e não tornar esse um problema que possa voltar em pouco tempo, caso não seja solucionado. Aproveite o fim de ano, o 13?, se você é colaborador de alguma empresa, o valor das férias. Pague as contas, não faça nenhuma dívida grande e deixe tudo em dia. Esse é um passo muito importante para 2017 ser um ano excelente.

Outra dica é notar o que não deu certo em 2016 para projetar o próximo ano. Fazendo esse diagnóstico, você vai refletir se vale a pena colocar aquilo novamente como meta, e se era um assunto imprescindível realmente. Afinal, se não foi cumprido por falta de tempo ou de motivação, ou se de fato não era algo muito importante de ser realizado, então é preciso avaliar se deve ser repetido. Parar para refletir sobre as metas do ano que não deram certo é necessário para projetar o futuro.

Agora que já sabe a importância de pensar no planejamento e ter um bom ano, é hora de colocar tudo no papel e, refletindo sobre o que foi feito, planejar os próximos passos. Isso vai auxiliá-lo muito na carreira e a ter mais sucesso. Esteja certo de que uma pessoa que planeja obterá melhores oportunidades na sua vida profissional e em seus projetos pessoais. Com objetivos traçados e bem esclarecidos, você será capaz de avaliar sua vida, se suas metas estão perto de ser atingidas, o que é preciso mudar e se está aproveitando da melhor forma o seu tempo. Claro que é necessário pensar no que realmente é prioridade. E assim, aos poucos, você vai chegando mais perto do seu objetivo. Este é o momento de buscar dentro de você aquela força que chamo de "força do herói", aquela potência que, quando parece que está tudo terminado, faz com que você busque uma energia e mude o jogo. É com esse vigor que quero ver você trabalhando.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Dezembro 2018
Transforme 2019 no melhor ano de sua história