Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
27/07/2017
O brasileiro precisa voltar a sonhar
Quero ajudar o Brasil a descobrir que somos um País de campeões
foto: Divulgação

Vou tocar num tema fundamental para a sua felicidade: a necessidade de trabalhar com objetivo de criar condições para que todas as pessoas sejam felizes. É complicado ser feliz em um mundo infeliz.

Muitas pessoas realizam uma série de sonhos, ficam ricas e constroem uma família bonita, mas se dão conta de que ainda está faltando algo. Descobrem que todas as suas realizações criaram um vazio em sua vida. Depois de muita luta, percebem que construíram um lindo oásis no meio de um deserto e agora não têm aonde ir.

Note que só é possível ser feliz criando o mesmo sentimento para muitas outras pessoas. E somente vamos conseguir isso se as incluirmos em nossos sonhos.

Eu acredito que é preciso ter sonhos realmente grandes. Sonhos pequenos não motivam de verdade. É bonito quando uma pessoa trabalha para ter a casa própria, mas isso ainda é muito pouco. É ótimo lutar para ajudar o filho a se formar, mas nós somos capazes de muito mais. Vamos unir as nossas forças para criar um mundo cheio de justiça e de amor!

Talvez neste instante você queira me perguntar: “Mas, Roberto, se eu não consigo nem arrumar um emprego para mim, como vou poder participar da criação de um planeta cheio de justiça?” ou “Roberto, se minha casa está cheia de problemas, como vou ajudar a resolver os problemas da humanidade?”

Pois bem, se você presenciar a luta pela vida de uma pessoa com câncer, não conseguirá ficar em casa reclamando da vida. Se assistir à busca de uma criança com paralisia infantil para evoluir, sentirá uma força muito maior para fechar seus negócios. Quando sentem a sua força interior, as pessoas se dão conta de que têm energia para superar qualquer desafio.

Sempre me perguntam qual é o meu maior sonho. Tenho alguns sonhos, mas o maior é ajudar o Brasil a descobrir que nós somos um País de campeões!

Eu ficaria imensamente feliz se este texto que você tem nas mãos o motivasse a se engajar em um projeto social. Eu adoraria que você descobrisse que abrir o coração é muito mais que aprender a amar seus filhos, é aprender a amar os filhos de todos os pais do planeta.

Infelizmente, muita gente ainda vive alienada, pensando que os problemas da nossa sociedade não afetam a vida de todos nós. Precisamos ter isto muito claro: uma sociedade injusta é uma fábrica gigante de problemas!

Sabe qual é o maior problema do nosso País hoje? Nosso povo parou de sonhar! E eu gostaria que você soubesse que fazer essas pessoas voltarem a sonhar é uma missão sua e minha. Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele pode acontecer.

Se o nosso povo voltar a sonhar, poderemos celebrar a vitória de morar num País onde o ser humano vive como se deve viver.

O brasileiro precisa voltar a sonhar! 

Outras Matérias
Outros Articulistas
Julho 2017
De geração em geração