Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
27/06/2017
Cinco dicas para ter mais produtividade
Estratégias simples podem melhorar seus resultados
foto: Divulgação

Quero falar sobre algumas estratégias básicas para aumentar a sua produtividade. Isso é fundamental para se tornar um profissional campeão, uma vez que sempre é preciso administrar múltiplas facetas da sua carreira ou da sua empresa.Precisa ser um especialista em sua área; tornar-se um escritor, é importante; lidar bem com todos os tipos de contatos no seu desempenho profissional, tornar-se uma referência para a mídia. Todos esses lados do profissional precisam ser treinados, trabalhados e alimentados todos os dias. E você só conseguirá ser bem-sucedido, em todos os aspectos, se administrar seu tempo de forma impecável. Afinal, o dia só tem 24 horas e você tem de usá-las com sabedoria.

Relaciono, a seguir, dicas de como fazer isso:
1.) Livre-se dos ladrões do tempo. O principal “ladrão de tempo” da atualidade é o computador conectado na internet. Chats, redes sociais, Whatsapp… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas. Organize-se de modo a gastar somente o tempo que é realmente necessário nessas atividades.

2.) Faça um download no seu cérebro. Uma das coisas que destroem a produtividade é ter excesso de tarefas e projetos ocupando seu cérebro ao mesmo tempo. A solução é fazer um “download”, ou seja, esvaziar seu cérebro e transferir tudo para uma lista, todas as noites. Dessa forma, essas preocupações desocupam sua mente e permitem que você descanse, sabendo que as coisas importantes estão lá, seguras, e não serão esquecidas.

3.) Organize suas pendências. Ao acordar, organize a lista da noite anterior: estabeleça prioridades, distribua as tarefas e planeje o dia, sempre acompanhado da sua lista de pendências. Prioridades maiores devem ser atendidas em primeiro lugar. Coisas que tomem pouco tempo (menos de dez minutos) podem ser feitas de imediato, tirando de sua mente a preocupação com elas.

4.) Crie rituais. Estabeleça horários para fazer atividade física, ler um livro e até mesmo rezar. Criar rituais faz com que você determine como será o seu dia. Os rituais devem ser praticados ao acordar e antes de dormir. Fazendo tudo na mesma ordem (alimentação, banho, etc.), você determina como será seu dia antes de começar a “batalha diária”.

5.) Trabalhe em blocos de tempo. Abandone a fantasia de que é bom e moderno ser “multitarefa”. Quem faz tudo ao mesmo tempo não faz nada em tempo nenhum. Quando tiver algo para realizar, estabeleça o tempo (30 minutos, uma hora), desligue tudo e se concentre fazendo essa única tarefa.

Avalie se você está seguindo todas essas estratégias e adote tais práticas. Seus resultados melhorarão de maneira surpreendente. Em tempos de crise, aumentar a produtividade é a forma mais eficiente de dar uma guinada na vida profissional, já que estamos diante de um cenário desfavorável.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Setembro 2018
Receitas de Vizinhos