Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
28/08/2019
Aprenda a conquistar o que deseja

Você está acompanhando a transformação na economia do nosso país? ’’Mas, Roberto, existem muitos buracos no meio do caminho’’. Sim, mas lembre-se: nenhum caminho legal está pavimentado. Quando uma estrada se torna uma megaestrada, fica fácil para todo mundo, mas aí você não tem lucro. Então, o caminho dos pioneiros, dos campeões, é o caminho que nos interessa. Ele está bagunçado? Sim. Vai ficar por mais um tempo assim? Vai. Mas, para arrumá-lo, você precisa saber influenciar. Aprenda a induzir as pessoas a fazerem o que elas precisam! Isso inclui exemplos como: contratar você, escutar você, seguir de fato o que você diz.

No mundo, as coisas estão todas prontas, e isso fez com que as pessoas esquecessem que elas precisam conquistá-las. Por exemplo, antigamente, se uma pessoa quisesse ter pão no dia dez de um determinado mês, ela precisava, três meses antes, plantar o trigo, cultivar, colher, limpar, moer o trigo e aí, sim, finalmente fazer o pão. Hoje em dia, não; nós simplesmente vamos até a algum supermercado ou padaria e encontramos uma infinidade de pães, até mesmo congelados. E é esse o problema: nós acabamos por pensar que com os clientes é a mesma coisa, que não precisamos nos esforçar para conquistá-los. Mas eu posso lhe dizer: os clientes não vêm congelados como os pães, não vêm conquistados.

As pessoas estão perdendo o prazer da conquista... Por isso os relacionamentos se tornaram algo tão banal, justamente por quererem somente o prazer e não a conquista por trás dele. Coloque isso em mente: você deve aprender a conquistar, a influenciar. Tem de saber que algo que você quer que aconteça à noite, deve começar a ser preparado de manhã. Se você quer que o seu filho tenha prazer e vontade de almoçar com você no domingo, você precisa conquistá-lo. Aquela época de só dar ordem, de chantagear, de ser autoritário, acabou. Primeiramente você precisa ter a consciência de que deve encantar; nada vem de graça! Um exemplo para ilustrar: você é um empresário com dez profissionais. Pode transformá-los em dez mercenários ou em dez missionários.

Bom, para primeira opção é fácil, você só precisa pagar mais e dar bônus. Eles não vão reclamar, mas você verá que, em longo prazo, sempre irão querer mais e mais. Agora, caso queira dez missionários, de fato terá de colocar a mão na massa e conversar sobre a missão, sobre o propósito de vida, e como eles participam da empresa.

Agora, me diga: você está tendo essas conversas com a sua equipe, com seu sócio? Ou você é daqueles com a ideia de que dará a ordem e os outros apenas dirão ‘’amém’’? Isso não vai funcionar no seu trabalho, nem na sua vida afetiva ou na sua família. Não vai. Aprenda a influenciar e conquiste aliados que vão ajudá-lo durante toda a sua jornada.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS
Por que é tão complicado viver junto com alguém? Por que o "felizes para sempre" se torna, normalmente, tão difícil? A questão é profunda, segundo os autores: é necessário desenvolver a inteligência afetiva para aprender a conviver com o outro por inteiro, o que requer dedicação e sabedoria. Neste livro, demonstramos como fazer para construir uma linda e sólida história de amor.

Título: Amar Pode Dar Certo
Autor: Roberto Shinyashiki e Eliana Bittencourt Dumêt
Editora: Gente
Preço: R$ 32,90

*Preços pesquisados em julho de 2019

Outras Matérias
Outros Articulistas
Agosto 2019
Parabéns, Alphaville - As curiosidades dos cartões postais do bairro.