Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
26/07/2019
Alta performance é fazer o que você disse que ia fazer

Você é capaz de focar totalmente em uma tarefa e nela dar 100% de si? Caso sua resposta para isso tenha sido não, está na hora de você rever seus atos e mudar essa realidade, pois só assim será capaz de dar conta de tudo o que precisa fazer para chegar lá, independentemente de onde seja o seu “lá”.

Pense em atletas de alta performance, como o renomado tenista Roger Federer. Quando ele se encontra em ação durante uma jogada, está, única e exclusivamente lá; nem o barulho de uma mosca é capaz de desconcentrá-lo. Em contrapartida, quando não é o momento de agir, ele sabe relaxar e deixar o outro fazer sua parte. Essa é uma característica essencial para a alta produtividade.

Todo ser humano tem a capacidade de ficar focado, mas muitos perdem isso facilmente. Posso dar o exemplo de uma partida de futebol. Às vezes, o time está bem preparado e começa concentrado e, de repente, passa a se distrair, perde a bola facilmente.

Assim também acontece conosco. Estamos focados, vem alguém e nos convida para uma balada, nos leva para outro caminho e aí... pronto, já nos distraímos e tudo o que havíamos planejado desmoronou. Outras vezes, queremos tanto atingir o objetivo que acabamos por ficar agitados, passamos a brigar com todo mundo e saímos novamente do foco. Controlar a mente é isso, o mundo vai tentar distraí-lo, mas você continuará focado.

Além disso, devemos condicionar nosso cérebro a não viver em um meio termo, pois, do contrário, jamais iremos de fato dar 100% de nós. Viver unicamente o momento presente é o segredo. O foco não é esquecermos o amanhã, mas sim viver em imersão total o agora.

Você já notou que muita gente volta exausta do fim de semana ou do feriado? Sabe por que isso acontece? Porque as pessoas nem se desligam totalmente do trabalho, e nem se permitem aproveitar o descanso. Precisamos condicionar nosso cérebro à realidade que estamos vivendo em cada momento.

Por isso, não leve trabalho para fazer em casa no fim de semana; você já está exausto, não vai nem trabalhar, nem descansar direito e, adivinha só: chegará “acabado” ao escritório, na segunda-feira.

Dê sempre 100% de si em todos os momentos, seja trabalho, seja diversão, pois só assim você estará preparado para a próxima ocasião.

É, realmente, um exercício físico de contrair todo o corpo quando estiver em um momento de ação e relaxá-lo quando se deve, pois a maioria das pessoas acaba ficando em modo stand-by, perdendo energia que poderia ser direcionada para realizar tarefas.

Por isso, viva cada momento e faça o exercício de contração e descontração extremas. Assim, tudo fluirá mais facilmente, pois você será capaz de dar 100% de si o tempo todo no que estiver realizando.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS
A obra é dedicada a ajudar todos que se encontram dando murros em ponta de faca, ou seja, fazendo esforços incríveis, e, às vezes, até sacrifícios, mas sem alcançar resultados. Nesse beco, aparentemente sem saída, eu ensino a mudar de rumo, a assumir as dificuldades, explorar as causas do problema e, seguindo o método, deixar esse bloqueio para trás.

Título: Pare de Dar Murro em Ponta de Faca. E Seja Você o Maior!
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Preço: R$ 29,90

*Preços pesquisados em junho de 2019

Outras Matérias
Outros Articulistas
Agosto 2019
À frente de seu tempo - Entrevista exclusiva, José Salibi Neto