Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
01/04/2019
Ajude seu cliente a vender!

Uma das perguntas que mais ouço nas minhas palestras em empresas é: “Como faço para vender mais?”. As equipes de venda, sempre pressionadas pelas metas, correm atrás do número do mês. Mas, frequentemente, se esquecem de algo muito importante: a venda não acaba quando o seu cliente compra…, mas quando ele passa a vender para você.

Essa é uma ideia que merece atenção especial. Empresas que crescem e têm sucesso usam essa estratégia. O departamento de vendas é tão importante que você não pode e não deve administrá-lo sozinho. Tem de buscar parcerias e indicações dos seus clientes.

Hoje em dia, você só vende se o seu cliente vender. Portanto, ajude-o a comercializar mais! Quanto mais ele negociar o produto que compra de você, mais pedidos ele vai colocar em suas mãos e assim gerar lucros para sua empresa e para a dele. Não adianta vender seus produtos para um distribuidor se ele não é capaz de vendê-los aos próprios clientes. Então, procure assessorá-lo.

Não adianta vender ao dono da loja, se o produto ficar encalhado... A negociação entre vocês vai parar aí. Ajude o seu cliente a melhorar seu sistema. Conheça seu processo de vendas e as necessidades dos clientes das lojas dele. Ao se colocar ao lado dele, você se tornará um parceiro de verdade. Com cuidado, dê também um jeito de se envolver com o treinamento de sua equipe. Não adianta vender prejuízos para o seu cliente, pois ele vai parar de comprar. O estilo de vendedor que força a venda está fora de moda. Ninguém vai ter sucesso vendendo somente uma vez… Você precisa conquistar o seu cliente.

Quando conquista os seus clientes, eles vão comprar sempre mais de você, e ainda recomendá-lo para outras pessoas, que você pode ajudar vendendo o seu produto.

Essa é uma das coisas mais lindas do mundo. Quem ajuda o próximo, sobe mais rápido! Então, por exemplo: se você é advogado, ajude o seu cliente a ganhar dinheiro. Se você é contador, ajude o seu cliente a ganhar dinheiro. Se você é infoprodutor, ajude o seu cliente a ganhar dinheiro. Se você não ajudar as pessoas a ganhar dinheiro, a sua chance de ficar rico será cada dia menor.

Muitas empresas têm percebido que é melhor vender menos, mas manter o envolvimento com o cliente. O melhor de tudo, porém, é quando você ajuda o cliente a ganhar mais, pois então se transforma num vendedor de lucros.

Envolvimento e comprometimento com o cliente são estratégias que dão muito certo! Quando o seu cliente vender, ele sempre terá espaço na prateleira para comprar de novo de você. E é aí que o seu sucesso acontece!

foto: Divulgação

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