Articulista
Roberto Shinyashiki
Carreira e Relacionamento
Roberto Shinyashiki
Psiquiatra, escritor e conferencista
28/01/2019
Seja capitão do seu barco

Hoje em dia, as pessoas falam muito sobre mudanças. Mas não é só a tecnologia e a economia que mudam. O próprio universo se transforma a cada momento. As mudanças fazem parte da vida, e ninguém escapa disso.

Estamos passando por transformações muito rápidas no mundo atual, e isso exige de nós mudanças cada vez mais velozes e inovadoras para enfrentarmos os novos desafios que surgem. Mudar é, acima de tudo, o verbo da realização.

Um verdadeiro campeão sempre aproveita os períodos de incerteza para compreender quais oportunidades esse verbo proporciona.

Precisamos estar sempre abertos para evoluir. Isso é essencial, especialmente para a carreira. Não deixe que sua vida profissional seja decidida pelo destino, como um barco à deriva. É muito melhor fazer um planejamento consciente para enfrentar os tempos difíceis.

A maior parte dos executivos cuida com muito carinho dos projetos corporativos, mas não faz nada especial para melhorar o nível da própria carreira... Eles se enganam ao pensar que basta promover o bom desempenho da empresa para garantir o seu sucesso individual. Isso é apenas parte da verdade.

Em 2019, comprometa-se a cuidar mais da sua carreira, pois ela é sua e de mais ninguém. Você não pertence a nenhuma corporação, apenas a si mesmo. A responsabilidade pela sua evolução profissional é sua, não da empresa. Do mesmo modo, não é ela que garante a segurança de seu emprego, mas sim a sua competência.

Quando for decidir entre aceitar ou não uma proposta de trabalho, por exemplo, não analise somente o salário, como muitos infelizmente fazem... A oportunidade de aprender algo novo deve pesar muito mais na sua decisão, é isso que vai fazê-lo evoluir. E a sua evolução significa manter-se competente e qualificado não apenas no presente, mas principalmente no futuro.

Carreiras paralisadas são uma grande ameaça à realização dos sonhos. Acredite, as suas competências e experiências vitoriosas que o levaram até onde você está podem não ser suficientes para ajudá-lo a chegar onde quer. Você precisa se organizar e enfrentar as dificuldades dessa nova batalha com muito mais garra, dedicação e estratégia do que antes, potencializando seus resultados.

Assim como oportunidades, as mudanças também trazem problemas... Evoluir é uma questão de escolha: ou você enxerga as mudanças como dilemas, barreiras e obstáculos; ou como grandes motivos para virar o jogo, se superar, inovar, achar soluções que o elevem de nível. Tudo depende de como você encara a vida e da sua vontade de querer aproveitar as mudanças para melhorar. Seja o capitão do seu destino. Segure firme o leme e boa viagem!

foto: Divulgação

DICA DO MÊS

Para completar o nosso papo, recomendo o livro Líder de Resultado. A obra aborda as principais funções de um gestor e quais são as habilidades que este precisa ter. Além disso, ensina a liderar de maneira eficaz, dominando competências como aplicar inteligência emocional no ambiente profissional, ser resiliente em possíveis crises, e a melhor maneira de um líder direcionar a sua equipe.

Título: Líder de Resultado
Autor: Elias Leite
Editora: Gente
Preço: R$ 28,98

*Preços pesquisados em dezembro de 2018

Outras Matérias
Outros Articulistas
Março de 2019
Batemos um papo com Lucilia Diniz - "Bora" comer saudável!