Articulista
Luiz Marins
Empreendedorismo
Luiz Marins
Antropólogo, consultor de empresas, escritor e apresentador de TV
27/09/2017
Dicas para construir sua marca pessoal
Ter coerência entre o que você fala e o que você faz é fundamental para o sucesso da sua marca pessoal

Um grupo de mais de 20 executivos discutiu durante um dia inteiro como construir uma marca pessoal de sucesso. Todos nós temos uma marca. É como somos reconhecidos. É o que falam de nós quando estamos ausentes. É a imagem que passamos ao nosso mercado. Importante ressaltar que nossa marca pessoal pode e deve ser planejada, construída, cuidada e alimentada para que seja uma marca reconhecida positivamente.

Durante a discussão, os participantes chegaram a sete dicas para a construção de uma marca pessoal de sucesso. Aqui vão elas:

1.) Defina onde você realmente quer chegar. Quais são seus objetivos na vida? A primeira dica é realmente saber o que você quer da vida. Onde quer chegar? O que realmente quer ser? Como quer ser visto e reconhecido?

2.) Alicerce sua vida em valores e princípios. Sua marca tem de ter como alicerce um conjunto elevado de crenças, valores e princípios sobre os quais ela será construída.

3.) Defina claramente qual é o seu público-alvo. É fundamental você determinar o seu mercado, ou seja, a quem você quer servir, atender, enfim, seu público-alvo.

4.) Invista em seu conhecimento técnico e seja excelente no seu campo de atuação. Para ter sucesso é preciso que você seja excelente, do ponto de vista técnico, no que faz, isto é, que seja um especialista e não pare de se aperfeiçoar.

5.) Tenha foco. Foco é onde você concentrará 70 a 80% de sua energia. É fundamental para o sucesso. Saiba dizer não às tentações que o levem a desviar do foco.

6.) Seja consistente e coerente com seus princípios e valores. A coerência entre o discurso e a prática, isto é, o que você fala e o que faz, é fundamental para o sucesso da sua marca pessoal. Toda a sua vida e suas ações, atitudes e comportamentos devem ser consistentes com sua proposta e como quer ser reconhecido. Sem essa consistência e essa coerência a sua marca terá vida curta.

7.) Defina qual é o seu diferencial e sua proposta única de valor a seu público-alvo. Pense qual a razão pela qual alguém contrataria você ou seus serviços? Qual o seu real diferencial? Invista firme em seu diferencial competitivo.

Analise com atenção estas sete dicas, e pense como sua marca pessoal é vista hoje e o que deve fazer para que ela comunique o que você quer ser e como quer ser reconhecido.

Aproveito para lembrar que acabamos de entrar na estação mais bonita do ano, a primavera. Agora é o momento mais propício para aguçar nossa sensibilidade por meio de todos os sentidos. A explosão da natureza na primavera deve aumentar nosso fator humano, nossa sensibilidade.

Não deixe este período passar em branco. Saia para caminhar ao ar livre num parque, faça um piquenique, preste atenção nas árvores floridas e vá a um concerto musical. Sorria! Não pense que tudo isso é bobagem. Nos últimos tempos temos embrutecido nossas vidas, corrido muito, trabalhado muito, nos estressado com este mundo competitivo e louco em que vivemos. A primavera é um tempo de repensar e significa começo. Tudo brota e rebrota.

Que tal aproveitar a estação para fazer brotar (e rebrotar) em nós a gentileza, a polidez e aqueles pequenos hábitos que parecem esquecidos, de ainda dizer com licença, por favor, obrigado e me desculpe?

Entre em sintonia com a beleza e renascimento deste período e que ele faça brotar em você uma pessoa mais humana, mais centrada em valores e princípios elevados, mais respeitosa, mais gente.

Pense nisso. Sucesso!

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