Articulista
Luiz Marins
Empreendedorismo
Luiz Marins
Antropólogo, consultor de empresas, escritor e apresentador de TV
26/07/2019
Verdadeiros líderes se desafiam para que seu time atinja resultados

Muito se discute e se escreve sobre liderança. O líder nasce feito? Nasce líder? É possível formar um líder? Como formá-lo? Quais as características de um verdadeiro líder? Enfim, há muitos textos acerca do tema.

Gostaria de comentar apenas uma característica, que, como antropólogo, tenho observado nos líderes de sucesso: eles se desafiam para que seus liderados atinjam resultados. Verdadeiros líderes que conheço não desafiam apenas a sua equipe, os seus liderados. Eles, antes de tudo, se desafiam. Mas o que e como fazem para se desafiar?

Em primeiro lugar, eles estudam cada um de seus liderados com método, com afinco. Diagnosticam cada um deles procurando descobrir seus pontos fortes e pontos frágeis; quais experiências anteriores tiveram e como se saíram; qual a história familiar, problemas, filhos, escolaridade; quais os seus interesses pessoais, seus hobbies, o que mais gostam de fazer; quem são as pessoas de seu relacionamento, etc.

Em seguida, esses líderes de sucesso colocam para si mesmos objetivos e metas em relação a seus liderados, isto é, o que eles (líderes) querem obter de cada um deles, de forma clara e detalhada. Depois de definir os objetivos e metas com cada um de seus liderados, eles estudam as estratégias que usarão para conseguir atingir esses objetivos e metas; e, enfim, determinam qual metodologia adotarão para transformar cada liderado em um profissional de sucesso e de valor para sua empresa.

Assim, os líderes de sucesso que conheço estudam seus liderados e estabelecem, para cada um deles, projeto, com objetivos, metas e estratégias definidos. Dessa forma, eles têm claro em suas mentes o que fazer para desenvolver cada colaborador em suas habilidades principais e formar um time vencedor. Reforçam os pontos fortes de cada um e fazem com que se desenvolvam com prazer e alegria em direção ao sucesso pessoal e profissional.

Além disso, o verdadeiro líder confia em sua equipe e sabe que delegar tarefas é uma das habilidades mais importantes para o progresso de seu negócio, por isso é apoiado e suportado por um grupo de pessoas competentes e comprometidas.

O verdadeiro comandante faz questão de ter sempre em seu grupo pessoas melhores do que ele mesmo. Uma vez conheci um empresário de grande sucesso que me disse: - "Aqui, só melhores do que eu!" E, analisando a razão do seu sucesso, todos concordavam que estava na qualidade da equipe que ele conseguira reunir sob sua liderança: um melhor do que o outro!

Ao entrevistar esses líderes vencedores, eles sempre afirmaram que, sem um projeto individual para seus liderados, é impossível ter uma liderança eficaz, com resultados.

Pense nisso. Sucesso!

DICA DO MÊS
Você sabia que muitas pessoas, por meio de atitudes e comportamentos impeditivos, perdem oportunidades de vencer na vida pessoal e profissional? Neste livro você encontrará dicas e conselhos simples e eficazes para atingir sucesso, não o efêmero, mas o duradouro, aquele que faz com que as pessoas tenham um autoconceito elevado e enfrentem os desafios da vida sem medo.

Título: Socorro Tenho Medo de Vencer
Autor: Luiz Marins
Editora: Harbra
Preço: R$ 45

*Preços pesquisados em junho de 2019

Outras Matérias
Outros Articulistas
Agosto 2019
À frente de seu tempo - Entrevista exclusiva, José Salibi Neto