Articulista
Lucília Diniz
Vida Saudável
Lucília Diniz
Empresária, escritora, palestrante e consultora de alimentação
28/08/2019
Bolo de maçã de frigideira
foto: Divulgação

Quem não gosta de bolo? É sempre bom poder desfrutar dessa delícia. Melhor ainda quando temos uma opção mais leve e, além disso, super-rápida e prática de preparar.

Ingredientes
• ½ xícara (chá) de açúcar light
• 2 maçãs
• 2 colheres (sopa) de uvas-passas
• 2 ovos
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo integral
• 2 colheres (sopa) de farinha de amêndoas
• 2 colheres (sopa) de cachaça ou uísque
• 1 colher (café) de canela em pó
• 3 gotas de baunilha
• 1 colher (café) de fermento em pó

Modo de preparo
Pique as maças e regue com o suco de um limão.
Em uma frigideira, coloque ¼ xícara (chá) de açúcar e deixe derreter até formar uma calda. Acrescente as maçãs picadas, as uvas-passas, misture bem e deixe cozinhar. Enquanto isso, em uma batedeira, coloque os ovos e ¼ xícara (chá) de açúcar light. Bata bem até formar um creme branco. Pare de bater e junte a manteiga derretida, a farinha de trigo integral, a farinha de amêndoas, o uísque e misture bem. Em seguida, adicione a canela em pó, a baunilha e o fermento em pó. Misture bem e despeje a massa sobre as maçãs que estão na frigideira. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de vinte minutos em fogo bem baixo. Retire do fogo, vire o bolo em um prato, decore com folhas de hortelã e sirva em seguida.
Rendimento: cinco porções

foto: Divulgação

Cientistas dizem: corrida é melhor para viver mais
O novo estudo da Universidade de Leipzig, Alemanha, foi feito com 266 voluntários que praticaram exercícios três vezes por semana. Aleatoriamente, fizeram treinos de corrida, HIIT e resistência. HIIT é um treino no qual se devem fazer movimentos (como agachamentos) em alta intensidade e em curtos intervalos de tempo. O treino de resistência é realizado com o uso de máquinas na academia (musculação). Todos os participantes eram sedentários, criando assim um campo uniforme para o estudo. Deles, foram colhidos glóbulos brancos no início, alguns dias após e ao final de seis meses do treino. Como resultado, foi notado um aumento dos telômeros* nos glóbulos brancos entre os que fizeram corrida e HIIT. Esse crescimento foi menor entre quem fez treino de força e quem nada fez (grupo de controle). Já se sabe que, quanto maiores os telômeros, maior a longevidade, descoberta que foi relacionada com a evolução da espécie. Correr por longas distâncias e mover-se em alta intensidade imitam o comportamento dos povos nômades, nossos ancestrais. O estudo foi publicado no European Heart Journal.

*Telômeros são as extremidades dos cromossomos, as estruturas das nossas células em que está “empacotado” o DNA. Com os anos, os “pezinhos” dos cromossomos ficam mais curtos, fenômeno ligado ao envelhecimento e à maior exposição a doenças.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Agosto 2019
Parabéns, Alphaville - As curiosidades dos cartões postais do bairro.