Articulista
Cristiana Arcangeli
Moda & Beleza
Cristiana Arcangeli
Empresária, consultora de beleza e escritora
27/03/2018
Como fazer uma gestão de marca

Uma boa gestão de marca é fundamental na conquista de resultados nos negócios. Marcas líderes sabem muito bem disso, e é justamente por essa razão que muitas delas estão entre as favoritas dos consumidores. Dar atenção total a isso não se trata de mero capricho. Estamos falando de uma exigência de mercado. Assim, se você quer garantir um lugar especial no coração e na mente dos consumidores, precisa aprender mais sobre branding.

O que é branding? Branding ou brand management, em português significa gestão de marcas. É a área que cuida de elementos, tais como nome, imagens e ideias associadas ao negócio, incluindo símbolos, slogans, logotipos e outros elementos da identidade de uma marca. Branding também se refere ao trabalho ou ao conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação de uma marca no mercado. A formação de uma imagem de tudo o que diz respeito ao negócio, serviço ou produto é consequência de um trabalho de branding muito bem feito.

Aliás, vale destacar que, quando a identificação positiva de uma marca se torna forte o bastante, ela passa a valer mais do que o próprio produto.

Como fazer uma excelente gestão de marca? Primeiramente, construir uma marca poderosa significa muito mais do que construir uma promessa. Uma boa estratégia da marca precisa ir além da publicidade e da comunicação, moldando e diferenciando os pontos de contato com o consumidor.

A marca necessita cumprir seu papel em todos os pontos: do conceito, da promessa à atração, do engajamento à venda, da venda ao relacionamento com o cliente. As marcas de maior sucesso são completamente coerentes na gestão de todos seus ativos, de forma inovadora, consistente e relevante.

Aliás, este é um bom ponto para abordarmos: o DNA de uma marca é como nos seres humanos, o que diferencia uma da outra. Ele é composto por diversas características próprias que, ao se ligarem, formam um conceito único. É a partir daí que devem surgir todas as estratégias de marketing. Você pode executar ações específicas e mudar muitas estratégias, mas o DNA de sua marca deve permanecer. Isso colabora para que o trabalho de branding tenha uma perenidade mais efetiva e que o efeito cumulativo daquilo que você investiu seja maior.

Como trabalhar o seu branding? Existem diversas formas de gerir e medir o valor da sua marca. Para começar, é importante dividir os pontos em aspectos internos e externos. No que diz respeito a valores internos, você pode perceber que sua marca está bem conhecida, reconhecida e absorvida respondendo aos elementos que destaco a seguir:
Conhecimento: quanto as pessoas compreendem os valores e objetivos da sua marca?
Proteção: quanto ela está protegida?
Comprometimento: quanto os colaboradores se comprometem com o que a marca defende?
Capacidade de adaptação: o quanto a marca está alinhada ao mercado?
Em relação aos fatores externos, podemos listar as seguintes questões para a avaliação do desempenho do seu trabalho de branding:
Autenticidade: sua marca tem valores claros?
Relevância: ela provoca mudança na vida das pessoas?
Diferenciação: ela se distingue claramente da concorrência?
Presença: ela está presente nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas? Entendimento: as pessoas entendem a que ela veio?
Consistência: sua marca atende às expectativas das pessoas?

Enfim, é preciso se dedicar à gestão inteligente de sua marca. Passei aqui alguns conceitos básicos para você começar a construir uma estratégia de marca perfeita e, assim, conquistar cada vez mais seu lugar no mercado. Até a próxima!

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