Articulista
Cristiana Arcangeli
Marketing & Inovação
Cristiana Arcangeli
Empresária, consultora de beleza e escritora
28/06/2019
A inovação está na arte de observar

A maioria das pessoas me pergunta como faço para inovar e deixar meus parceiros e colaboradores engajados no mesmo propósito. Simples: é por meio da observação. Parece algo muito óbvio, mas vejo isso ser pouco explorado ou mesmo trabalhado, tanto no individual, como profissionalmente.

Quando passamos muito tempo na zona de conforto, sem mudanças, a nossa empresa pode estar ameaçada. O grande segredo para você desenvolver essa capacidade de observação é treinar e focar no que é relevante e dispensar todos os aspectos que não são necessários.

Chegamos à empresa, e nos limitamos a ficar diante do computador resolvendo sempre as mesmas coisas, mas não paramos para olhar o que podemos fazer de diferente e melhor para aquele ambiente. Existem pessoas com muita dificuldade para treinar esse olhar que instiga mudanças, mas isso é necessário, se não quiser enfrentar dificuldades com gestão de pessoas e financeiras.

Todos nós passamos os dias no piloto automático. No entanto, quando fazemos isso, perdemos a quantidade e a qualidade das informações que absorvemos, no potencial para ser inspirado e na nossa capacidade de nos envolver com pessoas, lugares e situações que nos rodeiam.

Felizmente, desenvolver a capacidade de observação não é difícil, mas existem algumas alternativas que tornarão isso mais fácil. Quando você está observando, usa seus sentidos para examinar algo sobre o qual você está curioso e avalia o que experimenta.

OBSERVAR VERSUS VER
Muitas pessoas confundem o “observar” com o “ver”. Ver é passivo. Por exemplo, você vê tudo ao seu redor enquanto trabalha, mas raramente procura por informações específicas ou anotadas para usar mais tarde. A observação, no entanto, é um processo de foco, atento e ativo, para que você possa coletar informações específicas para avaliar.

Treinar seu cérebro para observar permite que você aprenda e se lembre mais de detalhes sobre as pessoas e situações em torno de você e das problemáticas que a sua empresa enfrenta. Em seguida, avaliar criticamente suas observações o ajuda a entender, a chegar a conclusões bem formadas e a resolver problemas de forma mais eficaz. Por sua vez, isso fortalece seu trabalho e habilidades interpessoais, melhorando a maneira como você interage com as pessoas e os ambientes à sua volta.

Sabendo da dificuldade de algumas pessoas com essa habilidade, vamos falar sobre algumas técnicas que ajudarão a colocar em prática e melhorar a performance com sua equipe, ou até mesmo na sua vida.

A primeira dica é conhecer sobre o seu assunto, não importa o que esteja observando, você vai fazer isso de forma mais eficaz quando conhecer profundamente sobre isso. Integrar o que você vê com o que você conhece é a parte fundamental da observação.

A capacidade de pensar criticamente é fundamental para a observação. É necessário aprender a refletir sobre o que acreditar ou o que fazer em resposta a uma observação, experiência, expressão. Ser capaz de questionar, argumentar e analisar agrega valor ao seu trabalho. O pensamento crítico é uma habilidade, e existem muitas ferramentas que você pode usar para desenvolvê-la. Para melhorar a forma como você observa as pessoas e as situações ao seu redor, estabeleça as bases, conhecendo seu assunto, diminuindo o ritmo, eliminando distrações e tentando coisas novas. Coloque suas crenças de lado e aprenda a analisar as situações da melhor forma possível.

Acesse mais conteúdos como esse no site www.crisarcangeli.com; no canal Cris Arcangeli no Youtube; no FB e IG @crisarcangeli, em que compartilho insights sobre empreendedorismo, marketing e outros temas. Siga também @sharkemforma , perfil que une dicas de empreendedorismo associadas à boa forma.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Agosto 2019
Parabéns, Alphaville - As curiosidades dos cartões postais do bairro.