Articulista
Cristiana Arcangeli
Marketing & Inovação
Cristiana Arcangeli
Empresária, consultora de beleza e escritora
29/05/2019
Os cinco pilares que farão de você um grande empreendedor

Todos sabem que empreender não é muito fácil, e, quando não temos conhecimento e ajuda, isso se torna ainda mais difícil. Muitas pessoas me perguntam qual é o segredo para eu ter sucesso no mundo do empreendedorismo e como consigo conciliar minha rotina corrida com a boa forma. A resposta é sempre muito simples e direta: - tudo que tenho hoje é baseado em cinco pilares e um mentor. “Como assim, Cris?”. Vamos entender melhor esses pilares que me trouxeram tão bom resultado.

No mundo do empreendedorismo, surgem inúmeros desafios; você deve estar preparado para tudo o que pode acontecer. Quando decidi deixar minha profissão de dentista, eu sabia que o dia a dia de um empreendedor não seria fácil. Como, desde muito cedo, fui movida a desafios e coisas novas, não pensei duas vezes em viver isso de corpo e alma. Tive muitas dúvidas, sim, muitas dificuldades, mas nunca passou pela minha cabeça desistir de construir algo sólido e que pudesse melhorar a vida das pessoas.

Desde que abri a minha primeira empresa, os cinco pilares sempre tiveram presentes na minha vida. Eles são até hoje a base da minha caminhada e dos meus negócios. Vou falar e explicar cada um deles. Os cinco pilares são: disciplina, resiliência, determinação, acreditar em nós mesmos e nos nossos sonhos. São diretrizes simples em teoria, mas, na prática, podem se tornar difíceis de ser seguidas e mantidas. Um dos principais pilares que tive de aprender desde cedo foi a disciplina. Disciplina é a diferença entre estar no controle do seu futuro e deixar seu ambiente ditar o seu destino. É seguir seu plano com firmeza sob qualquer circunstância, e sem desculpas. Significa liberdade e felicidade. Isso lhe dá a habilidade de fazer o que você quer. É algo individual, e dita como você é como pessoa e como empreendedor.

Além da disciplina, temos a resiliência e a determinação. Essas foram os divisores de água quando passei por momentos de dificuldade. O empreendedor que é resiliente demonstra ser uma pessoa que sabe trabalhar bem sob pressão. É mais que educação, experiência e treinamento. O nível de resiliência de uma pessoa ditará se ela terá sucesso ou não. Quanto mais resiliente é uma pessoa, mais forte e preparada ela estará para lidar com as adversidades da vida.

O próximo pilar é a determinação. Para desenvolver a determinação, tudo o que você precisa é desejar, realmente, com todas as suas forças, tornar-se alguém determinado. O desejo gera motivação, e não pressão. Por isso, é o caminho que possibilita grandes transformações internas. Uma pessoa determinada consegue manter-se ativa e focada em seus projetos.

Por fim, os dois últimos e não menos importantes pilares são: acreditar em nós mesmos e nos nossos sonhos. Já viu alguém fazer algo sem acreditar em si e no que sonhou a vida inteira? Não, né!?

A explicação para isso é muito prática e simples. Sonhar é vislumbrar um futuro. Quando sonhamos, estamos desejando. Mostramos para nós mesmos onde queremos chegar. Ou seja, o sonho é o primeiro passo para que possamos traçar nossos objetivos de vida, aqueles que vão guiar as ações do dia a dia. É uma forma de entender por que você levanta cedo todos os dias e vai ao trabalho, ou a qualquer lugar que faça parte da sua rotina.

Não deixe o tempo levar a sua vida, coloque esses cinco pilares em prática e verá o quanto as coisas irão melhorar para você e para o seu negócio! Tudo é questão de esforço, tudo é questão de dedicação!

Acesse mais conteúdos como esse, no site www.crisarcangeli.com; no canal Cris Arcangeli no Youtube; no FB e IG @crisarcangel, em que eu compartilho insights sobre empreendedorismo e outros temas. Siga também @sharkemforma , perfil que une dicas de empreendedorismo associadas à boa forma.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Maio 2019
Especial Mercado Imobiliário: Um Bairro para chamar de nosso