Articulista
Cristiana Arcangeli
Marketing & Inovação
Cristiana Arcangeli
Empresária, consultora de beleza e escritora
26/04/2019
Como ser empreendedor na era da inovação

Sabemos que a rotina do dia a dia é extremamente corrida, e nos desdobramos para que tudo seja feito da melhor forma e para realizar todas as tarefas propostas. Ficam, porém, perpetuando em nossa mente inúmeras perguntas, como as mais frequentes que listei a seguir:
-O que posso fazer de inovador para o meu negócio avançar?
-Como posso empreender nos dias de hoje?
-Meu empreendimento realmente tem um propósito?

É compreensível que alguns empresários hoje, acabam se perdendo dentro de suas demandas devido à falta de organização e metas. Um empreendedor de sucesso deve ter as três primeiras perguntas bem respondidas e resolvidas internamente em suas organizações, caso contrário, terá problemas no futuro.

Atualmente, a falta de gestão dentro das organizações é o que mais fere os projetos, pois temos os avanços da tecnologia, da inovação e principalmente da internet. Siga alguns passos para alcançar patamares maiores no mundo do empreendedorismo, começando pelo essencial.

- Tenha propósito: para abrir ou manter qualquer negócio, você precisa de um objetivo traçado, seja ele para mudar o mundo, ganhar dinheiro, ou até mesmo para resolver um problema pessoal;

- Tenha ferramentas: é muito importante munir-se de ferramentas que irão validar se seu negócio funciona ou não, de fato. Para isso, conheça o mercado em que você quer atuar, pesquise, estude, faça análises de concorrências e demandas;

- Aprenda a aprender: esteja sempre em desenvolvimento e em busca de conhecimento. Cerque-se de pessoas e de bons profissionais para auxiliá-lo;

- Pratique até a excelência: empreender é uma prática, com a prática você ganha performance e, com isso, muito sucesso;

- Seus comportamentos dizem muito sobre o seu negócio: a forma como você encara determinadas situações é o que determinará se seu negócio vai deslanchar ou não. Acredito que existem algumas características que devemos ter ou desenvolver. Você sabe quais são?

-Iniciativa: colocar em prática uma ideia de negócio quando muitas pessoas tentam te convencer a não fazer, é muito difícil.

-Planejamento: ter metas e monitorar as informações são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira que não tenha problemas. Montar o plano de negócio e jamais deixá-lo de lado, monitorar sempre.

-Perseverança: desistir com facilidade não faz parte do vocabulário do empreendedor de sucesso. Errar faz parte, quando o empreendedor tem perseverança para continuar e quer se destacar no mercado. Em nossos dias, com a tecnologia da informação, em que tudo acontece e se sabe em tempo real, temos muitas possibilidades de aprendizado e devemos saber aproveitar da melhor forma. Há algum tempo, mesmo sem essa infinidade de informações que recebemos hoje, os empresários tinham novas ideias e faziam as coisas acontecer. Agora, com acesso a exatamente tudo, temos ainda mais motivos para nos movimentar e fazer as coisas fluírem.

Por fim, deixo uma frase de Steve Jobs que eu amo e que complementa o assunto: “estou convencido de que quase a metade do que separa os empreendedores de sucesso dos sem sucesso é a pura perseverança"!

Seja paciente e persevere, pois tudo o que acontece no mundo do empreendedorismo exige que você atue dessa maneira.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Agosto 2019
Parabéns, Alphaville - As curiosidades dos cartões postais do bairro.