Articulista
Cristiana Arcangeli
Marketing & Inovação
Cristiana Arcangeli
Empresária, consultora de beleza e escritora
01/04/2019
O empreendedorismo e a arte de fazer acontecer

O empreendedorismo começa com sonhos. A sua capacidade de sonhar e o seu talento para trabalhar na realização desse sonho é que fazem toda a diferença. E a disposição para desafios; afinal, ser empreendedor já é um desafio, mas ser empreendedor no Brasil é muito mais, principalmente para a mulher.

Quem está pensando na frente muitas vezes é incompreendido, porque as pessoas ainda não chegaram lá. Mostre o que é o próximo, o que vem pela frente e o que vai ser melhorado.

Busque no seu motor interno algo que o motive, como sua inquietude que lhe diz ‘’não, não é mais por aqui’’; ou a sensação de dever cumprido e a de que, nessa altura, está pronto e quer mudar e ir atrás de outro sonho. Tudo começa com um sonho. E, se é assim, o que você está fazendo para tornar esse sonho realidade?

Dificuldades sempre haverá. Não é o tamanho do negócio ou o negócio em si que será o mais árduo; qualquer um tem dificuldade, como qualquer relacionamento também tem a sua. Comece já sabendo que vai ser penoso e um desafio; será como matar um leão por dia. Será necessário estar sempre correndo atrás de soluções, já que as pessoas estarão olhando para você e esperando uma indicação do que elas têm de fazer, pois é o empreendedor que motiva a equipe, é ele quem dá o direcionamento, o caminho a seguir.

Para isso, é preciso estar por perto e manter o controle e a calma. Quanto mais o gestor for tranquilo e parceiro, próximo das pessoas, mais ele vai agregar. Então você terá o dever de saber qual é o direcionamento certo e ter sempre um plano B, e não somente um plano B, como um C, D, E, F, G... , porque nem sempre a segunda opção já dará certo.

O desafio é você conseguir equilibrar tudo. É treinar para ser resiliente e não desistir na primeira dificuldade. Você não tem barreiras nem limites; sua trajetória para o sucesso não pode ser determinada por alguém que está disposto a aceitar tudo o que é dado, não importa o quanto seja. É saber o que você está fazendo e ter a consciência de que você vai passar por dificuldades e, na crise, mais ainda. Você vai aprendendo a encontrar possibilidades dentro das crises, porque, em toda crise, existe, sim, uma possibilidade de inovar. Terá de ficar atento, pois oportunidades passam como um trem, se você deixá-lo passar, ele para na próxima estação e outra pessoa embarca.

É buscar entender o porquê você veio para este mundo, o que você busca, o que quer de si mesmo, o que quer fazer da sua vida e, o principal: o que o faz feliz de verdade. Não se force a fazer algo só porque acha bacana; faça por amor, pelo desejo de querer mudar a sua e a vida de outras pessoas. O contrário disso não dará certo. Sonhe grande, trabalhe duro, invista a sua alma e tudo o que você tem naquilo em que você acredita, e faça as coisas acontecerem para a vida valer a pena.

Quando lança algo muito inovador, você entra automaticamente no meio de uma arrebentação. Como se você fosse um surfista. Conforme a inovação, é o tamanho da onda; se você tem uma inovação muito grande, pode ser uma onda gigantesca. E você está lá, tomando caldo, engolindo água, mas se esforçando para ultrapassar. À hora em que você passa por essa arrebentação e supera, verá que, do outro lado, tem um mar inteiro esperando para ser explorado.

Se existe uma receita para o empreendedorismo, ela é bem parecida com isso.

Conteúdos como este sobre empreendedorismo, inovação, marketing e gestão você também encontra no meu site crisarcangeli.com, e nas minhas redes sociais: o instagram é @crisarcangeli, LinkedIn é cristianarcangeli e no Youtube Cris Arcangeli. Acompanhe-me também pela rádio Alpha FM no programa Manual, todos os dias, às 7h da manhã e às 7h da noite.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Maio 2019
Especial Mercado Imobiliário: Um Bairro para chamar de nosso