Articulista
Cristiana Arcangeli
Marketing & Inovação
Cristiana Arcangeli
Empresária, consultora de beleza e escritora
28/01/2019
Como otimizar seu tempo para ter uma rotina mais saudável

O problema de muitas empreendedoras que não conseguem ter ou manter uma rotina saudável é sempre o mesmo: falta de tempo. Casa, família, negócios… Cuidar de si, geralmente, acaba ficando de fora das tarefas do dia a dia. Mas, lembre-se que você também é prioridade!

Não adianta construir uma carreira bem- sucedida e não poder usufruir dela. Já pensou, estar sempre cansada, sem ânimo, com a saúde prejudicada e acabar não sendo produtiva como queria?! Não dá, né? É preciso ter foco e disposição para encarar os desafios do dia a dia. E isso, obviamente, só é possível se você tiver um bom condicionamento físico.

Eu, como mulher empreendedora que sempre está dividida em mil e uma funções, garanto que você é capaz, sim, de ter hábitos saudáveis, mesmo com a correria diária. Pequenas atitudes fazem toda a diferença e trazem inúmeros benefícios. Foi assim que consegui me organizar e encaixar exercícios e uma boa alimentação na loucura do meu cotidiano. Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas bem simples para você otimizar seu tempo e começar a mudar seus hábitos desde já:

•Planeje-se a curto prazo.
Um planejamento de curto prazo é mais fácil de ser cumprido do que um de longo prazo. Planeje suas atividades da semana e o que vai fazer em cada dia. Coloque tudo o que precisa fazer, tanto de trabalho quanto de afazeres pessoais e domésticos. Reserve um período para cuidar de si mesma, e claro, para fazer sua atividade física preferida. Distribua seu tempo de forma que você resolva os problemas mais urgentes primeiro, sem se deixar de lado. Não esqueça também de reservar um tempo para recarregar as baterias e recomeçar uma nova semana cheia de energia.

•Tenha objetivos e metas.
Com certeza você tem muitos objetivos, principalmente para o seu negócio. Que tal transformar a rotina saudável em um objetivo também?! Foque onde você deseja chegar e estabeleça metas para facilitar seu caminho. Um dia de cada vez e você chegará lá!

•Faça trocas inteligentes na hora das refeições.
Não ter uma alimentação saudável por falta de tempo não pode mais ser desculpa para você. Comer faz parte da sua rotina, você só precisa se adaptar para ter uma alimentação balanceada e de qualidade. Troque os alimentos calóricos e industrializados por alimentos naturais, como verduras e frutas. Mesmo tendo que fazer refeições fora de casa, busque por opções saudáveis.

•Combata o sedentarismo com treinos rápidos.
É claro que, com sua rotina agitada, você não pode passar horas em cima de uma esteira ou um dia inteiro na academia. Só não deixe de se exercitar por causa disso! Você pode investir em treinos curtos, como uma corrida de 30 minutos antes de trabalhar, danças e exercícios que você pode fazer em casa. O importante é evitar o sedentarismo e, consequentemente, prevenir doenças e ainda ficar em forma.

•Descanse!
Uma noite mal dormida prejudica todo o seu dia e pode desorganizar seu tempo. O sono e descanso têm importância vital no efeito das atividades físicas e no seu metabolismo. Reserve um tempo para relaxar. É fundamental, neste processo, que você durma o tempo necessário para descansar; e verá que, no dia seguinte você estará bem mais animado e disposto para encarar as suas atividades cotidianas.

Para finalizar, minha última dica é, conheça o ig @sharkemforma , perfil que une dicas de empreendedorismo associadas à boa forma.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Janeiro de 2019
Qual será o futuro da Educação?