Articulista
Bel Pesce
O Futuro que já existe
Bel Pesce

Empreendedora e Fundadora da FazInova

30/12/2016
Oportunidades são raras
Para a oportunidade florescer é preciso muito trabalho e empenho
foto: Divulgação

Observo que muitas vezes as pessoas acham que oportunidades simplesmente caem no colo. Vejo alguns discursos tipo: “Como aquela pessoa tem sorte”, ou “a oportunidade caiu no colo dela”. É raríssimo uma oportunidade simplesmente cair no colo de alguém. E, mesmo que isso aconteça, só vai mesmo florescer se
a pessoa estiver preparada. Vou dar alguns exemplos.

Viajo bastante e, quando volto para o Brasil, quero conhecer tudo o que está acontecendo dentro dos diversos projetos. Porque, se eu não conhecer o que está acontecendo, como vou poder tentar criar uma parceria, ou tentar aprender mais, quem sabe recrutar algumas dessas pessoas para os projetos que temos? Vou atrás para poder aprender o que existe. Sem saber o que existe, você não consegue identificar as oportunidades.

Recentemente, um amigo veio visitar a FazInova e chamou uma outra amiga nossa para esse encontro. A amiga é a Talita Ribeiro, do livro Turismo de Empatia - Refugiados no Oriente Médio. Veio, e não estava planejada essa conversa, mas acabei cumprimentando-a pelo financiamento coletivo que ela tinha feito com seu livro, que já estava esgotado, e que ela queria muito lançar por uma editora. E papo vem, papo vai, acabou sendo um dos primeiros livros da Enkla Editora.

Quem olha para essa história, pode pensar: “nossa, Bel, você está falando que as oportunidades não caem do céu, e acabou de cair”. De maneira nenhuma! Se ela não tivesse feito um trabalho maravilhoso no Oriente Médio com os refugiados, se não tivesse existido uma primeira versão de aprendizados, não teria sido tão rápida a maneira de nos movermos com essa parceria. Se eu não tivesse editora estruturada, se eu não tivesse aprendido tantas coisas, relançando meus livros anteriores para poder realmente ser uma editora legal para novos autores, isso não teria acontecido.

Essa história de que “a oportunidade cai no seu colo” ou “tem pessoas que são muito sortudas”, não existe. Se você não estiver preparado, mesmo caindo no seu colo, nada vai acontecer. Você tem de saber que a informação existe. Conheça o que existe no mundo, o que as pessoas estão fazendo, faça conexões entre o que está acontecendo e o que você quer nos seus projetos. Se, dentro disso, acontecer alguma coisa que pareça uma oportunidade que o acaso está lhe trazendo, veja até que ponto você está preparado para fazer o melhor. Para florescer, isso depende do trabalho que você já fez ou do que você vai fazer para que a oportunidade realmente cresça.



Outras Matérias
Outros Articulistas
Setembro 2018
Receitas de Vizinhos