Articulista
Bel Pesce
O Futuro que já existe
Bel Pesce

Empreendedora e Fundadora da FazInova

27/08/2018
Educação e aprendizagem parte 1

Tenho realizado, em diversas cidades, uma série de eventos sobre o futuro que já existe em diferentes segmentos ou regiões. Um dos temas escolhidos foi educação e aprendizagem, no qual mostrei formatos de educação - como escolas e universidades - que estão se reinventando. Neste artigo vou abordar alguns exemplos ligados a escolas e universidades.

Como parte de um programa de liderança no Reino Unido, visitei a St. Mary’s Primary School, em Manchester. Nessa escola, as crianças organizam várias assembleias a cada mês, na qual elas revisam os dias anteriores, refletem como poderiam ser ainda melhores e, até mesmo, trocam de papel com profissionais da escola - como professores e equipe de limpeza - para entender na pele a importância e os desafios de cada um. Além disso, eles têm uma política de portas abertas em que pais de alunos podem, a qualquer momento, entrar e conversar com os educadores.

Indo mais para o Oeste, outra visita que me encantou foi a que fiz à Green School, em Bali, na Indonésia. A escola, como diz o nome, está no meio de muito verde: as salas de aula são feitas de bambu e outros elementos sustentáveis e, para que a natureza possa ditar como as pessoas aprendem, só há luz natural. A educação é holística, incluindo artes e diversas atividades, para que os alunos aprendam a fazer as coisas com as próprias mãos, práticas físicas, como luta, e um foco grande em desenvolvimento socioemocional. Lá também tem um centro de inovação no qual os alunos, desde pequenos, pensam soluções para os seus desafios do dia a dia.

Vamos agora para o Vale do Silício, onde tive a oportunidade de palestrar em duas iniciativas educacionais que me chamaram muito a atenção: a Minerva Schools e a 42 Silicon Valley.

Na Minerva, o foco não é apenas oferecer um acúmulo de informações, mas em desenvolver habilidades críticas e formar cidadãos globais. Lá, um professor se conecta a uma sala de aula virtual com, no máximo, dezenove alunos, numa espécie de teleconferência. Durante os quatro anos de curso, os estudantes moram em sete países diferentes, e parte do que é aprendido é aplicado para desafios das cidades. Já a 42 Silicon Valley quer disruptar a educação que forma bons engenheiros. Há um processo online no qual pessoas interessadas em estudar nessa escola mostram as suas habilidades de programação, e o aprovado tem a chance de permanecer ali um período inicial durante o qual participa de diversos desafios de programação, e quem os completa é aceito para fazer o curso todo, sem qualquer custo. Cada aluno evolui no seu tempo e, ao terminar certos módulos, estagiam em empresas altamente desejadas no Vale do Silício. Detalhe importante: não há professores. Os próprios alunos têm como tarefa criar programas para testar os programas dos outros alunos.

Além desses exemplos, há várias empresas participando da criação ou vivendo um futuro que já existe. Saiba mais em www.ofuturoquejaexiste.com.br.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS:
Está aí um assunto que, a meu ver, sempre foi importante para todas as pessoas, e muita gente passa a vida sem nunca perceber que toma decisões dominada pelo ego. O livro aborda esse tema com exemplos reais de pessoas que conseguiram alcançar resultados mais humanos e duradouros ao entender a influência do ego em nossa vida.


Título: O Ego é Seu Inimigo
Autor: Ryan Holiday
Editora: Intrinseca
Preço: R$ 24,90

*Preços pesquisados em julho de 2018


Outras Matérias
Outros Articulistas
Novembro 2018
A Revolução da ternura! Papa Francisco