Articulista
Bel Pesce
O Futuro que já existe
Bel Pesce

Empreendedora e Fundadora da FazInova

28/05/2018
Uma maneira de resolver desafios
foto: Divulgação

Já parou pra pensar na melhor maneira de resolver seus desafios? Muitas vezes buscamos as soluções em nossas referências passadas ou em padrões que já existem no nosso próprio mercado. Com o mundo em constante mudança, é necessário se atualizar e se adaptar para sobreviver às inovações e desafios nunca enfrentados antes.

Quero compartilhar com você a história de uma empresa que tem conseguido superar seus desafios de maneira inovadora por meio de um dos programas da FazINOVA, o Dream Weekend. Essa empresa é a Facchini, do ramo de implementos para caminhões. Se você já dirigiu pelas estradas do Brasil, deve ter notado algum caminhão com o logo da Facchini.

Em um momento repleto de desafios, Marcelo Facchini, um dos sócios, decidiu participar do Dream Weekend. Esse programa tem o objetivo de ajudar as pessoas a identificar e solucionar seus desafios. Primeiramente, os participantes passam por um curso online no qual existem personagens fictícios muito semelhantes aos reais participantes do programa e, ao identificar os erros e possíveis soluções para os desafios dos personagens, os participantes conseguem extrair insights para ultrapassar os seus próprios desafios.

Com essa clareza do desafio a ser superado no momento, é a hora de reunir ideias e possíveis soluções de diversas áreas, e é isso que fazemos durante um dia presencial em São Paulo. Assim, reunimos de dez a vinte participantes, de áreas diferentes, como advogados, empreendedores, entre outros. Cada pessoa tem um momento para compartilhar o desafio que quer resolver, e, todos juntos, fornecem ideias e possíveis soluções. O diferencial está em perceber que há diversas formas de lidar com problemas, desafios e soluções. Ao final desse dia, todos os participantes recebem um plano de ação, com os passos que precisam dar para solucionar seus desafios.

Foi isso que aconteceu com a Facchini. Marcelo trouxe o desafio de aumentar as vendas na área de peças e serviços, usando também o e-commerce da empresa. Após reunir ideias de pessoas de diversas áreas, criamos um plano de ação com tarefas específicas em relação a como mudar o treinamento da equipe, e criar um novo sistema de recompensas e meritocracia para os vendedores.

Quando o plano de ação foi executado, os resultados que surgiram foram incríveis: as vendas cresceram 18% em apenas um mês, e em um ano houve 40% de crescimento. A área de peças e serviços foi de 5% para 8% do faturamento total da empresa. Após esses resultados, realizamos um Dream Weekend interno, com 11 equipes de áreas diferentes da Facchini. Foi impressionante como a comunicação e a troca de ideias entre os setores trouxeram soluções para cada desafio, com o gestor já presente autorizando a execução dos planos de ação.

Saiba mais sobre como funciona e como participar do programa Dream Weekend e resolva seus desafios, acesse www.fazinvova.com.br/dw.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Setembro 2018
Receitas de Vizinhos