Articulista
Bel Pesce
Caderninho da Bel
Bel Pesce

Empreendedora e Fundadora da FazInova

27/06/2017
Suas ações mudam as probabilidades de os projetos darem certo
Não se apegue tanto às probabilidades e sim às ações para levá-lo ao sucesso
foto: Divulgação

Talvez vocês não saibam, mas desde pequena sempre fui apaixonada por matemática - matéria que abriu muitas portas na minha vida. Até na faculdade que cursei, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), fiz um minor - um diploma compacto em matemática; e, em todas as vezes em que a estatística era abordada, se estabelecia uma conversa interessante.

Às vezes estamos enfrentando um desafio, querendo fazer parte de um projeto e deparamos com estatísticas sobre as chances de conseguir ingressar. Vamos supor que queira ser aceito em um programa com cerca de mil candidatos, mas apenas cinco por cento, ou seja, cinquenta pessoas, são aceitos. A maioria olha para esses números e pensa: puxa, tenho só cinco por cento de chance de ser aceito, é um programa competitivo, é difícil. Muitas vezes até desistem antes de tentar. Se você tinha cinco por cento de chance de conseguir, mas desistiu, acabou de levar sua porcentagem para zero. Portanto, se antes tinha alguma chance, sua ação fez com que não haja mais nenhuma.

Muitos consideram algo absoluto e pensam que cinco por cento de chance é o mesmo que uma em 20 chances, para qualquer um que tente. Mas, o que interessa de verdade, é o que você fizer para permanecer nessa estatística, e não nos 95 por cento que ficarão de fora. São as suas ações que mudarão as suas chances de estar ou não estar entre os escolhidos.

Toda vez que ouço alguém dizer: “ah, mas é muito difícil”, ou “é só para um por cento”, fico me perguntando “você vai desistir porque as chances são pequenas?” Pequenas ou não, existem seres humanos que estarão naquela porcentagem de selecionados, e as suas atitudes têm de ir ao encontro de atingir essa meta. Não é a porcentagem que mais conta, mas sim as suas atitudes. Na prática, independentemente de qual é a probabilidade de algo dar certo ou não, as suas ações é que vão aumentar as suas chances.

Para qualquer atitude que você queira tomar, seja participar de uma maratona, ou fazer parte de algum programa educacional, é preciso alinhar as suas ações de forma que as probabilidades a seu favor aumentem justamente por estar fazendo a coisa certa. Aqui não existe milagre. Pode haver algum programa que aceite 98 por cento dos interessados, porém, se não optar por realizar ações acertadas, estará dentro dos dois por cento que não foram aceitos. Não se apegue tanto às probabilidades, e sim ao que está fazendo todo dia para levá-lo até o sucesso.

Aos 17 anos descobri que o MIT aceitava gente do mundo todo. Fui atrás das informações para me candidatar, mas tinha perdido o prazo do processo seletivo. Naquele momento eu poderia ter desistido. Aliás, desistir e deixar para o ano seguinte parecia o mais lógico. Só que eu precisava ter a certeza de que não havia mais possibilidade. Eu precisava tentar. Tentei e consegui. Na realidade, eu não aceitei as dificuldades e fui atrás de todas as chances, mesmo sabendo que eram mínimas. Se é difícil e mesmo assim você faz, você aumenta as chances de dar certo.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Março 2018
Dr. Barakat: Desperte um novo estilo de Vida