Articulista
Augusto Cury
Inteligência Emocional
Augusto Cury
Psquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor
28/09/2018
O admirável mundo da mente humana
Podemos ser autores ou vítimas de nossa história. Qual a sua escolha?

A alma humana é um pequeno e infinito mundo. Pequeno, porque cabe dentro de cada ser humano, mesmo de uma criança abandonada na rua. Infinito, porque é insondável em sua plenitude. Diariamente pensamos, refletimos, raciocinamos, sentimos solidão, medo, ansiedade, alegria, tranquilidade. Não temos consciência de como isso é complexo. Explorar e cuidar carinhosamente desse pequeno e infinito mundo que somos é a nossa grande responsabilidade.

Ninguém come alimento estragado, vencido, contaminado ou com a embalagem destruída. Cuidamos da qualidade do que ingerimos e dos produtos e serviços que produzimos. Mas somos péssimos para cuidar de nossa qualidade de vida emocional e intelectual.

Não sabemos proteger nossa emoção e gerenciar nossos pensamentos para sermos alegres, serenos e lúcidos. O resultado é que mui tas pessoas apesar de livres por fora, são escravas por dentro.

O ser humano sempre valorizou ardentemente a liberdade, mas é mais fácil governar um país e administrar grandes empresas do que dirigir o palco da nossa mente. Há uma grande caminhada a ser feita para dentro desse palco.

Aproveitarei essa caminhada para explicar alguns fenômenos de um dos livros mais famosos já escritos: Quem Mexeu no Meu Queijo?.

Sob esse título estranho e engraçado, a obra contém uma história simples sobre como superar dificuldades, como se adaptar às mudanças que ocorrem em nossas vidas e enfrentar os problemas. Por isso, ele se tornou um dos maiores best-sellers mundiais. Apesar do sucesso estrondoso, ele deixou várias lacunas sem explicação sobre o mundo das emoções e dos pensamentos. Por exemplo, a grande questão não é simplesmente enfrentar os problemas profissionais e os transtornos emocionais, mas como desenvolver habilidades para enfrentá-los e solucioná-los. Podemos ser autores ou vítimas de nossa história. Qual a sua escolha?

Para dar um exemplo: Quem Mexeu no Meu Queijo? fala do medo que impede as pessoas de tomar atitudes, mas não explica como ele é produzido.

Sou pesquisador nessa área há mais de vinte anos e desenvolvi uma das teorias da atualidade sobre a construção da inteligência, e como é gerado o medo na mente humana e ainda como ele controla a inteligência. Por que as pessoas que desenvolveram apenas a inteligência lógica não conseguem superar seus medos, perdas e bloqueios, nem trabalhar em equipe?

Como se formam os conflitos humanos, como reeditar o filme do passado, como gerenciar os pensamentos e educar nossa emoção para sermos felizes, seguros e tranquilos? Todos os dias você planta flores ou deposita lixo nos solos da sua memória?

A emoção não aceita atos heroicos. Não adianta repetir: “De hoje em diante, serei calmo e tranquilo”, “De agora em diante, serei feliz e motivado”. Grande engano! Só treinando e educando a emoção poderemos revolucionar nossa qualidade de vida.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS
As pessoas não se dão conta das pequenas mudanças que destroem seus relacionamentos, metas, carreira, saúde física e emocional. Muitos jovens só enxergam que estão com problemas quando se tornam adultos frustrados. Nesse livro, você vai descobrir as ferramentas necessárias para gerenciar seus pensamentos, trabalhar suas perdas, tornar-se líder de si mesmo e ser feliz.

Título: Revolucione Sua Qualidade de Vida
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Preço: R$ 18,90

*Preços pesquisados em agosto de 2018

Outras Matérias
Outros Articulistas
Setembro 2018
Receitas de Vizinhos