Articulista
Augusto Cury
Inteligência Emocional
Augusto Cury
Psquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor
28/06/2018
Decifre o código da Inteligência
Doenças são sintomas da falha na psique
foto: Divulgação

Se alguém quer ter saúde psíquica e expandir os horizontes da inteligência, não há atalhos, tampouco mágica, deve decifrar o código da inteligência e conhecer o funcionamento básico da mente humana.

O pensamento humano é um terreno inóspito, sinuoso e cheio de segredos; um espaço tão infinito e ao mesmo tempo tão pequeno que cabe dentro de um cérebro, um fenômeno tão concreto e ao mesmo tempo tão impalpável. Um terreno que reis, políticos e intelectuais falharam ao tentar conquistar. Se não tivermos sucesso mínimo nessa empreitada, como vamos atuar eficientemente no processo de construção de pensamentos castradores e aterradores? Como vamos ser gestores da mais importante das empresas, a psique, a única que não pode ir à bancarrota?

Muitos não sabem que sintomas psicossomáticos como dor de cabeça, gastrite, nó na garganta, fadiga excessiva são sinais de insolvência da sua empresa psíquica. São indicações graves de que estão endividados, quase falidos, mas quem se preocupa seriamente com a contabilidade da quantidade de vida? Somos lentos para agir, frágeis para mudar a qualidade de vida.

Houve um empresário, por exemplo, que se tornou riquíssimo. Começou com uma loja depois passou para duas, três, após dez anos era dono de uma invejável cadeia de lojas de roupa. Sabia vestir milhares de pessoas, mas nunca aprendeu a vestir a sua psique para protegê-la e encantá-la; tinha milhões no banco, mas sua mente estava endividada por ideias pessimistas e emoção irritadiça, e seu corpo estava em um real estado de falência e só descobriu isso depois de um grave infarto que quase o levou a ser vestido por um caixão de madeira.

Não se engane, a tarefa de investir em sua saúde psíquica é exclusivamente sua, e é insubstituível. Nem os excelentes psicoterapeutas e psiquiatras poderão realizá-la para você, no máximo serão facilitadores do processo.

Mas, como explorar o mundo intangível da mente humana? Como penetrar em seus espaços insondáveis? Como prevenir transtornos psíquicos? Como expandir os horizontes do intelecto e as fronteiras da emoção? Por intermédio do desenvolvimento das funções mais importantes da inteligência. Os códigos de uma emoção e um intelecto brilhante, extraordinário, intuitivo e criativo não estão na carga genética, embora sejam alguns dos fenômenos a ser considerados. Nem na genialidade ou poderes particulares de uma casta de privilegiados, mas no treinamento intelectual.

Assim como um biólogo precisa de ferramenta apropriada para invadir o mundo intracelular, um astrônomo necessita de equipamentos para estudar fenômenos que estão anos luz de distância da Terra, um ser humano, que almeja percorrer as avenidas do mundo que o constitui como ser pensante, precisa também de ferramentas apropriadas.

Há um mundo a ser descoberto em cada ser humano, há um tesouro escondido que só quem acessa o código da inteligência consegue decifrar.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Dezembro 2018
Transforme 2019 no melhor ano de sua história