Articulista
Augusto Cury
Inteligência Emocional
Augusto Cury
Psquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor
27/04/2018
Inteligência multifocal e qualidade de vida

Apesar dos avanços da medicina, da psicologia e da psiquiatria, o normal tem sido ser ansioso e estressado e o anormal, ser tranquilo e relaxado. As ciências da psique têm enfocado o tratamento e não a prevenção. Nada é tão injusto como produzir um ser humano doente para depois tratá-lo.

Muitos só se importam com sua própria vida; apesar de ter vários defeitos, eu tenho aprendido a me apaixonar pela espécie humana e a amar as pessoas. Por isso, me importo com a qualidade de vida delas, mesmo daquelas que não conheço.

As crises da sociedade moderna me tiraram o sono muitas vezes. Mas, por acreditar na vida, tive o desejo de produzir um programa que contribuísse para resolvê-las, pelo menos em parte; que, se aplicado, expandisse o prazer de viver, superasse a solidão, promovesse o diálogo interpessoal, estimulasse a formação de pensadores, enriquecesse a arte de pensar, debelasse o câncer da discriminação e prevenisse a depressão, a síndrome do pânico, os transtornos ansiosos, o estresse, a violência social. Enfim, um programa que promovesse os amplos aspectos da qualidade psíquica e social.

Por isso, durante longos anos, produzi o PAIQ: Programa da Academia de Inteligência de Qualidade de Vida, que é o instituto que dirijo. Meu desejo é democratizar a ciência e torná-la acessível ao maior número possível de pessoas, para que possam ter ferramentas para serem líderes de si mesmas e se tornarem grandes investidoras em qualidade de vida. O que me motiva não é o dinheiro ou a fama, pois tenho mais do que mereço, mas a paixão pela vida.

O programa nasceu por meio das minhas pesquisas no campo da inteligência multifocal. Como o próprio nome indica, estuda os múltiplos focos do funcionamento da mente e do desenvolvimento da personalidade. A Inteligência Multifocal estuda como se constroem os próprios pensamentos. Por isso, é uma teoria universal.

São investigados quatro grandes processos da psique ou mente humana:
1.) construção de pensamentos;
2.) transformação da energia psíquica;
3.) formação da consciência e dos alicerces do "eu";
4.) os papéis da memória e a formação da história existencial.

O objetivo é plantar no coração psíquico das pessoas as doze leis da qualidade de vida, entre elas, a semente de "ser autor da própria história", de "contemplar o belo para expandir o prazer de viver", de "gerenciar os pensamentos", da "arte do diálogo", e da "proteção da memória".

Humildemente, digo que ela é a primeira teoria que aborda o fato de que, além da nossa vontade consciente, existem três outros fenômenos na nossa mente que constroem complexas cadeias de pensamentos e, por meio dela, incentivo todos a trabalhar esses aspectos. Investigar os segredos da nossa inteligência me ajudou a perceber a minha pequenez diante dos mistérios que se escondem dentro de cada ser.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Dezembro 2018
Transforme 2019 no melhor ano de sua história