Articulista
Augusto Cury
Inteligência Emocional
Augusto Cury
Psquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor
27/07/2017
Programa online é a solução para o enfrentamento do sobrepeso
Proposta inclui reavaliar hábitos, rotina de exercícios e alimentação consciente
foto: Divulgação

O excesso de comida aliado a uma sociedade que insiste em carregar o título de mais ansiosa de todos os tempos, em que as pessoas vivem no passado ou no futuro, nunca no presente, as tornam reféns das suas emoções e alimentando-as, como se aquela reação imediata e doentia fosse a solução de todos os problemas. Estudos recentes do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde - IHME, da Universidade de Washington, EUA, mostrou que dois bilhões e 200 mil pessoas, 30 porcento da população mundial, têm sobrepeso ou obesidade.

O ato de comer não é mais para saciar a fome, nutrir nosso corpo e deixá-lo saudável e, sim, uma válvula de escape, que vicia como a mais perigosa droga e vem ceifando vidas.

Diversos estudos atestam que quem sofre de depressão eleva o IMC - Índice de Massa Corporal, ou seja, a obesidade tem ligação direta com a ansiedade. Ao longo da minha experiência, em mais de 20 mil atendimentos como psiquiatra, além de estudos do elo entre obesidade e ansiedade, percebi a ligação direta entre essas duas enfermidades e decidi que chegou a hora de contribuir enfrentando este problema sem rodeios. Neste sentido, construí, em conjunto com Othon Gama, que é uma referência em mudança de hábitos com avançado grau de estudo da área, além da sua experiência empírica de ter eliminado 54 quilos sem cirurgias ou remédios, o primeiro programa mundial de emagrecimento por meio da Gestão da Emoção. Percebendo que o tratamento da obesidade é multifatorial, visto que as pessoas precisam primeiro alterar sua autoimagem, ter o controle da sua mente, com um “Eu” determinado e resiliente, para, então, poder viver a experiência de mudar de vida, propomos reavaliar os hábitos, ter uma rotina com exercícios e uma alimentação consciente e saudável, que conduzirá cada um ao seu objetivo, seja ele de eliminar sete, dez ou até mesmo 55 quilos, como o Othon conseguiu, quando descobriu que a primeira mudança precisa ser nas nossas emoções e na nossa mente.

O Emagreça Sem Estresse foi batizado assim por ter como objetivo eliminar desse processo o estresse doentio, que aprisiona, limita e faz com que várias pessoas desistam de conquistar seus objetivos, diferentemente do estresse saudável, que nos motiva a melhorar. O programa de emagrecimento inteligente é completo e on-line, possui ferramentas e técnicas de Gestão da Emoção, ensinadas por mim, em um formato pensado exclusivamente para as pessoas que querem superar a obesidade.

Contará com um módulo sobre Mudanças de Hábitos, essencial para que você permaneça neles e adquira disciplina, organização e resiliência, ministrado por Othon. Também como pilares essenciais estão a reeducação alimentar e atividade física, por Patrícia Davidson, nutricionista, e Rafael Rodrigues, educador físico especialista em emagrecimento. Esse programa é uma solução real e um compromisso pessoal meu com o enfrentamento da obesidade.

Outras Matérias
Outros Articulistas
Setembro 2018
Receitas de Vizinhos