Articulista
Augusto Cury
Inteligência Emocional
Augusto Cury
Psquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor
26/07/2019
Faça da sua queda seu maior trampolim

Todas as pessoas passam ou passaram por problemas, e todo e qualquer problema sempre tem como resultado a instabilidade emocional. Afinal, qualquer atitude que tomamos no nosso dia a dia é movida por alguma emoção, e são essas emoções que nos fazem decidir por quais caminhos iremos seguir.

A grande questão é: que atitudes você tem tomado nos momentos de tensão?

Podemos simplesmente nos deixar levar por aquele momento, aceitar a queda e nos alimentar daquilo. Ou seja, abraçar os mais profundos sentimentos de tristeza, de decepção, de frustração e nos paralisar. É muito mais fácil tomar essa atitude, afinal, a nossa mente tem poder de autossabotagem, e, se nos deixarmos levar, ela acaba nos destruindo.

É fato que focamos demais nas coisas externas, ou seja, conhecemos muito bem o mundo em que vivemos e nos esquecemos completamente do mundo que somos. E isso é uma verdadeira armadilha para as nossas vidas.

Há muita distração, há muito entretenimento e isso gera fuga. Não sabemos lidar com as nossas emoções mais profundas. Então, como nos proteger disso? Como lidar com situações traumáticas, decepções, frustrações, inseguranças e medos?

Saiba que podemos usar todos esses sentimentos como armas poderosíssimas para darmos grandes saltos em nossas vidas. Podemos treinar nossa mente para avaliar cada situação de maneira lúcida e usar nossas dores como nossas maiores mestras! Ou seja, fazer de nossa pior queda o maior dos trampolins para um grande salto.

E como isso pode ser feito?

Por meio de atitudes que podem mudar completamente o nosso dia. Uma simples decisão pode fazer toda a diferença em nossa vida.

Em primeiro lugar, escolha você por você mesmo. Comece a se conhecer melhor, saiba que você tem uma versão de si mesmo com a qual você nunca teve contato. Pare de procurar “lá fora” as suas respostas; elas estão bem mais perto do que você imagina… Estão dentro de você. Dê prioridade àquilo que realmente importa na vida: você, sua família e sua saúde mental.

Não alimente aquilo que vem de fora para dentro. Certifique-se apenas de que aquilo que vem de dentro para fora, vem para edificar, e não destruir.

Uma resposta inteligente em um momento de tensão pode transformar a sua vida e a vida do seu próximo. Pare de reclamar, passe a elogiar. Exalte as qualidades antes de apontar os erros.

Faça o silêncio proativo. Não responda nada enquanto sua mente está em uma tempestade, pois o resultado pode ser negativo. Busque a lucidez e dê respostas inteligentes e edificadoras.

Decida mudar sua maneira de reagir aos problemas hoje mesmo, e comece a transformar sua vida.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS
Nesta obra , apresento uma análise profunda do funcionamento de cada um dos códigos da inteligência socioemocional, que são um conjunto de atitudes capazes de estimular os jovens e adultos a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver a saúde psíquica e buscar excelência profissional. Mostro como podemos assumir o controle de nossa vida, superando medos, inseguranças e limitações.

Título: O Código da Inteligência
Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Preço: R$ 23,90

*Preços pesquisados em junho de 2019

Outras Matérias
Outros Articulistas
Agosto 2019
À frente de seu tempo - Entrevista exclusiva, José Salibi Neto