Articulista
Augusto Cury
Inteligência Emocional
Augusto Cury
Psquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor
29/05/2019
Você é insubstituível - o momento de recomeçar

A memória humana não é lida completamente, e sim por áreas, por janelas. Dependendo da janela aberta, se for a traumática, ela se transforma num cárcere mental. A pessoa se vê feia, rejeitada, não amada, não querida, e começa a desenvolver pensamentos perturbadores. Aquela janela financia não apenas pensamentos perturbadores, mas também uma emoção tensa, angustiante e asfixiante.

Portanto, quando você estiver preso em uma janela traumática, não pense que sua cidade da memória se representa por meio daqueles sentimentos.

Muitas vezes, metaforicamente falando, você tem praças maravilhosas, ou ruas, avenidas, jardins. Mas, quando entra em uma janela traumática, ou killer, o volume de tensão fecha o circuito e você deixa de acessar milhares de arquivos em sua mente e pensa que é o fim da linha. Começa a achar que não vale a pena viver e as ideias suicidas invadem seus pensamentos. Mas, tenha certeza, a sua mente está mentindo!

Quando você sai das janelas killer e entra nas janelas light ou saudáveis, que financiam a alegria, o prazer, o contentamento, esse humor nutre o seu eu como o protagonista da sua história.

O grande segredo não é ser bem-humorado ou otimista, e sim aprender a deslocar o processo de leitura das fronteiras das janelas traumáticas para as janelas saudáveis. É necessário que o seu eu aprenda a ser o gestor da sua mente.

Quer ser uma pessoa relaxada, tranquila e serena todos os dias? Aplique a técnica do duvidar, criticar, e decidir reciclar. Nunca deixe que um pensamento perturbador, uma ideia angustiante, uma emoção triste se torne uma janela traumática sem antes duvidar, criticar e decidir reciclar essa ideia. Se não fizer dessa maneira, esse pensamento será registrado e formará prisões mentais. No cérebro humano existem mais cárceres que na cidade mais violenta do mundo.

Toda mente é um cofre, porém, não existem mentes impenetráveis, existem as chaves erradas. Por isso, agora que você aprendeu técnicas de gestão da emoção, tem as chaves certas para abrir esse cofre. Não hesite em utilizá-las. A cada momento que tiver
ideias perturbadoras duvide de tudo o que o controla.

Na webserie Você é Insubstituível, disponível gratuitamente na internet, mostrei que temos ferramentas internas poderosíssimas capazes de nos levar a ser um vendedor de sonhos numa sociedade que deixou de sonhar.

Você precisa sonhar nessa sociedade cada vez mais massificadora, intoxicada digitalmente, que torna nossa mente agitada e causa a síndrome do pensamento acelerado. Agora você não é mais um número na multidão. É um ser humano único, que tropeça e tem defeitos. Por favor, tenha um caso de amor com a sua história, com a sua vida. Você é insubstituível.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS:
Abordando os mais diferentes tipos de mulheres e trazendo o lado positivo e negativo de cada comportamento, o livro trata do universo feminino e de suas peculiaridades, do ciúme, do medo da perda, do excesso de trabalho e dos padrões tirânicos de beleza. É um livro que fala às mulheres, sim, mas também aos homens que desejam compreender - e valorizar - suas namoradas, esposas, amigas, filhas e mães.

Título: Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis
Autor: Augusto Cury
Editora: No Bolso
Preço: R$ 15,90

*Preços pesquisados em abril de 2019

Outras Matérias
Outros Articulistas
Maio 2019
Especial Mercado Imobiliário: Um Bairro para chamar de nosso