Articulista
Augusto Cury
Inteligência Emocional
Augusto Cury
Psquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor
26/04/2019
Você é insubstituível: bullying e preconceito

O bullying pode ser físico ou emocional, quando alguém chama o outro, que está acima do peso, de "elefantinho" e causa um desastre nos solos da emoção.

Quando alguém exclui um garoto ou uma garota do grupo, quando ri da nota baixa do outro e começa a chamá-lo de burro, enfim todos os estímulos estressantes que venham das pessoas com quem nos relacionamos são registrados de maneira privilegiada pelo biógrafo do cérebro. Portanto, o biógrafo usa a afinidade para registrar os estímulos em que há dor, angústia, desespero e ansiedade.

Outros fenômenos importantíssimos são a autocobrança e a autopunição. Pode acontecer de termos um gerente doentio dentro da nossa mente. Todos os dias ele nos pune quando erramos e as nossas palavras não saem adequadamente, e quando nossos argumentos não convencem. Cuidado! A autopunição e a autocobrança nos tornam carrascos de nós mesmos. Fazem viver a síndrome do predador - presa, a nossa saúde se torna a nossa presa. Nós nos cobramos, nos punimos e nos tornamos a nossa própria fera.

Toda pessoa que pensa em morrer tem fome e sede de viver. Quando atenta contra a própria vida e não consegue, nos segundos após a tentativa ela se arrepende dramaticamente, sai das fronteiras das janelas traumáticas e abre outras janelas, as janelas light, e pensa: "o que eu fiz com a minha vida". Por isso, quando você pensar em asfixiar a sua vida e o seu eu, na verdade deve asfixiar a sua dor, os seus pensamentos perturbadores; quando pensar em ferir o seu corpo o seu eu tem de usar o seu poder, não para matar as suas células, mas para impugnar, confrontar e discordar de cada pensamento perturbador, cada ideia suicida.

Por favor, relaxe mais, brinque mais, faça da sua história não um espetáculo de estresse, mas de prazer, pois vale a pena viver mesmo quando o mundo está desabando sobre nós.

Não se coloque como vítima das situações. Se alguém não lhe dá flores, passe na floricultura e compre o melhor buquê e escreva a mais notável mensagem para uma pessoa incrível, fascinante, corajosa, que não se curva diante da dor, que não é escrava diante do que os outros pensam ou falam: você!

Todos os dias, quando as pessoas o excluem, falam mal de você, o criticam, olhe para dentro de si e grite no silêncio da sua mente: a minha paz vale ouro, todo o resto é irrelevante.

Acesse www.voceeinsubstituivel.com.br e conheça o meu programa gratuito e completo em que eu ensino ferramentas para a prevenção de transtornos emocionais e pensamentos suicidas. São métodos de gestão da emoção para construir “novos futuros” e conquistar uma vida livre, e com certeza mais feliz.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS
Augusto Cury revela os segredos para gerenciar o estresse e desenvolver o autocontrole, fundamental para uma vida emocional saudável e plena. Além disso, apresenta a diferença entre ansiedade e estresse e ressalta que ambos são essenciais para a sobrevivência humana, mas precisam ser dosados. Mostra ainda técnicas para vencer o medo de fracassar e alcançar o êxito.

Título: Ansiedade 2 - Autocontrole
Autor: Augusto Cury
Editora: Benvirá
Preço: R$ 11,90

* Preços pesquisados em março de 2019

Outras Matérias
Outros Articulistas
Junho 2019
Especial Viva S/A 18 anos A Viva S/A chegou à maioridade completando 18 anos.