Articulista
Augusto Cury
Inteligência Emocional
Augusto Cury
Psquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor
28/02/2019
Você é insubstituível - Um novo capítulo na sua história

Venho de uma família de seis filhos e na, infância, morávamos em um quarto. A pobreza nunca foi um problema. Porém, na escola, começaram meus primeiros enfrentamentos. No ensino médio eu tinha a segunda pior nota da classe, vivia desconcentrado. Quando disse que queria ser médico, todos debocharam, mas então eu passei a estudar doze horas por dia e entrei na faculdade de medicina.

Quando estava no segundo ano, fiquei em depressão e ali comecei a fazer as perguntas: quem sou? O que sou? Por que não consigo controlar meus pensamentos? E eu ia em busca das respostas. A minha dor se tornou a minha mestre.

Alguns editores me consideram o médico psiquiatra mais lido na atualidade em todo o mundo, mas o que muitos não sabem é que sou um dos seres humanos que mais choraram. E o que eu digo sempre - não tenha medo quando estiver no deserto, quando as pessoas o vaiarem, excluírem, criticarem.

A vida é um contrato de risco; ganhar e perder, ser aplaudido e vaiado, ser encorajado e excluído fazem parte da nossa história. Por favor, não biografe sua história de maneira inadequada quando você experimentar as emoções mais angustiantes, porque elas irão se tornar o seu alicerce.

Se você sente dores de cabeça, dores musculares, nó na garganta, é porque o seu corpo está suplicando, por meio desses sintomas psicossomáticos, que você mude seu estilo de vida, que brinque mais, mesmo com seus erros, com algumas atitudes estúpidas que todos nós temos, para que você relaxe.

Atualmente, há pessoas que vivem em seus celulares horas a fio, publicam algo e sofrem um ataque de ansiedade, se não recebem "curtidas". Têm uma necessidade neurótica de corresponder às expectativas dos outros, perdendo a sua identidade básica, a sua liberdade e autonomia.

Se sente esses sintomas, é porque você se abandonou e precisa encontrar esse personagem que está em um lugar indigno da sua própria agenda. Aprenda a dividir seus problemas e conflitos para que o seu eu se torne o autor da sua própria história, mesmo que os outros não correspondam à sua expectativa. Quando você se ouve, passa a elaborar melhor a sua experiência, o monstro que está dentro de você deixa de o assombrar e começa a ser domesticado.

Divida com as pessoas e com você mesmo. Converse com seus fantasmas mentais. Pergunte-se: por que minha vida perdeu o sentido? Por que os meus pensamentos perturbadores estão tirando a minha motivação para viver?

Conheça mais sobre esse tema acessando o projeto Você é Insubstituível, www.voceeinsubstituivel.com.br, e transforme os dias mais tristes da sua vida nos capítulos mais importantes da sua história.

foto: Divulgação

DICA DO MÊS

Um professor especialista em Nazismo e II Guerra Mundial começa a ter insônias e pesadelos, como se estivesse vivendo as atrocidades ocorridas durante aquele período. Com a intenção de provocar sensibilidade em seus alunos, diz que eles são parceiros de Hitler. Benquisto por alguns, mas criticado por outros, sua fama coloca os holofotes sobre ele, ainda mais quando um complô nazista parece persegui-lo.

Título: O Colecionador de Lágrimas
Autor: Augusto Cury
Editora: Planeta do Brasil
Preço: R$ 47,90

*Preços pesquisados em janeiro de 2019

Outras Matérias
Outros Articulistas
Abril 2019
Mônica Salgado - Uma família de verdade